08/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
O aluno aprenderá as características deste gênero e o seu uso real. Aprenderá também os aspectos básicos que um “letrado digital” deve conhecer para que possa fazer uso deste meio de comunicação. O aprendiz produzirá um email.
Observação: Esta sequência didática deve ser feita com apoio de um laboratório de informática e internet.
-Para saber mais sobre a história dos emails, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail (acesso em 09/06/2010)
- os alunos deverão conhecer o uso e formas do Simple Past e Wh-questions.
Atente-se ao conceito de letramento digital e sua importância no contexto educacional atual. Para saber mais sobre este conceito, acesse: http://www.universia.com.br/gestor/materia.jsp?materia=12384
(Acesso em: 09/06/2010)
Observação: esta aula deve ser feita no laboratório de informática.
O primeiro passo é esclarecer aos alunos o que é um email, e para que serve. Use o endereço fornecido em Conhecimento Prévio, caso tenha necessidade.
Observação: Caso o professor não tenha um email, siga as instruções dadas durante a motivação desta sequência para criar um. Relate aos aprendizes que existem várias empresas que fornecem emails gratuitos e com capacidade de armazenamento ilimitado. (Yahoo,Gmail,Hotmail, etc)
(Para o professor e alunos)
Observação: Trabalharemos apenas com três possibilidades de email nesta parte da aula (Yahoo, Gmail e Hotmail).
O professor deve escolher um dos três para seguir com o restante da sequência didática.
Vá ao endereço: www.hotmail.com (acesso em 09/06/2010)
Clique em INSCREVA-SE para obter seu email. Preencha os dados e anote-os para não esquecer.
Acesse: https://login.yahoo.com/config/login?.intl=br&.partner=&.last=&.src=ym&.pd=ym_ver%3D0%26c%3D%26ivt%3D%26sg%3D&pkg=&stepid=&.done=http%3a//mail.yahoo.com (acesso em 09/06/2010)
Clique em CADASTRE-SE para obter sua conta Yahoo!. Preencha os dados e anote-os para não esquecer.
Visite o site: www.gmail.com (acesso em 09/06/2010)
Clique em CRIAR UMA CONTA para obter sua conta Gmail.
Preencha os dados e anote-os para não esquecer.
Depois que o professor ajudar os alunos a criarem sua conta de email, mande aos mesmos a seguinte mensagem:
Aproveite para ensinar aos alunos os conceitos de attach, attachment, sign in, log in, log out, sign out, sent mail, draft, inbox, outbox, folders, compose mail, filters, settings. Esses são termos que aparecem quando emails são escritos.
Peça aos alunos que respondam a questão proposta e ensine-os o sentido desses termos.
Antes de começar esta aula, o professor deverá certificar-se de que os alunos possuem o email de toda a sala. Para isso, organize uma lista na qual conste: nome do aluno e email. Peça que cada um repasse essa lista para sua caixa de contatos.
OBS: Caixa de contatos é o lugar apropriado para armazenamento de endereços eletrônicos de terceiros. Normalmente, pede-se o nome do contato, sobrenome e endereço eletrônico. Todos devem ter o email de todos.
Peça-os que respondam a pergunta inserida no email da aula 1 e que enviem como cópia para o restante da sala. Explique que eles devem escrever na caixa indicada para mensagem, colocar o endereço das pessoas que o receberão e clicar em enviar.
OBS: Observe dúvidas quanto ao vocabulário, pontos gramaticais e parte tecnológica.
Incentive os aprendizes a, assim que receberem os emails, lerem os mesmos e fazer perguntas à pessoa que o enviou. Exemplo:
P - “What did you do in your last weekend?”
S1 – I went to my father’s house.
S2 – What time did you arrive there? (sugestão)
Dessa forma, os alunos terão oportunidade de, mesmo por escrito, fazer perguntas e checar vocabulário e conhecimento prévio uns dos outros.
Observação: Esclareça que todos os emails devem ser encaminhados ao professor.
Sugestão:Trabalhe com os alunos em grupos. Cada grupo troca correspondência com outro grupo.
Durante esta aula, deve ser salientado o conceito de email. Realce, por exemplo, a diferença entre email e uma carta convencional.
Pergunte aos alunos:
Are there differences between emails and letters?
Anote no quadro as respostas dos alunos. Eles deverão tomar nota do que foi dito para posterior estudo. Esclareça que o email é uma versão tecnológica da carta, que surgiu devido o aparecimento da internet.
Com os grupos formados na aula 2, peça que os alunos escrevam como foi o final de semana de um determinado membro de outro grupo. Determine que alguns grupos escreverão emails e outros apresentarão cartas. Novamente, os aprendizes que escreverem o email, deverão fazê-lo e enviá-lo para toda a classe. Aqueles que ficaram incumbidos de escrever cartas, deverão apresentá-las de forma legível para que todos leiam.
Dictionary.com
Acesso em 09 de junho de 2010
Novamente em grupos, se preferir poderá manter os grupos feitos durante a sequência, os alunos deverão escrever emails. Encoraje-os a utilizarem todos os conceitos usados no decorrer das aulas. Determine que todos os emails deverão ser encaminhados para que você possa avaliá-los.
Como conteúdo do email, peça-os que responda a seguinte pergunta:
What is the most interesting book you read?
Cada grupo deverá escolher dois títulos e detalhar a história dos mesmos por email.
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