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A cultura caipira nos pagodes e modas de viola de Tião Carreiro e Pardinho

 

06/07/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer a dupla de música sertaneja Tião Carreiro e Pardinho, bem como sua importância para a cultura caipira;
  • identificar as temáticas culturais recorrentes aos pagodes de viola;
  • reconhecer a moda de viola como uma expressão poética do caipira/sertanejo;
  • produzir resumos a partir das pesquisas realizadas sobre a dupla sertaneja em estudo;
  • desenvolver produções textuais (narrativa/poesia) a partir das temáticas dos pagodes de viola;
  • exercitar a oralidade em uma situação de debate;
  • exercitar a escuta ao ouvir as canções em estudo.
Duração das atividades
6h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor,

a presente aula tem como temática um estudo da cultura caipira, a partir da análise e interpretação de pagodes - estilo de música caipira desenvolvido e difundido por Tião Carreiro. Nesse sentido, é importante que você faça uma introdução sobre a cultura caipira (suas crenças, seus costumes, suas práticas sociais etc).

Como sugestão de pesquisa, os links abaixo podem auxiliá-lo na preparação de um preâmbulo sobre a cultura caipira.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caipira 

http://www.uniblog.com.br/culturacaipira/ 

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Pesquisando o Portal Tião Carreiro

A presente atividade poderá ser desenvolvida no laboratório de informática ou ser sugerida como pesquisa a ser feita em casa.

Os alunos deverão acessar a home page (http://www.tiaocarreiro.com.br/interna.php?page=biografia) e pesquisar em todo o site informações diversas sobre Tião Carreiro e sua importância para a música caipira. Sugira que os alunos também acessem, por meio de sites de busca como o Google (http://www.google.com.br), outros domínios da internet para ampliar o conhecimento acerca do cantor em questão e sua peculiar música caipira.

Peça que os alunos anotem (ou digitem) aquilo que julgarem necessário a partir da pesquisa empreendida. Tais informações serão necessárias para as demais atividades.

ATIVIDADE 02

Produzindo um resumo

Você poderá optar por desenvolver essa atividade em sala de aula ou pedi-la para casa.

A partir das anotações advindas das pesquisas da atividade anterior, peça que os alunos escrevam um resumo sobre Tião Carreiro e sua música. Não é necessário que tais textos sejam dissertações extensas. Um resumo com, no máximo, uma página é suficiente para essa atividade.

Sugira alguns itens norteadores para a produção desse texto:

  • aspectos biográficos relevantes de Tião Carreiro;
  • características da música do cantor (ritmo, temáticas, peculiaridades);
  • aspectos da cultura caipira nas modas de viola/pagodes de Tião Carreiro.

ATIVIDADE 03

Leitura dos resumos produzidos

Na presente atividade, os alunos lerão os resumos produzidos e discutirão sobre as informações e curiosidades sobre Tião Carreiro. Peça que os alunos anotem possíveis questionamentos para serem externalizados depois após lerem os textos.

Durante a leitura dos resumos, você poderá avaliar:

  • a leitura do texto;
  • seleção coerente de informações relevantes.

Após lerem os textos, construa um espaço de discussão entre você e os alunos. Todos poderão:

  • complementar informações;
  • questionar os colegas sobre informações dos textos produzidos;
  • questionar o/os professor/alunos possíveis dúvidas e incongruências nas explanações.

ATIVIDADE 04

Escutando músicas de Tião Carreiro e Pardinho

Tião Carreiro é responsável por compor e interpretar mais de 800 músicas sertanejas que podem ser dividas em vários sub-ritmos (modas de viola, pagodes, românticas. boleros, catiras etc). Trabalharemos com o pagode e a moda de viola por julgarmos que tais representam a cultura caipira.

Caso você conheça o repertório musical da dupla em estudo, poderá fazer suas escolhas de músicas. Caso não, sugerimos alguns títulos que expressam o ideário de cultura caipira e sertaneja.

Observação 01: indicaremos links online de vídeos que possuem o áudio das músicas por um questão de facilidade. Caso você possua ou consiga as canções em trabalho, poderá utilizar um aparelho de reprodução de áudio comum.

Observação 02: indicaremos, ainda, links de sites que possuem as letras músicas, indispensáveis para o aluno acompanhar e trabalhar com as canções. Se a escola possuir recursos para imprimir tais letras, assim faça. Caso contrário, anteriormente, que os alunos tais textos em casa.

Sugestões de músicas para trabalhar/reproduzir:

1 - "Gato de três cores"

2 - "Terra Roxa"

3 - "Pagode na praça"

4 - "Exemplo de humildade"

5 - "Boi Soberano"

6 - "Rei do gado"

Você poderá optar por reproduzir e trabalhar com quantas músicas desejar. Mas, caso seja possível, reproduzir as seis canções de Tião Carreiro e Pardinho é o ideal para a efetivação dos objetivos dessa aula.

