Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos, brincadeiras e capacidades físicas

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir coletivamente um conceito para capacidade física; identificar as capacidades físicas mais evidentes em alguns jogos e brincadeiras; reconhecer os jogos e brincadeiras populares como uma forma de propiciar uma maior vivência corporal das crianças e consequentemente uma ampliação das possibilidades de trabalhar as capacidades físicas.

Duração das atividades
60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de jogos e brincadeiras populares.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: quadra ou pátio grande e sala de vídeo

Materiais: aparelho de TV e DVD e algumas fotos.

Atividade 1

Reunir a turma e apresentar o vídeo a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=MK0q_6WjN-Q (acesso em 03/06/2010). 

Após a apreciação do vídeo, realizar uma discussão com o tema “capacidades físicas”. Utilizar as seguintes questões como base: Vocês já ouviram falar, anteriormente, em capacidade física? De acordo com o que o vídeo nos mostrou o que seria capacidade física? Quais seriam suas modalidades?

Atividade 2

Mostrar para os alunos as fotos abaixo:

Imagens nos endereços:

imagem 1: http://www.viciocriativo.com/2005/11/forca.html  

imagem 2 e 4: http://presentedealegria.wordpress.com/2009/10/15/qintalhaca-entrevistalhaca/ 

imagem 3: barrolandiaonline.blogspot.com/  

imagem 5: criancas.hsw.uol.com.br/pique-bandeira.htm  

(Acessos em 03/06/2010).

Em seguida, iniciar um debate tomando as seguintes questões como base: O que as crianças estão fazendo? Há alguma relação dessas brincadeiras com as capacidades físicas? Então, de que forma as capacidades físicas podem estar mais presentes na vida das crianças? Dentro dessa discussão, relacionar, juntamente com a turma, as brincadeiras das fotos com as principais capacidades físicas realizadas (respectivamente: força, resistência, equilíbrio, agilidade, velocidade).

Atividade 3

Utilizar as figuras da atividade anterior em conjunto com estas fotos:

Imagens nos endereços (respectivamente):

inglesdossonhos.com/ 

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1118&bih=657&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=crian%C3%A7as+no+computador&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

(Acessos em 03/06/2010).

Levantar as seguintes questões: quais atividades realizadas nas fotos anteriores propiciam maior vivência corporal? Em quais delas as crianças estão trabalhando mais suas capacidades físicas? Realizar com a turma os jogos e brincadeiras populares demonstrados no primeiro bloco de imagens: corda, queimada, cabo de guerra, amarelinha e pique bandeira (regras dessas atividades nos sites nos recursos complementares).

Recursos Complementares
Avaliação

Dividir a turma em quatro grupos. Sortear para cada um deles uma das seguintes capacidades físicas: força, velocidade, equilíbrio e agilidade. Pedir que cada grupo de alunos relacione, de acordo com a capacidade física selecionada para ele, dois jogos e brincadeiras populares diferentes dos que foram vivenciados em aula, para que sejam realizados por toda a turma.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.