27/07/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
O aluno aprenderá que na língua inglesa há palavras que se parecem com as do português, mas não têm o mesmo sentido nas duas línguas (falsos cognatos). Aprenderá, também, que há palavras que se parecem com as do português e têm o mesmo sentido (cognatos).
AULA 1
MOTIVAÇÃO
Escreva no quadro a palavra Push.
Pergunte aos alunos o que fariam se vissem esta palavra escrita em uma porta.
Muito provavelmente, alguns deles responderão que puxariam a porta. Comente que, na verdade, a palavra push = empurrar, e não, puxar. Explique aos alunos que este é um caso típico de um falso cognato.
Comente que, em inglês, há uma série de palavras que nos confundem por serem graficamente parecidas com palavras da língua portuguesa. Outros exemplos incluem:
Então, peça que eles lhe deem o significado em inglês das palavras com as quais os falsos cognatos se parecem. Você deve obter:
No laboratório de informática, peça aos alunos que acessem: http://www.britannia.com.br/elearning/weblessons/weblesson02.asp (acesso em 08/06/10)
Figura 1: Site britannia.com.br
Neste website, os alunos vão ter uma breve explicação sobre falsos cognatos e, em seguida, vão fazer uma atividade para praticar a identificação de falsos cognatos em um texto.
Ao final da atividade, comente com os alunos sobre as palavras aprendidas durante a atividade. Liste-as no quadro e peça que escrevam frases com cada uma delas. As frases devem ser entregues a você ao fim da aula.
AULA 2
Nesta aula vamos falar de palavras cognatas.
Comente que uma das formas de entender um texto se dá a partir da identificação dos cognatos nele encontrados.
Pergunte aos alunos quem é o técnico da seleção argentina da copa do mundo de 2010. (R. Diego Maradona)
Pergunte aos alunos se sabem algo sobre a vida deste ex-jogador e que polêmicas ele já causou.
Em seguida, entregue um texto sobre a polêmica participação de Maradona na Copa do Mundo de futebol 2010.
Texto disponível em: http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/witn/pdfs/100607_witn_maradona.pdf
Também disponível (com opção de áudio) em: http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/language/wordsinthenews/2010/06/100607_witn_maradona.shtml
Figura 2: Site BBC - Texto Diego Maradona
Peça aos alunos que identifiquem no texto os cognatos que comecem e terminem com as seguintes letras (escreva-as no quadro):
Respostas:
controversial, figure, football, drug, experience, different, television, hospital, photographer, centre
Obs: o vocábulo centre é usado no inglês britânico. Seu correspondente no inglês americano tem a grafia diferente: center.
Em seguida, peça que identifiquem três falsos cognatos no quarto parágrafo do texto. Caso não os conheçam, escreva-os no quadro e peça que os alunos tentem dizer seus significados.
eventually = enfim, ao final
virtually = praticamente
Por fim, questione os alunos o que entenderam do texto. Para checar a compreensão, pergunte:
AULA 3
Nesta aula vamos trabalhar com cognatos e falsos cognatos.
Em um primeiro momento, vamos trabalhar envolvendo toda a turma. Em seguida, os alunos participar de um desafio em grupos de 4 componentes
Para ter acesso à atividade, e suas instruções, acesse: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/cognatos.jhtm (acesso em 23/06/10)
Merriam Webster dicionário Inglês - Inglês (com pronúncia): www.m-w.com
Michaelis dicionário Inglês - Português: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php
Para listas com falsos cognatos, acesse:
No laboratório de informática, peça aos alunos que acessem: http://pt.bab.la/teste/test.php?testId=1238 (acesso em 08/06/10)
Lá, vão fazer uma atividade onde vão praticar o uso de palavras cognatas e falso cognatas.
Peça que, a cada resposta errada, eles escrevam uma frase usando a palavra que os causou confusão. É recomendável que eles usem um dos dicionários online sugeridos no ítem acima para consulta de exemplos com as palavras que erraram.
Faça o mesmo com os sites:
http://pt.bab.la/teste/test.php
http://pt.bab.la/teste/test.php?testId=1509
Obs: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática, imprima e entregue as questões em uma folha separada.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/12/2010
Cinco estrelasAdorei !!! Valeu!!! <a href="http://www.nuvenuschovendusfacts.com.br">nuvenus chovendus</a>