14/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Para a realização dessa aula é necessário que o professor faça um levantamento de quem já conhece jornal impresso.
Estratégia e recursos da aula
Diversos jornais, revistas, gibis, bilhetes, cartas, cardápios, receitas.
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, utilizando o espaço da sala de aula faça uma roda de conversa e leve vários jornais para a turma. Pergunte aos alunos se conhecem alguma forma da população ficar sabendo das notícias, se tem o costume de ler jornais, se alguém em casa tem o hábito de ler e se sabem para que serve. Estimule os alunos a falarem e conduza um debate sobre a função do jornal na sociedade. É de suma importância que os alunos entendam que o jornal é um veículo de comunicação e que é um dos meios mais rápidos de todas as pessoas ficarem informadas a respeito do que acontece no mundo. Destine um tempo para os alunos apreciarem e lerem o jornal. Em seguida, leve-os ao Laboratório de Informática e prepare o vídeo “História do Jornal Impresso” que você encontra no sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=FIVOOmI_wWo&feature=related
e também o vídeo “História do jornal impresso: fotocomposição”, disponível no sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=3rc0nE5kpxs
Depois de assistirem aos vídeos, socialize o que cada criança compreendeu sobre a história do jornal.
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, para essa atividade disponha de jornais e de outros portadores de textos como, revistas, gibis etc. Problematize com a turma a diferença que existe entre um texto jornalístico e outros tipos de texto, como, bilhetes, receitas, dentre outros, explique que jornalísticos são textos que têm como veículos jornais, periódicos, revistas, e que esses veículos agrupam várias estruturas textuais diferentes, por exemplo, num jornal, encontramos charges, notícias, reportagens, entrevistas, classificados, etc. Depois do diálogo, solicite um tempo de leitura para que cada criança escolha um jornal e faça a leitura do mesmo, tentando identificar a sua constituição. Antes de começarem, oriente-os para observarem o que aparece na primeira página, que tipo de notícia ou informação aparece no decorrer do jornal.
Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/diario/ler_jornais_01.jpg
Logo em seguida, peça para as crianças recortarem a parte que mais gostaram: notícia, classificado, charge, dentre outros. Solicite que colem o que recortaram no caderno e escrevam o que entenderam, depois peça para procurarem palavras que não sabem o significado e registrarem no caderno. Peça também para que justifiquem sua resposta, ou seja, escrever porque escolheram o texto que colaram.
3ªAtividade - aproximadamente 60 minutos
Para este momento, organize a turma em duplas e providencie uma reportagem para cada criança ou solicite que recortem do jornal. Procure fazer uma seleção prévia das reportagens, para evitar que vejam notícias que não são adequadas para faixa etária. Para interpretar uma notícia é necessário que as pessoas pensem em algumas perguntas, por exemplo: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?
Professor, você poderá trabalhar a reportagem de duas maneiras:
_ Na primeira você deverá providenciar uma reportagem para cada dupla ou solicitar que recortem do jornal. Em seguida, peça para as crianças interpretarem a reportagem respondendo oralmente essas perguntas: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê? . Concluída esta etapa solicite que registrem esta atividade no caderno ou em uma folha separada para fixar no mural.
_ Na segunda proponha aos alunos que realizem a atividade ao contrário. Você, professor, irá fornecer as respostas destas seis perguntas e as crianças irão redigir a notícia, ou seja, dessa maneira será criado o texto jornalístico. Após a realização da atividade, a turma poderá organizar um jornal falado, apresentando a notícia para outras turmas da escola.
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
As diferentes atividades realizadas nos mostrarão avanços e dificuldades da turma em relação ao conteúdo trabalhado na aula. A avaliação deve ser contínua em todo processo, observando a compreensão das crianças sobre o entendimento da função do jornal na sociedade, bem como dos tipos de textos contidos nos diferentes portadores de textos.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/05/2012
Quatro estrelasParabens, interessante este plano de aula!