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Biomecânica e movimento dos seres vivos.

 

08/07/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o movimento e biomecânica dos seres vivos. Analisar aspectos evolutivos envolvidos nos movimentos e biomecânica dos seres vivos. 

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de evolução.

Estratégias e recursos da aula

Todo ser vivo se movimenta? Inicie a aula perguntando isto aos alunos. Quais são os seres vivos que não se movimentam? Isto quer dizer que eles não tem músculos (tecido muscular)? Discuta estas questões com os alunos, e peça que eles anotem suas colocações em seus cadernos.

Apresente o vídeo para os alunos, Movimento da ameba, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=V1644oLsfas (acessado dia 13/06/10).

 Animais simples como a ameba tem músculos? Então como explicar que eles se movimentam? Estas perguntas podem gerar o ponto de partida para a pesquisa direcionada.

ATIVIDADE - PESQUISA DIRECIONADA

Leve os alunos ao laboratório de informática. Divida a turma em 11 equipes. Cada equipe deverá pesquisar sobre o movimento nos seres vivos como um todo e um tema específico do movimento, em um grupo de animais. Selecionamos nos recursos adicionais uma série de sítios que podem ajudar os alunos nesta pesquisa. Determine uma aula no laboratório de informática para a pesquisa, caso os alunos necessitem de mais, eles deverão se encontrar no contraturno. Instrua os alunos a citarem os sítios pesquisados, inclusive das imagens que eles venham a colocar na pesquisa.

1- Movimento nos seres  vivos;

2- Movimento em organismos unicelulares;

3- Movimento em invertebrados como esponjas, cnidários e vermes;

4- Movimento nos anelídeos;

5- Movimento nos moluscos;

6- Movimento nos equinodermatas;

7- Movimento nos peixes;

8- Movimento nos anfíbios;

9- Movimento nos répteis;

10- Movimento nas aves (em especial como se dá o vôo);

11- Movimento nos mamíferos.

12- Movimento nas plantas.

Após a pesquisa os alunos deverão organizar e sintetizar o conhecimento que adquiriram. Instrua-os a montar um texto simples, direto e que abranja o conteúdo, usando das próprias palavras dos alunos. A equipe deverá estruturar a pesquisa para apresentar à turma na forma de seminário.

ATIVIDADE - APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO

Para a montagem da apresentação, os alunos poderão utilizar o laboratório de informática, estruturando a pesquisa na forma de slides. Uma ferramenta interessante é o sítio Slideshared (disponível em: http://www.slideshare.net acessado dia 13/06/10).  Para o professor saber como utilizar este recurso com os alunos, selecionamos um tutorial dentro do próprio Slideshared, disponível em: http://www.slideshare.net/taisrg/slideshare-passo-a-passo  (acessado dia 13/06/10).As apresentações dos alunos poderão ser publicadas na internet e também salvas em pen-drive para apresentar em sala de aula.

 Instrua os alunos a utilizar de maneira apropriada o conteúdo pesquisado, aliando com imagens e até vídeos que tenham conseguido na internet. Recomende atenção de todos os alunos, com as apresentações dos colegas. Para intensificar esta atenção, o professor poderá propor um relatório do que cada grupo apresentou, que os alunos devem fazer individualmente, registrando as informações mais importantes de cada apresentação no caderno.

No Laboratório de Informática

Aqui o professor poderá mostrar aos alunos vários recursos entre vídeos e animações que mostram o funcionamento das estruturas responsáveis pelo movimento nos seres vivos. Após a visualização de cada recurso, recomendamos que o professor discuta com os alunos aspectos pertinentes do tema, que possibilite a reflexão e aprofundamento do conhecimento.

Os seres vivos mais primitivos são os organismos celulares, como os protozoários.

Peça que os alunos busquem na internet vídeos que mostrem o movimento nestes organismos. Após esta rápida pesquisa, mostre aos alunos o recurso abaixo:

Exemplos de organismos ciliados e flagelados  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10879  acessado dia 13/06/10).

Que estruturas estão envolvidas nos movimentos destes organismos? De que forma é produzida a energia para se movimentar? E quais os estímulos que levam estes organismos simples a se movimentarem? (os alunos devem escrever suas contribuições no caderno, elas serão importantes para a próxima atividade).

