Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estratégias de Leitura: Cognatos e Falsos Cognatos

 

27/07/2010

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá que na língua inglesa há palavras que se parecem com as do português, mas não têm o mesmo sentido nas duas línguas (falsos cognatos). Aprenderá, também, que há palavras que se parecem com as do português e têm o mesmo sentido (cognatos).

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present Tense (formas afirmativa, interrogativa e negativa; uso de do e does)
  • Simple Past Tense (formas afirmativa, interrogativa e negativa; uso de did)
  • Present Perfect
Estratégias e recursos da aula

AULA 1

MOTIVAÇÃO

Escreva no quadro a palavra Push.

Pergunte aos alunos o que fariam se vissem esta palavra escrita em uma porta.

Muito provavelmente, alguns deles responderão que puxariam a porta. Comente que, na verdade, a palavra push = empurrar, e não, puxar. Explique aos alunos que este é um caso típico de um falso cognato.

Comente que, em inglês, há uma série de palavras que nos confundem por serem graficamente parecidas com palavras da língua portuguesa. Outros exemplos incluem:

  • pretend = fingir
  • attend = assistir (a uma aula); participar de (uma conferência)
  • pasta = massa
  • sort = tipo
  • lunch = almoço
  • time = tempo, hora

Então, peça que eles lhe deem o significado em inglês das palavras com as quais os falsos cognatos se parecem. Você deve obter:

  • pretender = intend
  • atender (o telefone, a porta) = answer
  • pasta = folder (para papéis), toothpaste (pasta de dente)
  • sorte = luck
  • lanche = snack
  • time = team

 

 No laboratório de informática, peça aos alunos que acessem: http://www.britannia.com.br/elearning/weblessons/weblesson02.asp  (acesso em 08/06/10)

Figura 1: Site britannia.com.br

Neste website, os alunos vão ter uma breve explicação sobre falsos cognatos e, em seguida, vão fazer uma atividade para praticar a identificação de falsos cognatos em um texto.

Ao final da atividade, comente com os alunos sobre as palavras aprendidas durante a atividade. Liste-as no quadro e peça que escrevam frases com cada uma delas. As frases devem ser entregues a você ao fim da aula.

AULA 2

Nesta aula vamos falar de palavras cognatas.

Comente que uma das formas de entender um texto se dá a partir da identificação dos cognatos nele encontrados.

Pergunte aos alunos quem é o técnico da seleção argentina da copa do mundo de 2010. (R. Diego Maradona

Pergunte aos alunos se sabem algo sobre a vida deste ex-jogador e que polêmicas ele já causou.

Em seguida, entregue um texto sobre a polêmica participação de Maradona na Copa do Mundo de futebol 2010.

Texto disponível em:  http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/witn/pdfs/100607_witn_maradona.pdf 

Também disponível (com opção de áudio) em: http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/language/wordsinthenews/2010/06/100607_witn_maradona.shtml 

Figura 2: Site BBC - Texto Diego Maradona

Peça aos alunos que identifiquem no texto os cognatos que comecem e terminem com as seguintes letras (escreva-as no quadro):

  • c__________l
  • f__________e
  • f__________l
  • d_________g
  • e_________e
  • d_________t
  • t_________n
  • c_________s
  • h_________l
  • p_________r
  • c_________e

Respostas:

controversial, figure, football, drug, experience, different, television, hospital, photographer, centre

Obs: o vocábulo centre é usado no inglês britânico. Seu correspondente no inglês americano tem a grafia diferente: center.

Em seguida, peça que identifiquem três falsos cognatos no quarto parágrafo do texto. Caso não os conheçam, escreva-os no quadro e peça que os alunos tentem dizer seus significados.

eventually = enfim, ao final

virtually = praticamente

Por fim, questione os alunos o que entenderam do texto. Para checar a compreensão, pergunte:

  • Quantos times participam da copa do mundo de futebol? (parágrafo 1)
  • Que acontecimentos mancharam (=blighted) sua carreira? (parágrafo 2)
  • Que problemas enfrentou após ter aposentado como jogador? (parágrafo 3)
  • O que aconteceu no acidente de trânsito que sofreu? (parágrafo 5)

 AULA 3

Nesta aula vamos trabalhar com cognatos e falsos cognatos.

Em um primeiro momento, vamos trabalhar envolvendo toda a turma. Em seguida, os alunos participar de um desafio em grupos de 4 componentes

Para ter acesso à atividade, e suas instruções, acesse: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/cognatos.jhtm (acesso em 23/06/10)

Recursos Complementares

Merriam Webster dicionário Inglês - Inglês (com pronúncia): www.m-w.com     

Michaelis dicionário Inglês - Português: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php    

Para listas com falsos cognatos, acesse:

Avaliação

No laboratório de informática, peça aos alunos que acessem: http://pt.bab.la/teste/test.php?testId=1238 (acesso em 08/06/10)

Lá, vão fazer uma atividade onde vão praticar o uso de palavras cognatas e falso cognatas.

Peça que, a cada resposta errada, eles escrevam uma frase usando a palavra que os causou confusão. É recomendável que eles usem um dos dicionários online sugeridos no ítem acima para consulta de exemplos com as palavras que erraram.

Faça o mesmo com os sites:

http://pt.bab.la/teste/test.php 

http://pt.bab.la/teste/test.php?testId=1509 

Obs: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática, imprima e entregue as questões em uma folha separada.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.