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Móveis e objetos da sala de aula em espanhol

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer, em espanhol, o nome dos móveis e objetos da sala de aula.
  • Utilizar o vocabulário aprendido em situações interativas cotidianas.

Duração das atividades
2 encontros de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Variações linguísticas em espanhol: prosódia e regionalismo.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Para introduzir o tema da aula, o professor trará, em uma caixa ou sacola surpresa, imagens de móveis e objetos utilizados na sala de aula.  À medida em que for mostrando cada objeto, perguntar aos alunos: Cómo se dice (cadeira) en castellano/español?

FONTE: http://guisalla.files.wordpress.com/2009/09/cadeira.jpg

Outra estratégia é realizar uma dinâmica de grupo, quando a caixa ou a sacola surpresa será passada de mão em mão, enquanto é tocada uma música animada, em espanhol. A música será interrompida algumas vezes, pelo professor, e onde a caixa ou a sacola parar, o aluno que estiver com ela nas mãos será responsável por retirar uma imagem de dentro, mostrar para a classe e responder a pergunta base.

Caso o aluno não disponha do vocabulário necessário, os demais colegas poderão ajudá-lo na resposta ou até mesmo o próprio professor, no caso da turma não saber, já que o objetivo é ensinar/compartilhar sentidos/significados. Nos momentos de interrupção da música, o professor deve se preocupar com a contemplação do maior número de alunos possível, evitando a repetição de pessoas.

2º MOMENTO:

Após essa atividade introdutória, o professor fará, na lousa ou no quadro negro, uma lista dos móveis e objetos de sala de aula contemplados. Se desejar, poderá completá-la com a iserção de outras sugestões dos alunos.

Outra possibilidade a ser explorada  neste momento é a variação vocabular, derivada de regionalismos, como o que acontece com o verbete computadorordenador, computadora. Se for o caso, o professor e os alunos poderão consultar algum dicionário eletrônico, como, por exemplo, Dicionário Virtual Escolar Michaelis - Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/escolar/espanhol/index.php?typePag=apendice&languageText=espanhol-portugues>. Acesso em: 13 de junho de 2010.    

3º MOMENTO:

Em seguida, o professor solicitará que os alunos organizem individualmente os itens da lista, feita no 2º momento, em ordem alfabética. Para isso, utilizarão o caderno, quando observarão a primeira lista e a transformarão, utilizando o critério dado. Ao término dessa atividade, o professor fará uma correção coletiva, reescrevendo a lista com os alunos.

4º MOMENTO:

O professor fará um bingo de palavras, utilizando o vocabulário ensinado durante a aula. Para isso, deverá confeccionar, previamente, as cartelas que serão utilizadas no jogo. Sugerimos duas possibilidades de realização da atividade:

a) O professor sorteará o nome de um objeto ou móvel da sala de aula, escrito em português, e os alunos terão que marcar o seu correspondente em espanhol, caso o tenham na cartela;

b) o professor sorteará o nome de um objeto ou móvel da sala de aula, escrito em espanhol, e os alunos terão que marcar a mesma palavra ou o seu sinômino, caso tenham na cartela. O professor também poderá variar o acento/a pronúncia das palavras, criando, assim, um outro nível de dificuldade para a atividade.

Recursos Complementares

Guia Prático de Espanhol - Disponível em: <http://www.guiapraticodeespanhol.com.br/2009/12/clase-vs-aula-vocabulario.html>. Acesso em: 13 de junho de 2010.   

Avaliação

A turma será dividida em dois grupos, quando um aluno por vez fará uma mímica para o seu próprio grupo adivinhar, referente ao vocabulário explorado durante a aula, durante, no máximo, 30 segundos. Após ser dada a resposta certa pelo grupo, o professor incitará os alunos a dizerem as possibilidades de sinônimo e de pronúncia para o vocábulo em questão.

Outra forma de utilizar essa mesma estrategia é ir convidando os alunos que se propõem a participar da atividade, um a um, sem dividir a turma em grupos. Assim, todos os que estiverem na plateia poderão adivinhar o que está sendo comunicado pelo aluno-mímico.

No fim da aula, o professor deve enfatizar a importância dos alunos incorpararem os termos estudados em situações cotidianas da sala de aula.

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