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O QUE VEJO COM OS OLHOS?

 

22/07/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Olhar-se no espelho e reconhecer partes do seu próprio corpo;
  •  Reconhecer suas características físicas e as dos outros;
  • Descrever objetos observados.
  •    ·        
  •  Entender que a visão relaciona-se com os olhos e com a área da visão localzada no cérebro.
Duração das atividades
4 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer cores, perceber a luz, perceber forma, espessura, tamanho, reconhecer partes do corpo.

Estratégias e recursos da aula

  Atividade 1 -  Reconhecer as partes do corpo

  1º momento – O professor diagnostica o conhecimento prévio que as crianças têm sobre a visão, como órgão dos sentidos e o nivel da habilidade de observação. Para isso, organiza as crianças em duplas para fazer observação e  descrever as partes do corpo do outro e explicar porque podem ver (na expressão do conhecimento prévio não se introduz nenhum conhecimento e nem orienta a observação, para verificar o nivel de desenvolvimento  desse procedimento nas crianças).

   2º momento – As duplas ficam diante do espelho, cada criança observa as partes do seu corpo e comunica para a sua dupla o nome de cada parte observada e uma explica para outra porque pode se ver no espelho, cada uma registra a fala da outra (ainda com base no conhecimento prévio registra-se o vocabulario das crianças na denominação das partes do corpo e quais as partes que elas direcionam o olhar).   

3º  momento – As duplas apresentam para a turma as suas  conclusões sobre o porque é possível observar e ver as partes do corpo, a turma vai dando a sua opinião e o professor registra a fala das duplas em uma cartolina   (diagnosticar  o nível da habilidade de argumentação das crianças).  

Observação - O professor cria uma ficha de avaliação do conhecimento prévio das crianças e do nível de aprendizagem e desenvolvimento de suas habilidades de descrição, comunicação, observação e argumentação. Sugestão a seguir.

Ficha do diagnóstico do conheicmento inicial

Nome do aluno:

Questões orientadoras

Diagnóstico  (registro das observações)

1º momento

Quais as partes do corpo do colega visualizadas pela criança?

Consegue se comunicar com seu colega?

Como faz a observação?

Os olhos aparecem na observação da criança?

Quais os nomes atribuidos as partes do corpo?

Qual a justificativa da visão do corpo do outro?

2º momento 

As partes visualizadas no seu corpo são as mesmas que visualizou  no corpo do outro?

A justificativa de se vê no espelho é similar ou diferente da justificativa de vê o outro?

Os olhos aparecem na observação da criança?

3º momento

Qual a conclusão da criança?

Já consegue discutir em dupla e chegar a um consenso?

Já consegue formular argumentos para convencer os outros que sua opinião tem fundamento?

 

 Atividade 2 –  Observar, ler, interagir e aprender    

 1º momento – o professor solicita que as crianças tragam de casa um pequeno espelho e na sala de aula em duplas podem observar os seus olhos no espelho. Cada uma olha o seus próprios olhos descreve  para a sua dupla:  a cor e as partes que podem ver. O professor retoma com as duplas e verifica a descrição que fizeram dos olhos; o que observaram e lhes fornecem o nome das partes observáveis: iris,  pupila e esclerótica e vai ajundando as crianças a atribuir um novo significado as suas observações, estabelecendo uma discussão sobre a capacidade de ver e de perceber o mundo a partir dos olhos.

http://www.partesdesign.com.br/ms/2006/janeiro_2006/olhos3.jpg 

(Acesso, jul. 2010)

Conceitos da aula (que podem ser vistos a olho nu).

Iris -    A parte do olho responsável pela coloração. A íris ajuda a regular a quantidade de luz que entra para dentro do olho.

Pupila - A parte central e escura da íris. O diâmetro da pupila determina a quantidade de luz que entra para dentro do olho. O tamanho da pupila varia de acordo com a quantidade de luz no ambiente.

Esclerótica - A parte branca que reveste o olho.

2º momento – O professor apresenta fotos de  olhos e as crianças analisam o que podem ser visto no espelho ou na observação do olho do outro e as partes que não podem ser observadas diretamente. Em seguida, analisam as imagens de olhos e  vão nomeando e renomeando as partes do olho, de acordo com o vocabulário científico. Nesse momento,  o professor estabelece uma discussão com as crianças, ajundando na observação e na analise das imagens.

