Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ORCA NÃO É BALEIA? CONHECENDO MELHOR ESSE ANIMAL

 

18/11/2010

Autor y Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca; Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de pesquisa nas diversas fontes existentes: livros, mídias eletrônicas e periódicos.
  • Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos.
  • Produzir textos, adequando-os à situação e ao público alvo.
  • Ampliar o vocabulário.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser ecritor e leitor com habilidades de leitura para pesquisa.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA:

Material de pesquisa:  Enciclopédia, livros de informações sobre animais, revista Ciência Hoje das Crianças.

ESTRATÉGIAS:

Esta aula surgiu do interesse dos alunos quando uma orca atacou e matou sua treinadora durante um show. O assunto foi amplamente divulgado, despertando interesse e perplexidade nos alunos que chegaram com a notícia em sala.

No mesmo noticiário passou-se a informação de que a  Orca não é uma baleia, mas sim um golfinho, o que motivou a organização desta aula.

 

PRIMEIRA ATIVIDADE:

O professor conversa com os alunos sobre o acidente ocorrido com a Orca, verifica na turma quem acompanhou o caso e lê a notícia que se encontra no link abaixo:

 http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1504628-5598,00-ORCA+MATA+avTREINADORA+NO+PARQUE+SEAWORLD+NOS+EUA.html 

Veja a notícia retirada do link acima:

 ORCA MATA TREINADORA NO PARQUE SEAWORLD NOS EUA

 Uma treinadora de orcas morreu nesta quarta-feira no parque de entretenimento marinho "Seaworld" em Orlando (Flórida), aparentemente atacada por uma baleia, informaram um funcionário do parque e a polícia. "Uma de nossas mais experientes treinadoras de animais se afogou em um incidente com uma de nossas orcas nesta tarde", informou Dan Brown, gerente-geral do Seaworld. "Este é um momento extremamente difícil para os parques Seaworld", acrescentou Brown. Já o porta-voz Jim Solomon, da polícia do condado de Orange, negou informações dadas pela imprensa que indicavam que a baleia arrastou e atacou a treinadora no tanque. "Aparentemente, ela caiu e foi fatalmente ferida por uma das baleias", disse Salomon Segundo Victoria Biniak, que testemunhou o incidente, a orca atacou a treinadora após um show, no momento em que várias pessoas ainda permaneciam no local. "A orca a pegou (...) Foi muito rápido (...) Depois voltou girando pelo vidro (do tanque), deu um salto, agarrou a mulher pela cintura e começou a sacudí-la com violência (...) Então tocou a sirene e todos correram", disse Biniak à rede CNN. "Tilikum", que significa "amigo" na língua dos índios Chinook, é uma das baleias que participam dos famosos espetáculos com animais marinhos nos parques do "Seaworld", que incluem ainda golfinhos e focas. A orca Tilikum já esteve envolvida em outros incidentes, incluindo a morte, em 1991, de um treinador no centro "Sealand of te Pacific" no Canadá. Quase a metade das atrações do parque estava fechada quando ocorreu o incidente, informou uma rede de televisão local. jco/ma/LR

O professor pode ler a notícia através dos recursos multimídia, isto é, um projetor acoplado a um computador, em um laboratório de informática ou copiar a notícia e ler junto com a turma. Neste caso é importante que cada aluno tenha sua cópia para acompanhar a leitura comentada do professor.

Após a leitura o professor informa aos alunos que a Orca, conhecida como baleia assassina na verdade é um golfinho e apresenta como atividade para a turma uma pesquisa sobre este animal. Neste momento, explica que esta pesquisa servirá para uma atividade chamada de TRIBUNAL, aonde cada grupo irá através dos conhecimentos adquiridos, fazer a defesa de suas ideias, sobre a utilização desses animais em shows.

 Abaixo fotos da Orca, antes do acidente

Fonte: Google Imagens

SEGUNDA ATIVIDADE:

O professor então divide a turma em três grupos:

O primeiro grupo deverá procurar informações sobre a orca para defender a sua utilização em apresentações ao público.

O segundo grupo deverá procurar também informações sobre a orca, mas deverá buscar argumentos na pesquisa defendendo que estes animais não devem participar destas apresentações.

