22/07/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Reconhecer cores, perceber a luz, perceber forma, espessura, tamanho, reconhecer partes do corpo.
Atividade 1 - Reconhecer as partes do corpo
1º momento – O professor diagnostica o conhecimento prévio que as crianças têm sobre a visão, como órgão dos sentidos e o nivel da habilidade de observação. Para isso, organiza as crianças em duplas para fazer observação e descrever as partes do corpo do outro e explicar porque podem ver (na expressão do conhecimento prévio não se introduz nenhum conhecimento e nem orienta a observação, para verificar o nivel de desenvolvimento desse procedimento nas crianças).
2º momento – As duplas ficam diante do espelho, cada criança observa as partes do seu corpo e comunica para a sua dupla o nome de cada parte observada e uma explica para outra porque pode se ver no espelho, cada uma registra a fala da outra (ainda com base no conhecimento prévio registra-se o vocabulario das crianças na denominação das partes do corpo e quais as partes que elas direcionam o olhar).
3º momento – As duplas apresentam para a turma as suas conclusões sobre o porque é possível observar e ver as partes do corpo, a turma vai dando a sua opinião e o professor registra a fala das duplas em uma cartolina (diagnosticar o nível da habilidade de argumentação das crianças).
Observação - O professor cria uma ficha de avaliação do conhecimento prévio das crianças e do nível de aprendizagem e desenvolvimento de suas habilidades de descrição, comunicação, observação e argumentação. Sugestão a seguir.
Ficha do diagnóstico do conheicmento inicial
Nome do aluno: |
|
Questões orientadoras |
Diagnóstico (registro das observações) |
1º momento |
|
Quais as partes do corpo do colega visualizadas pela criança? |
|
Consegue se comunicar com seu colega? |
|
Como faz a observação? |
|
Os olhos aparecem na observação da criança? |
|
Quais os nomes atribuidos as partes do corpo? |
|
Qual a justificativa da visão do corpo do outro? |
|
2º momento |
|
As partes visualizadas no seu corpo são as mesmas que visualizou no corpo do outro? |
|
A justificativa de se vê no espelho é similar ou diferente da justificativa de vê o outro? |
|
Os olhos aparecem na observação da criança? |
|
3º momento |
|
Qual a conclusão da criança? |
|
Já consegue discutir em dupla e chegar a um consenso? |
|
Já consegue formular argumentos para convencer os outros que sua opinião tem fundamento? |
|
Atividade 2 – Observar, ler, interagir e aprender
1º momento – o professor solicita que as crianças tragam de casa um pequeno espelho e na sala de aula em duplas podem observar os seus olhos no espelho. Cada uma olha o seus próprios olhos descreve para a sua dupla: a cor e as partes que podem ver. O professor retoma com as duplas e verifica a descrição que fizeram dos olhos; o que observaram e lhes fornecem o nome das partes observáveis: iris, pupila e esclerótica e vai ajundando as crianças a atribuir um novo significado as suas observações, estabelecendo uma discussão sobre a capacidade de ver e de perceber o mundo a partir dos olhos.
http://www.partesdesign.com.br/ms/2006/janeiro_2006/olhos3.jpg
(Acesso, jul. 2010)
Conceitos da aula (que podem ser vistos a olho nu).
Iris - A parte do olho responsável pela coloração. A íris ajuda a regular a quantidade de luz que entra para dentro do olho.
Pupila - A parte central e escura da íris. O diâmetro da pupila determina a quantidade de luz que entra para dentro do olho. O tamanho da pupila varia de acordo com a quantidade de luz no ambiente.
Esclerótica - A parte branca que reveste o olho.
2º momento – O professor apresenta fotos de olhos e as crianças analisam o que podem ser visto no espelho ou na observação do olho do outro e as partes que não podem ser observadas diretamente. Em seguida, analisam as imagens de olhos e vão nomeando e renomeando as partes do olho, de acordo com o vocabulário científico. Nesse momento, o professor estabelece uma discussão com as crianças, ajundando na observação e na analise das imagens.
http://1.bp.blogspot.com/_pBvpfvR9hwU/SeGVJ2vuGCI/AAAAAAAAACs/eYwIJqiDukE/s400/olhos.gif
Conceitos da aula (que não podem ser visto a olho nu)
Cristalino - É uma lente transparente que fica dentro do olho, a qual ajuda a focalizar a luz na retina e produz a imagem invertida, a retina envia ondas luminosas e impulsos eletroquimicos para o cérebro que decodifica e coloca as imagens na posição correta.
Retina É a camada fina localizada no interior do olho dos vertebrados que percebe a luz e produz estímulos que transmitem através do nervo óptico até o cérebro e forma as imagens. É responsável pelo sentido da visão. O vítreo é a camada gelatinosa que cobre a retina.
http://www.hipernatural.com/images/enfermedades/desprendimiento_de_retina.jpg
Mácula - É uma parte pequena da retina, que contém células especiais sensíveis a luz. permite a percepção de detalhes finos da visão.
Córnea Tecido transparente que cobre a pupila e junto ao cristalino ajusta o foco da imagem no olho.
Nervo Óptico - O nervo óptico faz a ligação do olho ao cérebro; transporta os implusos formados pela retina até o cerebro, a qual interpreta as imagens.
O professor ajuda às crianças a fazer leitura das imagens, localizando a ligação do olho ao cérebro. Promove a discussão de modo que a turma relacione as imagens ao seu próprio olho.
http://www.afh.bio.br/sentidos/img/visao1.gif
Atividade 3 - Realizar uma experiência com a visão
1º momento – O professor cria uma situação artificial na escola, leva as crianças para um lugar escuro e todos ficam de olhos vendados por 10 minutos, durante esse momento pode contar uma historia, ou cantar, ou colocar uma música para relaxamento. Terminado o período de escuridão, leva as crianças para a claridade, retira a venda e cada um diz a sensação que sentiu, quando olhou para luz do dia.
2 º momento - O professor introduz uma leitura para destacar as partes do olho humano e o mecanismo de ver. A leitura é realizada em conjunto, as crianças vão lendo as imagens do texto e o professor vai ajudando na compreensão da anatomia e do mecanismo da visão e com base no texto acessível em http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos2.asp esclarecendo o fato deles ao chegarem a claridade, precisarem de alguns segundos para voltar a enxergar. A discussão sobre: anatomia do olho e mecanismo da visão deve estar em um nível de linguagem de compreensão infantil. Para isso pode r
Situação 1 – O professor cria algumas questões para desencadear a discussão:
Observação - A partir da situação 1, o professor estabelece uma pesquisa para estabelecer a discussão na sala sobre as condições de uma visão normal e dos problemas de visão.
Situação 2 – O professor desenvolve algumas experiências com as crianças.
Analisar se as crianças conseguiram:
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/08/2010
Três estrelasParabéns a aula é muito nteressante.