Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


APRENDENDO A CONFECCIONAR UM GLOSSÁRIO

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca; Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Usar o dicionário e seus modos e convenções de uso;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa nas diversas fontes existentes: livros, periódicos, jornais e mídias eletrônicas;
  • Produzir textos, adequando-os à situação e ao público alvo;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Ampliar o conhecimento sobre um assunto específico.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor inicial;

Conhecer  dificuldades ortográficas para compreender diversos textos escritos.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA:

Materiais de pesquisa como mídias, enciclopédias, periódicos e dicionários.

ESTRATÉGIAS DA AULA:

A aula trata da confecção de um glossário, e neste caso, faremos um GLOSSÁRIO DE TERMOS DO FUTEBOL.

O professor pode aproveitar as orientações e atividades da aula para elaboração de outros Glossários, como o de palavras de um texto ou de outros temas. Esta aula foi pensada para este momento por que a COPA DO MUNDO, sempre motiva muito nossas crianças, sendo um tema da atualidade.

ATIVIDADE 1 :

O professor inicia a aula colocando no quadro ou fixando em um mural as palavras:

                     ESCANTEIO                                                                                                              PEDALADA

                                         TIRO DE META                                 CARRINHO                                      CENTRO-AVANTE

                       DRIBLE                              GOL DE PLACA                             ESCANTEIO                  PÊNALTI                             GOL DE BICICLETA                               

Pede-se que os alunos leiam as palavras e digam onde é comum encontrar estes termos.

É esperado que algum aluno diga que estas palavras são comuns no futebol, caso isso não ocorra, o professor dá essa informação.

Ao ler as palavras mais uma vez, o professor vai discutindo com a turma os conhecimentos do grupo sobre o que significa cada termo.

ATIVIDADE 2:

O professor pergunta aos alunos, se eles conhecem a origem de algumas dessas palavras e propõe a leitura conjunta do texto que se encontra no endereço abaixo:

http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/curiosidades/curiosityfootball.php 

OBS: O professor pode optar por levar seus alunos a um laboratório de informática e abrir a página para ler junto com os alunos, reproduzir a página em um projetor para a turma acompanhar a leitura, ou imprimir o texto, colocar as devidas referências e disponibilizar uma cópia para  cada aluno.

Após a leitura do texto o professor pergunta se a turma acha que estas palavras conhecidas de quem gosta de futebol, seriam conhecidas também por toda a população e sugere a confecção de um GLOSSÁRIO DE PALAVRAS DO FUTEBOL que também pode ser chamado de GLOSSÁRIO DA COPA com o objetivo de socializar o significado destes vocábulos. Veja abaixo uma sugestão para a capa do seu Glossário.

Pergunta-se então se todos sabem o que é um glossário.

O professor ouve as hipóteses da turma e apresenta em uma folha ou escreve no quadro para os alunos registrarem as definições a seguir:

Glossário - 1. Vocabulário de um livro em que se explicam palavras de significação obscura. 2. Vocabulário de um texto ou obra.

Fonte: Mini Aurélio - o minidicionário da língua portuguesa; Editora Nova Fronteira

Glossário s. m.1. Vocabulário que explica termos obscuros por meio de outros conhecidos. 2. Vocabulário dos termos técnicos de uma arte ou ciência.

Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=glossario  

ATIVIDADE 3:

Para a elaboração do glossário o professor divide a turma em grupos e pede que cada grupo pense e registre alguns termos comuns no futebol, colocando também o significado caso o grupo saiba. O professor pode disponibilizar nos grupos alguns dicionários para os alunos iniciarem uma pesquisa, mas como se trata de termos muito específicos de uma área, pode ser que nem todas as palavras sejam encontradas.

Sugestões de dicionários:

ATIVIDADE 4:

O professor lista no quadro junto com a turma todas as palavras elencadas pelos grupos. Neste momento discute as definições que cada grupo deu para as palavras, elimina as palavras repetidas e separa aquelas que ainda se encontram sem significado.

Enquanto vai lendo as palavras e seus significados escritos pelos grupos, o professor deve mediar as correções ortográficas necessárias, bem  como ajudar na elaboração dos textos que falam sobre o significado.

 ATIVIDADE 5:

Separada as palavras que ainda necessitam de significado o professor leva seus alunos para o laboratório de informática e solicita que procurem o significado destes termos.

Caso a escola ainda não disponha deste espaço com acesso a internet, o professor pode lançar outra estratégia:  A pesquisa popular. Onde a turma copia a lista dos termos ainda sem significado e leva para casa como tarefa de pesquisa.

Exemplo:  Pesquisar com a família e na comunidade o significado destes termos: (lista dos termos ainda sem significado) 

Faltando ainda a  explicação de algum termo, o professor encontra nos Recursos Complementares a indicação de alguns livros que tratam do assunto e podem ser fonte de consulta do professor para enriquecer o trabalho.

ATIVIDADE 6:

Quando todas as palavras já estiverem com seus significados desvendados, chega o momento de expor o trabalho de pesquisa realizado.

O glossário pode ficar exposto em um mural na própria sala ou em um mural na escola, onde poderá ser lido por toda a comunidade escolar.

Para montar o Glossário no mural, o professor deverá digitar em letras grandes, todas as palavras e seus significados e junto com a turma organizar em ordem alfabética as palavras e colocá-las no mural, fazendo junto com a turma o título: GLOSSÁRIO DO FUTEBOL

Abaixo um exemplo de como o professor deve trazer as palavras para serem recortadas, organizadas em ordem alfabética e coladas no mural.

Observação: O tamanho da letra deve ser compatível com o mural.

GOL - Linha ou quadro que a bola deve transpor como principal objetivo do jogo.

PÊNALTI - Falta máxima punida com chute direto a 11m do gol.

ATIVIDADE 7:

Após a confecção do Glossário converse com a turma sobre o que cada aluno achou de fazer o glossário, se aprenderam palavras novas que serão úteis no seu dia-a-dia e principalmente em épocas de copa do mundo quando o mundo do futebol fica mais próximo das pessoas.

Recursos Complementares

Livros indicados para ajudar o professor a conhecer mais sobre os termos do futebol:

A linha da bola (futebol de mulher para mulher)

Autora: Clara Albuquerque  Ed. GRYPHUS

Sinopse no link abaixo:

http://www.livrosdefutebol.com/catalogo_detail.asp?cod_produto=113 

Os livros abaixo se encontram disponíveis na Livraria Cultura, onde no site pode-se ler a sinopse.

Livros:

* O que é o futebol? - Histórias, Regras, curiosidades - coleção O que é

Autor: Armando Freitas   Ed. Casa da Palavra

*Almanaque do futebol sportv

Autores: Gustavo Poli

             Ledio Carmona   

Ed. Casa da Palavra

Veja no site abaixo a sinopse dos livros.

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/index.asp?lingua=POR&sid=18714922712424647367686425&k5=4114648&uid= 

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante toda a aula, verificando a atenção e o interesse dos alunos e a participação nas pesquisas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.