26/07/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Variações linguísticas em espanhol: prosódia e regionalismo.
1º MOMENTO:
Como forma de sensibilizar os alunos para a temática da aula, o professor trará, em uma caixa ou sacola surpresa, imagens de objetos pessoais utilizados na escola, tais como: lápis grafite, borracha, caneta, caderno, livro, régua, dicionário etc., ou mesmo os próprios objetos concretos. À medida em que for retirando cada um da sacola ou caixa e mostrando para a sala, perguntar aos alunos: ¿Cómo se dice (borracha) en castellano/español?
Outra estratégia é realizar uma dinâmica de grupo, quando a caixa ou a sacola surpresa será passada de mão em mão, enquanto é tocada uma música animada, em espanhol. A música será interrompida algumas vezes, pelo professor, e onde a caixa ou a sacola parar, o aluno que estiver com ela nas mãos será responsável por retirar um objeto de dentro, mostrar para a classe e responder a pergunta base.
Caso o aluno não disponha do vocabulário necessário, os demais colegas poderão ajudá-lo na resposta ou até mesmo o próprio professor, no caso da turma não saber, já que o objetivo é ensinar/compartilhar sentidos/significados. Nos momentos de interrupção da música, o professor deve se preocupar com a contemplação do maior número possível de alunos, evitando a repetição de pessoas.
2º MOMENTO:
Após essa dinâmica de grupo introdutória do assunto, o professor fará, na lousa ou no quadro negro, uma lista dos objetos escolares contemplados. Se desejar, poderá completá-la com a iserção de outros objetos sugeridos pelos alunos.
Outra possibilidade a ser explorada neste momento é a variação vocabular, derivada de regionalismos, como o que acontece com o vocábulo caneta: pluma, bolígrafo, esferográfica.
3º MOMENTO:
Em seguida, o professor solicitará que os alunos organizem individualmente os itens da lista, feita no 2º momento, em ordem alfabética. Para isso, utilizarão o caderno, quando observarão a primeira lista e a transformarão, utilizando o critério dado. Ao término dessa atividade, o professor fará uma correção coletiva, reescrevendo a lista com os alunos.
4º MOMENTO:
Subdivididos em pequenos grupos, com quatro ou cinco componentes, os alunos ensaiarão as diversas possibilidades de pronúncia dos itens da lista de objetos escolares individuais, considerando a variação prosódica e vocabular da língua espanhola. Cada grupo ficará com uma possibilidade, ou seja, um tipo de acento/sotaque, devendo escolher a melhor forma de apresentação: jogral, encenação, jogo etc.
Em caso de turmas numerosas, dois grupos poderão ficar com um mesmo critério de trabalho, uma vez que o objetivo da proposta é utilizar o vocabulário ensinado na aula e desenvolver as possibilidades criativas do alunado, em simulação de situações cotidianas reais.
Reunidos, novamente, em grande grupo, os alunos apresentarão as suas propostas de uso do vocabulário aprendido durante a aula, quando a turma e o professor poderão intervir, ao final de cada uma, fazendo comentários e críticas construtivas. O professor deve enfatizar a importância dos alunos incorparam tais vocábulos no cotidiano da sala de aula.
Caso deseje, o professor ainda poderá exibir um vídeo com o vocabulário da aula, como o OBJETOS DE LA CLASE - Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PiF_SAdSZXA&NR=1>, acessado em: 13 de junho de 2010 - para fechamento e síntese da aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!