Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Email e o passado!

 

08/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá as características deste gênero e o seu uso real. Aprenderá também os aspectos básicos que um “letrado digital” deve conhecer para que possa fazer uso deste meio de comunicação. O aprendiz produzirá um email.

Observação: Esta sequência didática deve ser feita com apoio de um laboratório de informática e internet.  

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Para saber mais sobre a história dos emails, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail (acesso em 09/06/2010)

- os alunos deverão conhecer o uso e formas do Simple Past e Wh-questions.   

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Atente-se ao conceito de letramento digital e sua importância no contexto educacional atual. Para saber mais sobre este conceito, acesse: http://www.universia.com.br/gestor/materia.jsp?materia=12384  

(Acesso em: 09/06/2010)

Motivação.

Observação: esta aula deve ser feita no laboratório de informática.

 O primeiro passo é esclarecer aos alunos o que é um email, e para que serve. Use o endereço fornecido em Conhecimento Prévio, caso tenha necessidade.   

Observação: Caso o professor não tenha um email, siga as instruções dadas durante a motivação desta sequência para criar um.   Relate aos aprendizes que existem várias empresas que fornecem emails gratuitos e com capacidade de armazenamento ilimitado. (Yahoo,Gmail,Hotmail, etc)   

(Para o professor e alunos)

Criando um email:

Observação: Trabalharemos apenas com três possibilidades de email nesta parte da aula (Yahoo, Gmail e Hotmail). 

O professor deve escolher um dos três para seguir com o restante da sequência didática.   

Hotmail

Vá ao endereço: www.hotmail.com (acesso em 09/06/2010)    

Clique em INSCREVA-SE para obter seu email. Preencha os dados e anote-os para não esquecer.   

Yahoo

Acesse: https://login.yahoo.com/config/login?.intl=br&.partner=&.last=&.src=ym&.pd=ym_ver%3D0%26c%3D%26ivt%3D%26sg%3D&pkg=&stepid=&.done=http%3a//mail.yahoo.com (acesso em 09/06/2010)    

Clique em CADASTRE-SE para obter sua conta Yahoo!. Preencha os dados e anote-os para não esquecer.   

Gmail  

 Visite o site: www.gmail.com (acesso em 09/06/2010)    

Clique em CRIAR UMA CONTA para obter sua conta Gmail.

Preencha os dados e anote-os para não esquecer.   

Depois que o professor ajudar os alunos a criarem sua conta de email, mande aos mesmos a seguinte mensagem:  

 “What did you do in your last weekend?”  

Aproveite para ensinar aos alunos os conceitos de attach, attachment, sign in, log in, log out, sign out, sent mail, draft, inbox, outbox, folders, compose mail, filters, settings. Esses são termos que aparecem quando emails são escritos.

Peça aos  alunos que respondam a questão proposta e ensine-os o sentido desses termos.

 Aula 2

Antes de começar esta aula, o professor deverá certificar-se de que os alunos possuem o email de toda a sala.   Para isso, organize uma lista na qual conste: nome do aluno e email. Peça que cada um repasse essa lista para sua caixa de contatos.

OBS: Caixa de contatos é o lugar apropriado para armazenamento de endereços eletrônicos de terceiros. Normalmente, pede-se o nome do contato, sobrenome e endereço eletrônico. Todos devem ter o email de todos.  

 Peça-os que respondam a pergunta inserida no email da aula 1 e que enviem como cópia para o restante da sala.   Explique que eles devem escrever na caixa indicada para mensagem, colocar o endereço das pessoas que o receberão e clicar em enviar.   

OBS: Observe dúvidas quanto ao vocabulário, pontos gramaticais e parte tecnológica.   

Incentive os aprendizes a, assim que receberem os emails, lerem os mesmos e fazer perguntas à pessoa que o enviou. Exemplo:   

P - “What did you do in your last weekend?”

S1 – I went to my father’s house.

S2 – What time did you arrive there? (sugestão)   

Dessa forma, os alunos terão oportunidade de, mesmo por escrito, fazer perguntas e checar vocabulário e conhecimento prévio uns dos outros.

Observação: Esclareça que todos os emails devem ser encaminhados ao professor.   

Sugestão:Trabalhe com os alunos em grupos. Cada grupo troca correspondência com outro grupo.   

Aula 3

Durante esta aula, deve ser salientado o conceito de email. Realce, por exemplo, a diferença entre email e uma carta convencional.

Pergunte aos alunos:

Are there differences between emails and letters?

Anote no quadro as respostas dos alunos. Eles deverão tomar nota do que foi dito para posterior estudo. Esclareça que o email é uma versão tecnológica da carta, que surgiu devido o aparecimento da internet.

Com os grupos formados na aula 2, peça que os alunos escrevam como foi o final de semana de um determinado membro de outro grupo. Determine que alguns grupos escreverão emails e outros apresentarão cartas. Novamente, os aprendizes que escreverem o email, deverão fazê-lo e enviá-lo para toda a classe. Aqueles que ficaram incumbidos de escrever cartas, deverão apresentá-las de forma legível para que todos leiam.

Recursos Complementares
Avaliação

Novamente em grupos, se preferir poderá manter os grupos feitos durante a sequência, os alunos deverão escrever emails. Encoraje-os a utilizarem todos os conceitos usados no decorrer das aulas. Determine que todos os emails deverão ser encaminhados para que você possa avaliá-los.

Como conteúdo do email, peça-os que responda a seguinte pergunta:

What is the most interesting book you read?

Cada grupo deverá escolher dois títulos e detalhar a história dos mesmos por email.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.