Apresente o vídeo a seguir:

Cnidárias coloniais, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZNP42ODT1f4&feature=player_embedded  (acessado dia 13/06/10). Estes animais apresentam movimentos? De que tipo? Para entender um pouco mais, mostre o próximo vídeo que apresenta mais detalhes dos cnidários. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9Vu6TO-KOxg&feature=related  (acessado dia 13/06/10). Estes organismos tem tecido muscular? E músculos? Há alguma estrutura especializada de movimento? De que forma ocorre os movimentos nestes animais? (os alunos devem escrever suas contribuições no caderno, elas serão importantes para a próxima atividade).

  Zoologia - invertebrados I (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9724, acessado dia 13/06/10). 

Zoologia - invertebrados II (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9731, acessado dia 13/06/10). 

Peça que os alunos façam uma tabela comparativa no caderno, e preencham os dados de cada grupo animal apresentado nos recursos relacionando-os com o tipo de movimento que desenvolvem, estruturas de movimento que possuem (ou células) e adaptações para movimento.

E os animais vertebrados? Qual o tipo de estrutura que eles possuem que lhes garantem movimento? Apresente o tecido muscular através da animação Contração Muscular.

Contração muscular (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10087,   acessado dia 13/06/10).

Como ocorre a contração muscular nos grupos de vertebrados? Que tipo de movimento os peixes, as cobras, os sapos, a baleia, as aves em geral são capazes de fazer, como os músculos se comportam nestes movimentos? (os alunos devem escrever suas contribuições no caderno, elas serão importantes para a próxima atividade).

ATIVIDADE - PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO ON-LINE DE LIVRETO

Organize os alunos em equipes (pode ser as mesmas equipes das atividades iniciais). Eles deverão organizar todo o conteúdo que já aprenderam sobre movimentos, e direcionar um foco sobre o grupo animal que eles pesquisaram no início. Devem montar um material de estudos, com imagens, sítios de animações e vídeos, curiosidades e informações importantes sobre o grupo e como ele se movimenta. A partir desta organização, o professor encaminhará a publicação on-line do livreto "Movimento nos seres vivos". Para isto, o professor deve se cadastrar no sítio: http://www.tikatok.com/  (acessado dia 13/06/10). O cadastro é muito simples, deve-se clicar em "Join Now", fornecer seu nome completo, nome de usuário (username), e-mail e senha. O sítio enviará um e-mail para ativação de sua conta no Tikatok. A partir daí o professor (e os alunos que se cadastrarem) poderão acessar o sítio e começar seu livreto, clicando em Create new book. Abre-se 3 alternativas de livreto. Sugerimos que clique no terceiro exemplo. O sítio abre uma nova página, que é a página de edição do livreto. Os alunos podem colocar seus nomes, editar o título e inserir figuras e textos ao longo das páginas. Ao final, eles poderão salvar e terão os livros publicados no sítio (para imprimir é necessário pagar, mas é possível salvar em pdf o livreto - com marca dágua).

CONTEXTUALIZANDO

 O quanto é importante o movimento? Nos seres vivos, ele é importante para a sobrevivência (relação presa predador e alimentação). E entre os seres humanos? O que o movimento permite fazer? Peça que os alunos elenquem tudo que é possível ser feito graças aos músculos e que dependem de nossos movimentos. Qual a modificação evolutiva que permitiu ao ser humano conseguir todas estas atividades? (o andar bípede libertou as mãos e o polegar opositor possibilitou o movimento de pinça). Discuta com os alunos sobre estas questões e depois introduza o tema dos portadores de necessidades especiais, principalmente os cadeirantes (paraplegia e tetraplegia). Quais as dificuldades que eles enfrentam na limitação de movimentos? Que adaptações podem ser feitas para dar a eles maior liberdade e independência?

ATIVIDADE - CAMPANHA PUBLICITÁRIA - VIDA EM MOVIMENTO

Organize os alunos em equipes e peça que eles reflitam sobre a problemática acima e montem uma apresentação que represente tudo o que envolve o movimento (músculos, seres vivos que se movimentam, atividades humanas com movimento) e a situação dos cadeirantes no nosso país. Incentive que eles busquem diversos materiais na internet e demais mídias (revistas, vídeos, áudios, etc) e montem sua apresentação. Elas serão apresentadas primeiramente para a turma e se o professor achar pertinente, poderá pedir que apresentem para toda a escola e comunidade, em um momento oportuno.

Incentive os alunos a usarem dos dispositivos midiáticos disponíveis na escola (TV multimídia, projetor, data-show, rádio, DVD player, etc). Eles devem associar a apresentação dos conteúdos (que podem ser com o uso de cartazes ou de slides apresentados por computador e projetor) com as mídias pesquisadas e organizadas para melhorar a compreensão das idéias que eles desejam transmitir.

