14/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto,Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Para a realização dessa aula é necessário que o professor tenha comentado com os alunos sobre as diversas figuras geométricas que existem.
Estratégia e recursos da aula
Professor, você precisará levar para sala de aula: cordão, folhas de papel, giz de cera, cola, tesoura, papel pardo.
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, para o desenvolvimento dessa atividade, organize a turma em roda de modo que todos possam ficar de pé. Em seguida, explique aos alunos que todos irão participar da dinâmica do cordão sobre figuras geométricas.
A dinâmica acontecerá da seguinte forma:
Cada criança falará o que pensa sobre figuras geométricas: conceito, nomes de objetos que têm formas geométricas ou os próprios nomes das figuras (cada criança falará o nome de uma forma).
Para tanto, quem for começar ficará com o novelo do cordão, falará o que pensa a respeito das figuras geométricas, passará o cordão em volta do dedo e o jogará para a próxima criança que escolher. Enquanto as crianças falam, você poderá anotar suas falas.
Quando a última criança falar, com muito cuidado, todos irão se abaixar para pregar no chão o emaranhado de cordões.
Início da dinâmica:
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, neste momento da atividade, organize uma folha de papel e um giz de cera para cada criança e solicite que coloque a folha sobre alguma parte do emaranhado de cordões para destacar possíveis formas geométricas. Depois que as crianças conseguirem destacar as formas geométricas, peça para colorirem cada figura de cor diferente, providencie caixas de giz de cera. Uma dica interessante é deixar as crianças colorirem procurando texturas na sala, por exemplo, colocar a folha em cima do chão ou na parede ou na lousa, dentre outros.
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
3ªAtividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, depois que as crianças terminarem de colorir, organize a turma em grupos de quatro ou cinco crianças para montarem um personagem por meio de figuras geométricas, o grupo poderá assentar em círculo no chão.
Peça para cada criança recortar todas as figuras que formou em suas folhas e uni-las às figuras do grupo. Em seguida, coloque o papel pardo no meio de cada grupo e solicite que colem as figuras tentando montar um personagem.
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
Professor, avalie como foi o interesse da turma pela dinâmica e também pelas descobertas e montagem de formas geométricas. Verifique se os alunos conseguiram se expressar por meio da dinâmica, da descoberta das figuras geométricas e observe a coordenação motora no recorte e colagem.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!