E o terceiro grupo deverá pesquisar também sobre a vida deste animal sem preparar nenhum argumento. Este terceiro grupo vai julgar qual grupo apresentou os melhores argumentos e será o vencedor da plenária.

O professor deve lembrar aos grupos que os argumentos deverão ser apresentados por escrito e haverá também um momento de defesa oral. O grupo que será avaliador, após se reunir, deverá apresentar a conclusão por escrito.

TERCEIRA ATIVIDADE:

O professor leva os alunos para a biblioteca da escola para que os grupos nesta primeira fase façam obrigatoriamente uma pesquisa sobre o animal estudado, devendo também, cada grupo apresentar ao professor uma parte escrita desta pesquisa.

Abaixo algumas sugestões de livros que podem colaborar na pesquisa dos alunos sobre as características deste animal:

Baleias E Golfinhos Coleção: INVESTIGANDO   Autor: SANTOS, MARCOS CESAR DE OLIVEIRA   Editora: ATICA   Assunto: INFANTO-JUVENIS - CIÊNCIAS

Baleias, Botos E Golfinhos  Autor: HETZEL, BIA   Autor: LODI, LILIANE Editora: NOVA FRONTEIRA-

Mini Larousse Dos Golfinhos E Baleias  Coleção: MINI LAROUSSE   Ilustrador: CHOUX, NATHALIE   Tradutor: SALERNO, SILVANA   Editora: LAROUSSE DO BRASIL   Assunto: INFANTO-JUVENIS - CIÊNCIAS

Site que trata do assunto das condições dos animais em cativeiro para apresentações ou que vivem em zoológicos aquáticos:

http://www.publico.pt/Sociedade/conferencia-mundial-em-lisboa-debate-bemestar-nos-parques-aquaticos_1426756 

O professor pode levar os alunos ao laboratório de informática para ler o site ou imprimir e levar para os grupos.

QUARTA ATIVIDADE:

Na próxima aula o professor precisa dar um tempo para os grupos combinarem como vão defender suas ideias, lembrando da importância da escrita de um texto com os argumentos a serem defendidos.

Neste momento é importante o professor ir passando pelos grupos para ajudar na preparação dos textos e também evitar que o grupo se disperse com assuntos que não são relativos ao trabalho.

É importante mostrar também que dados coletados na pesquisa sobre as características das Orcas devem fazer  parte dos argumentos dos grupos.

QUINTA ATIVIDADE:

Os dois grupos tiram par ou ímpar para decidirem quem começa a apresentação.

O primeiro grupo lê o texto que preparou para justificar a sua defesa, e depois o segundo grupo também procede da mesma forma.

O terceiro grupo considerado "júri" deve fazer anotações para depois justificar os motivos de escolher como vencedor um dos grupos.

O professor precisa dar um tempo para o grupo "júri" se reunir e depois apresentar suas conclusões.

É importante que o tempo todo o professor aponte para a importância dos argumentos serem pautados na pesquisa sobre o animal.

A exigência de um texto escrito pelo grupo, também é fundamental, pois além de ajudar os alunos a organizarem melhor a ideia que querem defender, também oferece a oportunidade de escrita coletiva, onde todos são responsáveis e, portanto, as interferências que cada membro do grupo faz, enriquece a capacidade de escrita da turma.  

SEXTA ATIVIDADE:

Depois de se reunirem, os integrantes do grupo denominado "júri", voltam para a turma e lêem o veredito, isto é, o grupo deverá ler um texto explicando os motivos que levaram o júri a decidir que animais como Orcas devem ou não serem utilizados em shows.

É importante lembrar que neste caso não existe uma resposta correta, o 'júri" pode decidir por qualquer proposta, desde que coloque em seu texto as argumentações para o veredito.

Recursos Complementares

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/tribunal-didatico-476158.shtml 

Neste link o professor poderá ter contato com uma outra aula que também utiliza de maneira diferente a proposta de um tribunal em sala de aula, ampliando seus conhecimentos desta atividade.

Avaliação

A avaliação de participação ocorrerá durante toda a aula. Através dos textos de defesa das ideias e da conclusão do grupo que será juri, o professor poderá fazer uma avaliação de como sua turma está elaborando textos, podendo atuar posteriormente, nas dificuldades mais recorrentes no grupo.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.