11/11/2010
Miriam Kaiuca; Soymara Emilião e Glória Maria de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
*Desenvolver a produção textual.
*Realizar as habilidades de interação oral e escrita.
*Realizar a reflexão ortográfica e gramatical, vivenciando sua importância na garantia do entendimento do texto.
* Possibilitar a interação da turma através da escrita das mensagens.
Ser leitor e escritor.
RECURSOS DA AULA:
*Os livros citados na aula.
*Folha de papel ofício.
*Canetinha, hidrocor, lápis grafite, lápis de cor.
*Mural com o título " ALÔ AMIGO"
ESTRATÉGIAS:
PRIMEIRA ATIVIDADE:
O professor inicia a aula lendo o livro:
PINOTE, O FRACOTE, JANJÃO O FORTÃO.
Coleção: PASSA ANEL
Autor: ALMEIDA, FERNANDA LOPES DE
Editora: ÁTICA
Sinopse:
Janjão era o valentão da turma, mas não imaginava que um menino pequeno como Pinote fosse capaz de derrotá-lo.
Depois de contar a história, o professor discute com os alunos, sobre o comportamento do Janjão, perguntando se ele era amigo dos meninos da turma, se o que ele fazia era correto.
O professor lança uma nova pergunta ao grupo:
Para ser amigo é preciso fazer tudo que o amigo manda?
Deixe que seus alunos coloquem suas opiniões sobre o assunto.
Terminada esta conversa o professor diz que vai contar outra história que também trata sobre amizade.
A segunda história é:
UM PORCO VEM MORAR AQUI.
Autor: Claudia Fries
Ed. BRINQUE BOOK
Sinopse: Quando um Porco se muda para o apartamento vago, os outros bichos ficam apavorados. "Porcos são sujos e bagunceiros", dizem Gabriela Galinha, Clóvis Coelho e Doutor Raposo, e logo culpam seu novo vizinho por tudo que acontece de errado. Mas quando vão visitá-lo para reclamar, descobrem o quanto tinham se enganado!
SEGUNDA ATIVIDADE:
Após a leitura deste novo livro, o professor faz novas perguntas sobre amizade, relacionando a história com a convivência das crianças em sala.
Exemplo de perguntas:
TERCEIRA ATIVIDADE:
Após refletir com a turma sobre o tema do livro o professor inicia uma conversa sobre a amizade na turma e entrega uma folha para cada criança desenhar e escrever, com o título: "SER AMIGO É ...."
MODELO DA FOLHA:
ESCOLA XXXXXXXXX NOME: ________________________________________ DATA: _______/________/__________
" SER AMIGO É . . ."
_________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUARTA ATIVIDADE: Após a produção da turma cada aluno lê o que escreveu sobre a amizade. Durante a atividade é importante o professor ir verificando a escrita dos alunos, ajudando nas dúvidas e buscando a reflexão sobre a escrita convencional. Esta atividade se propõe a uma reflexão sobre o relacionamento do grupo, mas também é uma atividade de escrita e leitura que deve ser valorizada, por trazer um significado social a escrita e a leitura.
QUINTA ATIVIDADE:
Após a leitura o professor discute com os alunos, como os amigos da turma poderiam deixar exposto todo o carinho que sentem pelos amigos de turma e também colocar algumas dicas para aqueles amigos que fizeram algo que desagradou o grupo ou a um amigo específico?
O professor então sugere um mural permanente onde cada criança possa deixar mensagem aos alunos da turma durante todo o ano. É importante que o professor faça com a turma alguns combinados sobre o que pode ser escrito, e a maneira de se escrever, lembrando que o nome do mural é " ALÔ AMIGO" e, portanto deve ter mensagens de carinho que algumas vezes não conseguimos falar, desculpas que queremos pedir mas ficamos sem coragem, ou mesmo uma reclamação do amigo que fez alguma bobagem, mas sempre com respeito, sem a utilização de palavrões e palavras agressivas, pois a intenção do mural é fortalecer os vínculos de amizade.
Fica combinado também que por ser um material de uso social, é preciso passar pela revisão do professor antes de ir para o mural. Os alunos entregam para o professor e este após revisão da escrita junto com o aluno, coloca no mural.
Desta forma o professor valoriza e incentiva a produção escrita dos alunos e o compromisso de procurar escrever corretamente, além de ter a oportunidade de fazer a cada nova mensagem uma reflexão sobre os erros mais comuns da turma.
Após esta explicação de como vai funcionar o mural "ALÔ AMIGO", o professor entrega metade de uma folha de ofício para cada aluno e pede que escrevam as primeiras mensagens para um colega de turma.
Na rotina da turma é importante o professor levar os alunos todos os dias para perto do mural e ler as mensagens novas, fazendo assim uma atividade de leitura diária que em geral desperta muito prazer nas crianças recém alfabetizadas, que depois de algum tempo, vão sozinhas ler as mensagens.
Caso o professor observe algum assunto muito presente nas mensagens, ele deverá sentar com a turma para discutir o problema com o grupo.
|
Para o professor se aprofundar mais nos estudos sobre como consolidar um trabalho de leitura e escrita com função social e pensar em outras atividades relacionadas à ideia de construção de escrita e leitura é sugerida a leitura dos livros abaixo:
Aprender a Ler e a Escrever - Uma Proposta Construtivista Autor: Teberosky, Ana; Colomer, Teresa Editora: Artmed Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Pedagogia
Além da Alfabetizaçao Coleção: FUNDAMENTOS Autor: TEBEROSKY, ANA Autor: TOLCHINSKY, LILIANA Editora: ATICA Assunto: PEDAGOGIA
Este vídeo sobre amizade da turma da Mônica também pode ilustrar as aulas do professor sobre o tema.
A avaliação acontecerá durante toda a aula, observando o envolvimento da turma com o tema e a mobilização de cada aluno nos momentos de escrita das mensagens. Por ser uma aula na classe de alfabetização a todo o momento o professor deverá avaliar como seus alunos estão avançando na leitura e na escrita durante as atividades. O professor também poderá observar nas aulas se as mensagens provocaram maior integração da turma.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!