                                         

http://1.bp.blogspot.com/_pBvpfvR9hwU/SeGVJ2vuGCI/AAAAAAAAACs/eYwIJqiDukE/s400/olhos.gif  

Conceitos da aula (que não podem ser visto a olho nu)

Cristalino  - É uma lente transparente que fica dentro do olho, a qual ajuda a focalizar a luz  na retina e produz a imagem invertida, a  retina envia  ondas luminosas e impulsos eletroquimicos para o cérebro que decodifica e coloca as imagens na posição correta.

 Retina   É a camada fina  localizada no interior do olho dos vertebrados que percebe a luz e produz estímulos que  transmitem  através do nervo óptico até o cérebro e  forma as imagens. É responsável pelo sentido da visão. O vítreo é a camada gelatinosa que cobre a retina. 

  • O professor mostra a imagem e explica qual a parte do olho que encontramos  a retina.

http://www.hipernatural.com/images/enfermedades/desprendimiento_de_retina.jpg 

 Mácula - É uma parte pequena da retina, que contém células especiais sensíveis a luz. permite a percepção de detalhes finos da visão.

Córnea  Tecido transparente que cobre a pupila e  junto ao cristalino ajusta o foco da imagem no olho.

Nervo Óptico - O nervo óptico faz a ligação do  olho ao cérebro; transporta os implusos formados pela retina até o cerebro, a qual interpreta as imagens.

O professor ajuda às crianças a fazer leitura das imagens, localizando a ligação do olho ao cérebro. Promove a discussão de modo que a turma relacione as imagens ao seu próprio olho. 

http://www.afh.bio.br/sentidos/img/visao1.gif 

Atividade 3 -  Realizar uma experiência com a visão  

   1º momento – O professor cria uma situação artificial na escola, leva as crianças para um lugar escuro e todos ficam de olhos vendados por 10 minutos, durante esse momento pode contar uma historia, ou cantar, ou colocar uma música para relaxamento. Terminado o período de escuridão, leva as crianças para a claridade, retira a venda e cada um diz a sensação que sentiu, quando olhou para luz do dia.

  2 º momento -   O professor introduz uma leitura para destacar as partes do olho humano e o mecanismo de ver. A leitura é realizada em conjunto, as crianças vão lendo as imagens do texto e o professor vai ajudando na compreensão da anatomia e do mecanismo da visão e com base no texto acessível em http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos2.asp esclarecendo  o fato deles ao chegarem a claridade,  precisarem de alguns segundos para voltar a enxergar. A discussão sobre:   anatomia do olho e mecanismo da visão deve estar em um nível de linguagem de compreensão infantil. Para isso pode r

  

 Situação 1 – O professor cria algumas questões para desencadear a discussão:

  •   O que vemos quando olhamos as coisas do mundo?
  • Como podemos ver as coisas do mundo?
  • Quais as relações entre a visão e o cérebro?
  •  
  • todas as pessoas conseguem ver o mundo com os olhos?

Observação - A partir da situação 1,  o professor estabelece uma pesquisa para estabelecer a discussão na sala sobre as condições de uma visão normal e dos problemas de visão.

Situação 2 – O professor desenvolve algumas experiências com as crianças.

  •  Construir e usar óculos de cartolina e de papel selofane colorido;
  • Observar cores na sala, ao redor da escola, nas roupas dos colegas, misturar cores para formar novas combinações e relacionar a visão com a percepção das cores;
  •  Observar a pupila no espelho e dizer como é;
  • Ficar algum tempo com os olhos vendados e depois olhar no espelho e relatar a sensação e discutir sobre a importância da luz para a visão;
  • Observar as coisas por um pequeno furo feito em uma lata e dizer como vê o mundo, tem cor? Como aparecem as imagens? Andar em linha reta de olhos vendados.

Recursos Complementares
Avaliação

Analisar se as crianças conseguiram:  

  •  perceber as partes do próprio corpo;
  •   reconhecer  suas características físicas e as dos outros;        
  •  descrever os objetos, cor; forma, espessura, tamanho;         
  •  identificar a anatomia e o mecanismo do olho;        
  • reconhecer  a visão como a relação entre a normalidade da anatomia do olho vinculada a uma área do cérebro.  
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