Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Objetos escolares, de uso pessoal, em espanhol

 

26/07/2010

Autor e Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer, em espanhol, o nome dos principais objetos pessoais utilizados na escola.
  • Utilizar o vocabulário aprendido em situações interativas cotidianas.

Duração das atividades
2 encontros de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Variações linguísticas em espanhol: prosódia e regionalismo.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Como forma de sensibilizar os alunos para a temática da aula, o professor trará, em uma caixa ou sacola surpresa, imagens de objetos pessoais utilizados na escola, tais como: lápis grafite, borracha, caneta, caderno, livro, régua, dicionário etc., ou mesmo os próprios objetos concretos. À medida em que for retirando cada um da sacola ou caixa e mostrando para a sala, perguntar aos alunos: ¿Cómo se dice (borracha) en castellano/español?

Outra estratégia é realizar uma dinâmica de grupo, quando a caixa ou a sacola surpresa será passada de mão em mão, enquanto é tocada uma música animada, em espanhol. A música será interrompida algumas vezes, pelo professor, e onde a caixa ou a sacola parar, o aluno que estiver com ela nas mãos será responsável por retirar um objeto de dentro, mostrar para a classe e responder a pergunta base.

Caso o aluno não disponha do vocabulário necessário, os demais colegas poderão ajudá-lo na resposta ou até mesmo o próprio professor, no caso da turma não saber, já que o objetivo é ensinar/compartilhar sentidos/significados. Nos momentos de interrupção da música, o professor deve se preocupar com a contemplação do maior número possível de alunos, evitando a repetição de pessoas.

2º MOMENTO:

Após essa dinâmica de grupo introdutória do assunto, o professor fará, na lousa ou no quadro negro, uma lista dos objetos escolares contemplados. Se desejar, poderá completá-la com a iserção de outros objetos sugeridos pelos alunos.

Outra possibilidade a ser explorada  neste momento é a variação vocabular, derivada de regionalismos, como o que acontece com o vocábulo caneta: pluma, bolígrafo, esferográfica.

3º MOMENTO:

Em seguida, o professor solicitará que os alunos organizem individualmente os itens da lista, feita no 2º momento, em ordem alfabética. Para isso, utilizarão o caderno, quando observarão a primeira lista e a transformarão, utilizando o critério dado. Ao término dessa atividade, o professor fará uma correção coletiva, reescrevendo a lista com os alunos.

4º MOMENTO:

Subdivididos em pequenos grupos, com quatro ou cinco componentes, os alunos ensaiarão as diversas possibilidades de pronúncia dos itens da lista de objetos escolares individuais, considerando a variação prosódica e vocabular da língua espanhola. Cada grupo ficará com uma possibilidade, ou seja, um tipo de acento/sotaque, devendo escolher a melhor forma de apresentação: jogral, encenação, jogo etc.

Em caso de turmas numerosas, dois grupos poderão ficar com um mesmo critério de trabalho, uma vez que o objetivo da proposta é utilizar o vocabulário ensinado na aula e desenvolver as possibilidades criativas do alunado, em simulação de situações cotidianas reais.

Recursos Complementares

Avaliação

Reunidos, novamente, em grande grupo, os alunos apresentarão as suas propostas de uso do vocabulário aprendido durante a aula, quando a turma e o professor poderão intervir, ao final de cada uma, fazendo comentários e críticas construtivas. O professor deve enfatizar a importância dos alunos incorparam tais vocábulos no cotidiano da sala de aula.

Caso deseje, o professor ainda poderá exibir um vídeo com o vocabulário da aula, como o OBJETOS DE LA CLASE - Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PiF_SAdSZXA&NR=1>, acessado em: 13 de junho de 2010 - para fechamento e síntese da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.