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Oxidou e agora?

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, os alunos devem aprender o conceito de óxidos e sobre a ação antioxidante do suco de limão em frutas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem saber o conteúdo funções orgânicas.

Estratégias e recursos da aula

Professor para esta aula solicite aos alunos que tragam os seguintes objetos: palha de aço (ou bombril), barbante, lápis, copo, prato e água.

Inicie esta aula no laboratório de informática ou na sala de aula. Sugerimos que você traga jornal, revista ou imprima a imagem abaixo (na impossibilidade utilize um computador) e apresente-a aos alunos. Indague-os de que maneira os óxidos podem estar presentes na chuva ácida. Incentive-os a interagirem entre os colegas da sala e, à medida que opinem, relacione no quadro e no diário de classe as respostas. Neste momento, faça sondagem para perceber o que já sabem sobre o assunto. Ao final da aula, no momento da Catarse, observe as ações dos alunos para perceber se os objetivos propostos para esta aula foram atingidos. Após observar, explique que os óxidos são poluentes que estão relacionados à chuva ácida.

Fonte: http://www.moderna.com.br/pnlem2009mg/quimica/canto/volumes/pdfs/a1_13.pdf 

Professor, escreva no quadro a fórmula OFe pergunte aos alunos: Porque o flúor não é considerado óxido? Pode ocorrer que não saibam. Explique que é devido ao flúor ser mais eletronegativo que o oxigênio.

No laboratório de química, inicie a instrumentalização com esta prática. Amarre um chumaço de palha de aço (ou bombril) num lápis utilizando um barbante. Molhe-o com água, tome um copo junto com um prato com água e emborque-o, deixando o lápis amarrado com a palha de aço dentro. Informe aos alunos que esperem uns dias para observar o que vai acontecer. O que acontece é que o nível da água dentro do copo sobe, pois o oxigênio dentro do copo reage quimicamente com a palha de aço, fazendo a pressão dentro do copo diminuir. Assim, o ar externo, ao notar esta diferença de pressão, empurra a água para dentro do copo, equilibrando as pressões interna e externa ao copo. Quando todo o oxigênio tiver sido utilizado, 1/5 do volume de água disponível dentro do copo deve subir.

De continuidade a instrumentalização. Explique que os óxidos, são substâncias binárias. São constituídas por átomos de apenas dois elementos químicos, em que um deles é obrigatoriamente, o oxigênio.

Solicite aos alunos que façam a leitura do texto Óxido que está disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93xido , anotem no caderno o conceito e classificação dos óxidos.

Atividade

Organize os alunos em duplas. Solicite que produzam um texto relacionado à nomenclatura dos óxidos ácidos, óxidos básicos e óxidos anfóteros sais mais comuns na química do cotidiano. O texto deve ser digitado no editor de textos colaborativos disponível no Google Docs. Para auxiliar na utilização da ferramenta, há um tutorial no link: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  

Link para os alunos pesquisarem sobre o assunto: http://www.fisica.net/quimica/resumo13.htm 

Atividade

Professor, sugerimos que você crie uma webquest com os seguintes conteúdos: conceito e a classificação dos óxidos, óxidos básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros, óxidos anfóteros e exemplos de suas aplicações no cotidiano para que os alunos realizem uma pesquisa.

No sentido de colaborar sugerimos uma webquest de química como exemplo.

Link da webquest Funções Inorgânicas: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=13285&id_pagina=1 

Para criar a tua webquest clique no Link: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/index.php.

Reuna os alunos em grupos de 4 pessoas. Solicite que pesquisem na tua webquest e anotem no caderno.

Solicite aos alunos que coloquem os objetos solicitados sobre a bancada do laboratório e sigam as orientações disponíveis no recurso "Prevenção da oxidação" cujo objetivo é mostrar a ação antioxidante do suco de limão em frutas. Ao final os alunos devem elaborar um relatório.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/21049/prevencaooxidacao.pdf  

Link: http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/prevencao.html 

Prevenção da oxidação 

Relatório

Professor, sugerimos que os estudantes, se organizem em equipes de no máximo 5 pessoas e elaborem o relatório utilizando o editor de textos colaborativos disponível no Google Docs. Para auxiliar na utilização da ferramenta, há um tutorial no

link: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  

Roteiro para observação:

a) Corte uma maçã em duas metades iguais;

b) Espreme um limão e recolha o seu sumo;

c) Mergulhe a superfície de uma metade da maçã no sumo de limão;

d) Deixe as duas metades em repouso durante um dia;

e) Após passar um dia, observe o que ocorreu com a superfície da maçã, não mergulhada no sumo de limão?;

f) relate o que ocorreu ao final de dois dias.

Catarse

Os alunos devem apresentar na forma oral o texto que produziram sobre a nomenclatura dos óxidos. Eles podem utilizar o quadro para representar os elementos químicos. O professor pode organizar as duplas de forma que cada uma fique responsável por apresentar determinado tipo de óxido.

Solicite à turma que criem um fórum para que a comunidade possa discutir sobre como conservar os bens públicos como os estabelecimentos de ensino contra a ferrugem. Segundo o dicionário online Priberam fórum é "uma reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público"

Veja um exemplo: http://aulasdequimica.forumbrasil.net/index.htm 

Para desenvolver a atividade os alunos deverão acessar o link: http://www.forumeiros.com/ 

Os alunos podem iniciar o fórum questionando: Como a comunidade pode conservar adequadamente os bens públicos?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Prevenção da oxidação Experimento prático
Recursos Complementares

Sites

Conheça o Livro Didático de Química produzido pelos professores da Rede Pública do Estado do Paraná.

Livro: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf   

Link: http://www.brasilescola.com/quimica/oxidos.htm 

Link: http://www.brasilescola.com/quimica/classificacao-dos-oxidos.htm 

Link: http://www.escolainterativa.com.br/canais/18_vestibular/estude/quimi/tem/qui_tem099.asp#02 

Link: http://www.moderna.com.br/pnlem2009mg/quimica/canto/volumes/pdfs/a1_13.pdf 

Livros

FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol único 2. ed. Rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.

LEMBO; Antonio. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2001.

Avaliação

Propomos que a avaliação seja processual e diagnóstica. É importante que ao avaliar a aprendizagem você considere todas as produções desenvolvidas pelos alunos ao longo das aulas e que podem ser objeto de avaliação.

a) produção do texto sobre à nomenclatura dos óxidos ácidos, óxidos básicos e óxidos anfóteros sais mais comuns na química do cotidiano;

b) os questionamentos dirigidos ao professor;

c) as contribuições com informações relativas as interações com parceiros da sala de aula;

d) a exploração e manuseio correto da webquest para efetuar a pesquisa sobre conceito e a classificação dos óxidos, óxidos básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros, óxidos anfóteros e exemplos de suas aplicações no cotidiano ;

e) a socialização de informações coletadas no desenvolvimento das atividades;

f) a elaboração do relatório referente o desenvolvimento do experimento prático de acordo com as regras da língua portuguesa.

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