Será que os alunos conseguem visualizar que o que temos de movimentos refinados enquanto seres humanos é resultado de uma extensa linha evolutiva? Que os seres vivos que eles pesquisaram e apresentaram no início das aulas mostram ganhos evolutivos de movimento quanto mais derivados (evoluídos) se apresentam? Para tanto, peça aos alunos que montem uma linha evolutiva dos seres vivos, baseando-se nos quadros evolutivos que mostram o surgimento dos grupos de seres vivos e colocando em cada grupo o tipo de movimento que eles apresentam. Eles podem rascunhar esta linha do tempo evolutiva no caderno, para depois passar a limpo em cartazes (ou papel bobina) e apresentar a evolução do movimento para a escola (colocando os cartazes em local de grande visibilidade pelos alunos de toda a escola).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Zoologia - invertebrados I Hipertexto
Exemplos de organismos ciliados e flagelados Animação/simulação
Contração muscular Animação/simulação
Zoologia - invertebrados II Hipertexto
Recursos Complementares

Sítios para pesquisa

Brasil Escola, movimentos vegetais, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/movimentos-vegetais.htm  (acessado dia 13/06/10).

Movimento em anelídeos, disponível em: http://www.biology.ualberta.ca/courses.hp/zool250/animations/Earthworm.swf  (acessado dia 13/06/10).

Sistema muscular, disponível em: http://www.afh.bio.br/sustenta/Sustenta4.asp (acessado dia 13/06/10). 

Tecido muscular, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/tecido-muscular.htm (acessado dia 13/06/10).  

Força x resistência, qual a diferença muscular, disponível em: http://arcadenoe.multiply.com/journal/item/39 (acessado dia 13/06/10).   

Portal Brasil, os invertebrados, disponível em: http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_invertebados_platelmintos.htm (acessado dia 13/06/10). 

Biomania, aparelho locomotor, disponível em: http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=2790 (acessado dia 13/06/10).  

Toda Biologia, protozoários, disponível em: http://www.todabiologia.com/zoologia/protozoarios.htm  (acessado dia 13/06/10).  

Outros planos de aula

Revista Nova Escola, A mecânica do corpo humano, disponível em:http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/mecanica-corpo-humano-427131.shtml (acessado dia 13/06/10).

Portal do Professor, Planta se move?, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4904 (acessado dia 13/06/10).  

Avaliação

Avalie a participação dos alunos e a produção que eles fizeram. É interessante ressaltar a cada atividade quais critérios o professor vai observar para avaliação. Explicite estes critérios, de modo que os alunos saibam onde devem caprichar para garantir uma boa nota.

PESQUISA - Aqui o professor poderá analisar a quantidade e a relevância dos sítios pesquisados, além do poder de síntese dos alunos ao trabalhar com o conteúdo transformando-o em texto.

SEMINÁRIO - O professor pode analisar o poder de síntese, a ortografia e gramática dos slides, o bom uso de imagens e vídeos ilustrativos, a escolha do conteúdo a ser apresentado, a profundidade da abordagem, a postura da equipe, a oralidade e o domínio do conteúdo pesquisado.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA - Nesta atividade os alunos podem ser avaliados na maneira de apresentação, oralidade, criatividade, sensibilidade acerca do tema, profundidade de abordagem e uso de mídias que ilustrem da melhor forma a ideia que eles querem passar.

PRODUÇÃO DE LIVRETO - Aqui o professor poderá avaliar a grafia correta e gramatical do texto, o uso de imagens, o conteúdo (se está correto e se foi completamente abordado, nível de profundidade da abordagem), criatividade, entre outros critérios.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniões

  • José, FMJ , Ceará - disse:
    vitorino_medicalcariri@hotmail.com

    21/01/2013

    Cinco estrelas

    Excelente seu planejamento; pois demonstra o entusiasmo com o qual qualifica o seu pafrão de ensino. Parabéns!


  • Virginia Chacon de Almeida, Sistema Ético de Ensino , São Paulo - disse:
    virchacon@yahoo.com.br

    02/09/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua aula, pois mostra que é possível ensinar biologia sem "decorebas" e de uma forma prazerosa.Tenho certeza de que esta é a melhor maneira de aprender: o aluno buscando os conhecimentos, o professor mediando o trabalho e no final a troca de conhecimentos entre os grupos, que é muito rica e muito mais consistente. Parabéns!


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