06/07/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Professor,
a presente aula tem como temática um estudo da cultura caipira, a partir da análise e interpretação de pagodes - estilo de música caipira desenvolvido e difundido por Tião Carreiro. Nesse sentido, é importante que você faça uma introdução sobre a cultura caipira (suas crenças, seus costumes, suas práticas sociais etc).
Como sugestão de pesquisa, os links abaixo podem auxiliá-lo na preparação de um preâmbulo sobre a cultura caipira.
ATIVIDADE 01
Pesquisando o Portal Tião Carreiro
A presente atividade poderá ser desenvolvida no laboratório de informática ou ser sugerida como pesquisa a ser feita em casa.
Os alunos deverão acessar a home page (http://www.tiaocarreiro.com.br/interna.php?page=biografia) e pesquisar em todo o site informações diversas sobre Tião Carreiro e sua importância para a música caipira. Sugira que os alunos também acessem, por meio de sites de busca como o Google (http://www.google.com.br), outros domínios da internet para ampliar o conhecimento acerca do cantor em questão e sua peculiar música caipira.
Peça que os alunos anotem (ou digitem) aquilo que julgarem necessário a partir da pesquisa empreendida. Tais informações serão necessárias para as demais atividades.
ATIVIDADE 02
Produzindo um resumo
Você poderá optar por desenvolver essa atividade em sala de aula ou pedi-la para casa.
A partir das anotações advindas das pesquisas da atividade anterior, peça que os alunos escrevam um resumo sobre Tião Carreiro e sua música. Não é necessário que tais textos sejam dissertações extensas. Um resumo com, no máximo, uma página é suficiente para essa atividade.
Sugira alguns itens norteadores para a produção desse texto:
ATIVIDADE 03
Leitura dos resumos produzidos
Na presente atividade, os alunos lerão os resumos produzidos e discutirão sobre as informações e curiosidades sobre Tião Carreiro. Peça que os alunos anotem possíveis questionamentos para serem externalizados depois após lerem os textos.
Durante a leitura dos resumos, você poderá avaliar:
Após lerem os textos, construa um espaço de discussão entre você e os alunos. Todos poderão:
ATIVIDADE 04
Escutando músicas de Tião Carreiro e Pardinho
Tião Carreiro é responsável por compor e interpretar mais de 800 músicas sertanejas que podem ser dividas em vários sub-ritmos (modas de viola, pagodes, românticas. boleros, catiras etc). Trabalharemos com o pagode e a moda de viola por julgarmos que tais representam a cultura caipira.
Caso você conheça o repertório musical da dupla em estudo, poderá fazer suas escolhas de músicas. Caso não, sugerimos alguns títulos que expressam o ideário de cultura caipira e sertaneja.
Observação 01: indicaremos links online de vídeos que possuem o áudio das músicas por um questão de facilidade. Caso você possua ou consiga as canções em trabalho, poderá utilizar um aparelho de reprodução de áudio comum.
Observação 02: indicaremos, ainda, links de sites que possuem as letras músicas, indispensáveis para o aluno acompanhar e trabalhar com as canções. Se a escola possuir recursos para imprimir tais letras, assim faça. Caso contrário, anteriormente, que os alunos tais textos em casa.
Sugestões de músicas para trabalhar/reproduzir:
1 - "Gato de três cores"
2 - "Terra Roxa"
3 - "Pagode na praça"
4 - "Exemplo de humildade"
5 - "Boi Soberano"
6 - "Rei do gado"
Você poderá optar por reproduzir e trabalhar com quantas músicas desejar. Mas, caso seja possível, reproduzir as seis canções de Tião Carreiro e Pardinho é o ideal para a efetivação dos objetivos dessa aula.
Lembre-se de que os alunos devem possuir as letras em papel impresso.
Peça aos alunos que anotem o assunto/temática principal de cada música, bem como o que eles reconhecem da cultura caipira nas letras. Demonstre, ainda, que tais canções possuem uma narrativa de uma história.
ATIVIDADE 05
Debatendo as temáticas recorrentes às músicas
Acompanhando por meio da leitura das letras, os alunos já escutaram as músicas e anotaram a temática principal de cada uma. Organize a classe de modo a favorecer um debate sobre o repertório musical da dupla em estudo, bem como as temáticas recorrentes às mesmas.
Você deverá sempre enfocar as características da cultura caipira/sertanejas presentes nas músicas.
Pontos a serem abordados durante o debate:
Os alunos podem ou não reconhecer tais pontos presentes nas músicas. Dessa forma, seja um mediador das discussões, organizando a fala de cada aluno. Só exponha as temáticas após a fala dos alunos ou se, por ventura, o debate não se efetivar. Motive as discussões e complemente os comentários, quando necessário.
Peça que os alunos anotem as principais informações que emergirem do debate sobre as músicas de Tião Carreio e Pardinho, bem como a cultura caipira.
ATIVIDADE 06
Produzindo um texto "caipira"
Os alunos já conhecem as músicas, as letras, bem com já debateram sobre as características das "narrativas" que se configuram as modas da dupla em estudo.
Agora, proponha que seja produzido um texto de ficção em que as características, crenças e costumes da cultura caipira deverão estar relacionados ao enredo do texto. Essa atividade pode ser proposta para casa ou ser desenvolvida em sala de aula.
O texto deverá:
ATIVIDADE 07
Leitura dos textos produzidos
Promova uma rodada de leitura dos textos produzidos na atividade anterior. Peça que os alunos se valham de uma leitura expressiva, uma vez que se trata de narrativas fictícias.
Motive tais leituras por meio de elogios à criatividade e compreensão das características peculiares à cultura caipira/sertaneja.
Link de um trabalho de Língua Portuguesa sobre a vida e a obra de Tião Carreiro:
http://www.youtube.com/watch?v=vF26slB3Dsw&feature=related
Vídeo em que a dupla fala e canta pagodes, ritmo inventado por Tião Carreiro:
Os alunos deverão ser avaliados quanto ao/à:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/08/2010
Quatro estrelassou apaixonada por musica sertaneja e poi tiao carreiro e tenho certeza que se essa juventude conhecesse suas letras com certeza seriam eternos apaixonados pois suas letras sao de gde importancia para a literatura brasileira-é só poesia.
21/07/2010
Cinco estrelasmuito interessante sua aula.Vou raprovoitá-la para trabalhar um projéto que estamos desnvolvendo sobre o resgate da nossa cultura assim que retornarmos das férias. me adicione para trocarmos experiênicas. Sou professora de Língua Portuguesa . Abraços