Lembre-se de que os alunos devem possuir as letras em papel impresso.

Peça aos alunos que anotem o assunto/temática principal de cada música, bem como o que eles reconhecem da cultura caipira nas letras. Demonstre, ainda, que tais canções possuem uma narrativa de uma história.

ATIVIDADE 05

Debatendo as temáticas recorrentes às músicas

Acompanhando por meio da leitura das letras, os alunos já escutaram as músicas e anotaram a temática principal de cada uma. Organize a classe de modo a favorecer um debate sobre o repertório musical da dupla em estudo, bem como as temáticas recorrentes às mesmas.

Você deverá sempre enfocar as características da cultura caipira/sertanejas presentes nas músicas.

Pontos a serem abordados durante o debate:

  • a cultura caipira/sertaneja representada pela figura do boiadeiro, que levava rebanhos de gado pelo Brasil;
  • o conflito ideológico entre o cidadão urbano que humilha de desdenha do caipira/sertanejo;
  • a cultura caipira/sertaneja representada pelo trabalho no campo, por meio da agricultura;
  • a defesa do pagode como uma música que ninguém faz com a qualidade do eu poético;
  • a moda de viola e o pagode como expressão da cultura caipira/sertaneja;
  • os desafios de viola com uma festa, antigamente, tradicional entre violeiros.

Os alunos podem ou não reconhecer tais pontos presentes nas músicas. Dessa forma, seja um mediador das discussões, organizando a fala de cada aluno. Só exponha as temáticas após a fala dos alunos ou se, por ventura, o debate não se efetivar. Motive as discussões e complemente os comentários, quando necessário.

Peça que os alunos anotem as principais informações que emergirem do debate sobre as músicas de Tião Carreio e Pardinho, bem como a cultura caipira.

ATIVIDADE 06

Produzindo um texto "caipira"

Os alunos já conhecem as músicas, as letras, bem com já debateram sobre as características das "narrativas" que se configuram as modas da dupla em estudo.

Agora, proponha que seja produzido um texto de ficção em que as características, crenças e costumes da cultura caipira deverão estar relacionados ao enredo do texto. Essa atividade pode ser proposta para casa ou ser desenvolvida em sala de aula.

O texto deverá:

  • possuir uma problemática e uma solução;
  • mesclar discurso direto e indireto;
  • utilizar, quando necessário, a variedade caipira da língua;
  • valer-se da cultura caipira como mecanismo ideológico de criação.

ATIVIDADE 07

Leitura dos textos produzidos

Promova uma rodada de leitura dos textos produzidos na atividade anterior. Peça que os alunos se valham de uma leitura expressiva, uma vez que se trata de narrativas fictícias.

Motive tais leituras por meio de elogios à criatividade e compreensão das características peculiares à cultura caipira/sertaneja.

Recursos Complementares

Link de um trabalho de Língua Portuguesa sobre a vida e a obra de Tião Carreiro:

http://www.youtube.com/watch?v=vF26slB3Dsw&feature=related 

Vídeo em que a dupla fala e canta pagodes, ritmo inventado por Tião Carreiro:

http://www.youtube.com/watch?v=X2GuweLKKvE 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados quanto ao/à:

  • desenvolvimento coerente da pesquisa sobre Tião Carreiro e Pardinho;
  • anotação de informações a partir da pesquisa no site;
  • produção e leitura dos resumos sobre a vida e a música de Tião Carreiro;
  • escuta e leitura das canções reproduzidas;
  • participação e argumentação no debate;
  • produção e leitura das narrativas de ficção que emergem do estudo da cultura caipira.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • sinara, ceja 25 de junho , Mato Grosso - disse:
    sinarabarroso@gmail.com

    25/08/2010

    Quatro estrelas

    sou apaixonada por musica sertaneja e poi tiao carreiro e tenho certeza que se essa juventude conhecesse suas letras com certeza seriam eternos apaixonados pois suas letras sao de gde importancia para a literatura brasileira-é só poesia.


  • célia Martins pedrosa de Sá, COLÉGIO ESTADUAL THIAGO VIDAL FERNANDES , Goiás - disse:
    celiamp1@hotmail.com

    21/07/2010

    Cinco estrelas

    muito interessante sua aula.Vou raprovoitá-la para trabalhar um projéto que estamos desnvolvendo sobre o resgate da nossa cultura assim que retornarmos das férias. me adicione para trocarmos experiênicas. Sou professora de Língua Portuguesa . Abraços


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