Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de texto a partir da montagem de figuras geométricas

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto,Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • produzir texto coletivo;
  • sistematizar o uso, em textos produzidos, de aspectos ortográficos e gramaticais;
  • perceber a importância da escrita correta para o entendimento da informação.  
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha noção de figuras geométricas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula

Bandeira do Brasil

1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos

Professor, para essa primeira produção de texto, você poderá trabalhar antecipadamente com figuras geométricas, sugerimos as atividades da aula: Montando personagens através de formas geométricas, de minha autoria, postada neste portal.  

 Imagem do personagem: 

Fonte: Acervo da autora

 

Organize a turma em grupos e explique que irão fazer uma produção de texto ou uma história sobre o personagem construído. Você poderá deixar as crianças criarem livremente ou sugerir algumas dicas, por exemplo:

Vamos inventar uma história de um ser de outro planeta. Como ele vive, como é a escola onde ele estuda, o que tem de bom no seu planeta, quais os combinados que existe na turma onde o personagem estuda.          

Professor, caminhe pela sala e ajude as crianças a formarem frases coesas e a escreverem ortograficamente visando o entendimento de todo o grupo. Quando todos os grupos terminarem, peça para trocarem as produções de texto, e fazerem a leitura das mesmas, verificando se o grupo descreveu com clareza suas ideias. Em seguida, solicite que cada grupo leia em voz alta para a turma a sua produção.

Fonte: Acervo da autora

2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos

Professor, sugerimos que trabalhe com as seguintes figuras geométricas: retângulo, triângulo, quadrado, losango e círculo. Problematize com as crianças sobre os desenhos geométricos que estão presentes em diversos locais, constituindo vários objetos. Pergunte se conhecem algum objeto que tem o formato de alguma figura geométrica conhecida.  Após ouvir as opiniões, mostre a representação da bandeira do Brasil e pergunte se conhecem este símbolo que é conhecido em diversos lugares do mundo. Se formos analisá-la bem, notamos a presença de algumas figuras geométricas. Observe:

Fonte:http://www.monsores.net/blog/wp-content/uploads/2009/11/bandeira_do_brasil.gif 

Explique que a Bandeira é formada pela união das seguintes figuras:

 1 retângulo: verde

 1 losango: amarelo

 1 circunferência: azul

Fonte: Acervo da Autora

Professor, providencie diversas figuras e peça para as crianças montarem a Bandeira do Brasil. Se preferir desenho, oriente as crianças para desenharem a Bandeira do Brasil  no caderno quadriculado seguindo as medidas fornecidas por você. Aproveite para falar um pouco da importância deste símbolo para a nação. O que ele representa. Sugerimos o seguinte sítio: 

http://www.brasilrepublica.com/bandeiranacionalbr.htm 

3ªAtividade - aproximadamente 60 minutos

Professor, nesta etapa da atividade comente com as crianças que neste ano de 2010 acontecerá a Copa do Mundo de Futebol. Você poderá levá-las ao Laboratório de Multimídia para assistirem a um vídeo sobre a participação no Brasil nas copas. Sugerimos: História das Copas do Mundo - Espetacular – Documentário, disponível no sítio:

http://www.youtube.com/watch?v=zDZBibqBNaE 

Em seguida, organize a turma em grupos de quatro ou cinco crianças. Estabeleça um diálogo com a turma através de uma sondagem sobre o que sabem sobre a Copa do Mundo: local onde a mesma está acontecendo, países que participarão, se conhecem alguma bandeira..... Comente com elas que neste ano de 2010 a Copa do Mundo de Futebol acontecerá  na África. Solicite que a partir desse tema, as crianças construam um texto sobre o Brasil na Copa de 2010.

Após esse momento, convide cada grupo para fazer a leitura, depois faça uma votação para os alunos escolherem qual produção de texto será registrada no caderno de toda a turma. Após a escolha, peça licença ao autor da produção para que caso seja necessário possam façam a correção ortográfica, reestruturação de parágrafos de idéias, dentre outros. Fixe no mural todas as produções.  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, você deverá avaliar essa aula, por meio de observação das atividades propostas e registros individuais de cada aluno. Busque perceber se os alunos conseguiram compreender, através das atividades programadas, as características de algumas formas geométricas, bem como o compromisso na realização das atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • luiz felipe, casa , São Paulo - disse:
    luizfelipesuher@gmail.com

    26/09/2011

    Cinco estrelas

    eu achei muito legal por que incentiva o professor da gente a ser mais legal e dar atividades legais! eu sou luiz felipe e tenho 09 anos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.