Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Montando personagens através de formas geométricas

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto,Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • propiciar a interação das crianças por meio de dinâmicas grupais;
  •  reconhecer figuras geométricas através de imagens formadas na dinâmica com cordões;
  •  construir a noção de figuras geométricas.
  •  estimular a imaginação e a criatividade através de imagens formadas por figuras geométricas;
  •  desenvolver a coordenação motora por meio de recortes e colagens;
  •  propiciar momentos de trabalho coletivo;
  • construir um personagem por meio das figuras geométricas criadas e recortadas.  
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que o professor tenha comentado com os alunos sobre as diversas figuras geométricas que existem.  

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula

Professor, você precisará levar para sala de aula: cordão, folhas de papel, giz de cera, cola, tesoura, papel pardo.

1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos

Professor, para o desenvolvimento dessa atividade, organize a turma em roda de modo que todos possam ficar de pé. Em seguida, explique aos alunos que todos irão participar da dinâmica do cordão sobre figuras geométricas.

A dinâmica acontecerá da seguinte forma:

Cada criança falará o que pensa sobre figuras geométricas: conceito, nomes de objetos que têm formas geométricas ou os próprios nomes das figuras (cada criança falará o nome de uma forma).

Para tanto, quem for começar ficará com o novelo do cordão, falará o que pensa a respeito das figuras geométricas, passará o cordão em volta do dedo e o jogará para a próxima criança que escolher. Enquanto as crianças falam, você poderá anotar suas falas.

Quando a última criança falar, com muito cuidado, todos irão se abaixar para pregar no chão o emaranhado de cordões.

Início da dinâmica:

Fonte: Acervo da autora

Fonte: Acervo da autora

Fonte: Acervo da autora

2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos

Professor, neste momento da atividade, organize uma folha de papel e um giz de cera para cada criança e solicite que coloque a folha sobre alguma parte do emaranhado de cordões para destacar possíveis formas geométricas. Depois que as crianças conseguirem destacar as formas geométricas, peça para colorirem cada figura de cor diferente, providencie caixas de giz de cera. Uma dica interessante é deixar as crianças colorirem procurando texturas na sala, por exemplo, colocar a folha em cima do chão ou na parede ou na lousa, dentre outros.

Fonte: Acervo da autora

Fonte: Acervo da autora

3ªAtividade - aproximadamente 60 minutos

Professor, depois que as crianças terminarem de colorir, organize a turma em grupos de quatro ou cinco crianças para montarem um personagem por meio de figuras geométricas, o grupo poderá assentar em círculo no chão.

Peça para cada criança recortar todas as figuras que formou em suas folhas e uni-las às figuras do grupo. Em seguida, coloque o papel pardo no meio de cada grupo e solicite que colem as figuras tentando montar um personagem.

Fonte: Acervo da autora

Fonte: Acervo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, avalie como foi o interesse da turma pela dinâmica e também pelas descobertas e montagem de formas geométricas. Verifique se os alunos conseguiram se expressar por meio da dinâmica, da descoberta das figuras geométricas e observe a coordenação motora no recorte e colagem.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.