13/10/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Construir coletivamente um conceito para capacidade física; identificar as capacidades físicas mais evidentes em alguns jogos e brincadeiras; reconhecer os jogos e brincadeiras populares como uma forma de propiciar uma maior vivência corporal das crianças e consequentemente uma ampliação das possibilidades de trabalhar as capacidades físicas.
Conceito de jogos e brincadeiras populares.
Espaço: quadra ou pátio grande e sala de vídeo
Materiais: aparelho de TV e DVD e algumas fotos.
Reunir a turma e apresentar o vídeo a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=MK0q_6WjN-Q (acesso em 03/06/2010).
Após a apreciação do vídeo, realizar uma discussão com o tema “capacidades físicas”. Utilizar as seguintes questões como base: Vocês já ouviram falar, anteriormente, em capacidade física? De acordo com o que o vídeo nos mostrou o que seria capacidade física? Quais seriam suas modalidades?
Mostrar para os alunos as fotos abaixo:
Imagens nos endereços:
imagem 1: http://www.viciocriativo.com/2005/11/forca.html
imagem 2 e 4: http://presentedealegria.wordpress.com/2009/10/15/qintalhaca-entrevistalhaca/
imagem 3: barrolandiaonline.blogspot.com/
imagem 5: criancas.hsw.uol.com.br/pique-bandeira.htm
(Acessos em 03/06/2010).
Em seguida, iniciar um debate tomando as seguintes questões como base: O que as crianças estão fazendo? Há alguma relação dessas brincadeiras com as capacidades físicas? Então, de que forma as capacidades físicas podem estar mais presentes na vida das crianças? Dentro dessa discussão, relacionar, juntamente com a turma, as brincadeiras das fotos com as principais capacidades físicas realizadas (respectivamente: força, resistência, equilíbrio, agilidade, velocidade).
Utilizar as figuras da atividade anterior em conjunto com estas fotos:
Imagens nos endereços (respectivamente):
(Acessos em 03/06/2010).
Levantar as seguintes questões: quais atividades realizadas nas fotos anteriores propiciam maior vivência corporal? Em quais delas as crianças estão trabalhando mais suas capacidades físicas? Realizar com a turma os jogos e brincadeiras populares demonstrados no primeiro bloco de imagens: corda, queimada, cabo de guerra, amarelinha e pique bandeira (regras dessas atividades nos sites nos recursos complementares).
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
(Acessos em 03/06/2010).
Dividir a turma em quatro grupos. Sortear para cada um deles uma das seguintes capacidades físicas: força, velocidade, equilíbrio e agilidade. Pedir que cada grupo de alunos relacione, de acordo com a capacidade física selecionada para ele, dois jogos e brincadeiras populares diferentes dos que foram vivenciados em aula, para que sejam realizados por toda a turma.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/08/2014
Cinco estrelasgostei bastante da aula. parabéns