14/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto,Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha noção de figuras geométricas.
Estratégia e recursos da aula
Bandeira do Brasil
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, para essa primeira produção de texto, você poderá trabalhar antecipadamente com figuras geométricas, sugerimos as atividades da aula: Montando personagens através de formas geométricas, de minha autoria, postada neste portal.
Imagem do personagem:
Fonte: Acervo da autora
Organize a turma em grupos e explique que irão fazer uma produção de texto ou uma história sobre o personagem construído. Você poderá deixar as crianças criarem livremente ou sugerir algumas dicas, por exemplo:
Vamos inventar uma história de um ser de outro planeta. Como ele vive, como é a escola onde ele estuda, o que tem de bom no seu planeta, quais os combinados que existe na turma onde o personagem estuda.
Professor, caminhe pela sala e ajude as crianças a formarem frases coesas e a escreverem ortograficamente visando o entendimento de todo o grupo. Quando todos os grupos terminarem, peça para trocarem as produções de texto, e fazerem a leitura das mesmas, verificando se o grupo descreveu com clareza suas ideias. Em seguida, solicite que cada grupo leia em voz alta para a turma a sua produção.
Fonte: Acervo da autora
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, sugerimos que trabalhe com as seguintes figuras geométricas: retângulo, triângulo, quadrado, losango e círculo. Problematize com as crianças sobre os desenhos geométricos que estão presentes em diversos locais, constituindo vários objetos. Pergunte se conhecem algum objeto que tem o formato de alguma figura geométrica conhecida. Após ouvir as opiniões, mostre a representação da bandeira do Brasil e pergunte se conhecem este símbolo que é conhecido em diversos lugares do mundo. Se formos analisá-la bem, notamos a presença de algumas figuras geométricas. Observe:
Fonte:http://www.monsores.net/blog/wp-content/uploads/2009/11/bandeira_do_brasil.gif
Explique que a Bandeira é formada pela união das seguintes figuras:
1 retângulo: verde
1 losango: amarelo
1 circunferência: azul
Fonte: Acervo da Autora
Professor, providencie diversas figuras e peça para as crianças montarem a Bandeira do Brasil. Se preferir desenho, oriente as crianças para desenharem a Bandeira do Brasil no caderno quadriculado seguindo as medidas fornecidas por você. Aproveite para falar um pouco da importância deste símbolo para a nação. O que ele representa. Sugerimos o seguinte sítio:
http://www.brasilrepublica.com/bandeiranacionalbr.htm
3ªAtividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, nesta etapa da atividade comente com as crianças que neste ano de 2010 acontecerá a Copa do Mundo de Futebol. Você poderá levá-las ao Laboratório de Multimídia para assistirem a um vídeo sobre a participação no Brasil nas copas. Sugerimos: História das Copas do Mundo - Espetacular – Documentário, disponível no sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=zDZBibqBNaE
Em seguida, organize a turma em grupos de quatro ou cinco crianças. Estabeleça um diálogo com a turma através de uma sondagem sobre o que sabem sobre a Copa do Mundo: local onde a mesma está acontecendo, países que participarão, se conhecem alguma bandeira..... Comente com elas que neste ano de 2010 a Copa do Mundo de Futebol acontecerá na África. Solicite que a partir desse tema, as crianças construam um texto sobre o Brasil na Copa de 2010.
Após esse momento, convide cada grupo para fazer a leitura, depois faça uma votação para os alunos escolherem qual produção de texto será registrada no caderno de toda a turma. Após a escolha, peça licença ao autor da produção para que caso seja necessário possam façam a correção ortográfica, reestruturação de parágrafos de idéias, dentre outros. Fixe no mural todas as produções.
Professor, você deverá avaliar essa aula, por meio de observação das atividades propostas e registros individuais de cada aluno. Busque perceber se os alunos conseguiram compreender, através das atividades programadas, as características de algumas formas geométricas, bem como o compromisso na realização das atividades.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/09/2011
Cinco estrelaseu achei muito legal por que incentiva o professor da gente a ser mais legal e dar atividades legais! eu sou luiz felipe e tenho 09 anos.