02/08/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
a) Conhecer a dinâmica geral do Flagbol;
b) Conhecer em linhas gerais a origem do Flagbol;
c) Vivenciar possibilidades de variações do Flagbol.
É necessário que a turma já domine o conceito de esporte e o conhecimento acerca dos elementos que caracterizam essa prática social.
Atividade 1: O que é flagbol?
Iniciar a aula convidando a turma para aprender um esporte diferente: o Flagbol. Perguntar se eles já ouviram falar ou se já assistiram na TV. Em seguida, apresentar os seguintes vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=6E2MYf_pShw
http://www.youtube.com/watch?v=pfvHOF5FzPk
http://www.youtube.com/watch?v=XrjTsaAotBM
http://www.youtube.com/watch?v=VO23n6Sbw1k (acessos em 19/06/2010)
Após apresentação dos vídeos, explicar que trata-se de um esporte criado a partir de uma variação mais suave do futebol americano e tem por objetivo avançar territorialmente em direção à zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown (pontuação máxima). Cada jogador utiliza duas fitas, uma em cada lado da cintura, presas por um velcro a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento da bola. O contato físico voluntário é considerado falta.
Atividade 2: Sobre a história e as regras do flagbol
Neste momento, o professor poderá destacar que as práticas corporais em geral, e os esportes em particular, são criados em diferentes momentos históricos e atendendo a algum tipo de interesse e necessidade. No caso do flagbol, ele começou a se desenvolver como modalidade esportiva no início dos anos 40, em bases militares americanas de forma recreativa para os soldados. Durante os anos 50, já haviam ligas recreativas locais em várias regiões dos EUA, sendo que em 1960 surgiu a primeira liga nacional americana na cidade de St. Luis. Posteriormente, o esporte consolidou-se em vários países através de programas, torneios e criação de ligas nacionais. No fim dos anos 90, foi fundada a Federação Internacional de Flag Football (IFFF), que organiza a Copa do Mundo de Flag Football, sua principal competição internacional. Sua primeira edição foi realizada em 2000 na cidade de Cancun - México. No Brasil, este esporte começou a ser inserido em escolas do ensino fundamental da cidade de São Paulo no ano de 1999.
Sendo uma versão do futebol americano, as regras básicas do Flag são similares às do jogo profissional, mas em vez de derrubar o jogador com a bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita (Flag) para parar um down (faze-lo parar). O Flag foi desenvolvido para minimizar lesões que o Football americano poderia causar, bem como baratear a prática do esporte, já que os equipamentos destes são mais caros.
Em seguida apresentar para a turma as imagens dos equipamentos oficiais de flagbol e algumas regras.
EQUIPAMENTOS:
BOLA DE FLAGBOL - CINTOS COM AS FLAGS - CAMPO DE JOGO
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/flagbol/imagens/flagbol.gif
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/flagbol/imagens/flagbol-1.jpg
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/flagbol/imagens/flagbol-2.jpg
(Acessos em 19/06/2010)
REGRAS ADAPTADAS DO FLAGBOL:
a) Nesta modalidade não existe contato físico e os bloqueios não são permitidos;
b) O lançamento da moeda determina a primeira posse de bola. Os perdedores escolhem o lado do campo;
c) A equipe inicia o jogo mais ou menos cinco metros a frente da zona de pontuação do seu próprio campo, com um snap, ou seja, o jogador central passa a bola para o armador por entre as pernas;
d) O armador que recebe a bola não pode correr para frente, de posse da mesma, ele tem que passá-la e só depois correr;
e) Para parar um jogador, é preciso puxar uma das flags presas à sua cintura, e neste caso, ele deve parar e a posse de bola será da outra equipe;
f) Uma pontuação máxima é marcada quando um jogador alcança a zona de pontuação adversária de posse da bola;
g) O que significa: Touchdown – pontuação máxima, Endzone - zona de pontuação, Snap - quando o central passa a bola para o armador por entre as pernas;
Atividade 3: Jogando flagbol de forma adaptada
Nessa atividade, o professor convidará a turma para experimentar o jogo de flagbol. Para tal, poderá questioná-los: De que forma podemos adaptar esse esporte para nossa aula? As adaptações sugeridas devem ser analisadas pelo professor para que a essência do esporte não seja modificada.
Sugerimos as seguintes adaptações:
1) A bola usada pode ser de qualquer tipo (vôlei, handebol ou outra similar no tamanho);
2) O local de jogo pode ser adaptado. No caso de uma quadra, pode-se definir como zona de pontuação máxima a área de futsal ou handebol. Já em um terreno sem marcações, o professor poderá marcar com giz as áreas e linhas de jogo como descrito na imagem da atividade 3;
3) As flags podem ser lenços presos pelas pontas no cós das bermudas ou calças das crianças;
4) Os passes têm que ser feitos sempre para frente em direção ao campo adversário;
5) Quando uma jogada for interrompida, o snap deverá ser executado pela equipe que fez a interceptação, no exato local onde isso ocorreu;
6) O número de jogadores pode ser definido de acordo com o tamanho do campo de jogo.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/flagbol/ (acesso em 19/06/2010)
A partir de uma pesquisa realizada na internet no site http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/flagbol/ (acesso em 19/06/2010), selecione curiosidades sobre o esporte, informações sobre as regras e a história e monte coletivamente um painel intitulado "Flagbol, um esporte diferente".
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/04/2013
Cinco estrelasAdorei relembrar o Flagbol, estou no 5º semestre de Ed. Física e meu prof. de esportes alternativos passou esse jogo delicioso de jogar para nós. Com certeza logo logo aplicarei na escola também!
08/06/2012
Quatro estrelaseu adorei esse site. aposto que vou tirar 10 na prova mt obrigado. bjs . . . .
01/10/2011
Cinco estrelasOlá! Vou trabalhar flagbol com o 1º ano de ensino médio, não tenho a menor noção, mas amei os vídeos e a explicação já deu para começar algo com os meus alunos! Obrigada! Maria
16/08/2011
Cinco estrelasotima aula, oi eu faço o curso de educação fisica e estou no 5 semestre e logo logo vou fazer um estagio,na prefeita vç poderia me passar conteudos de aulas completas para eu introduzilas em um projeto(eu tenho um pouco de esperiencia pois eu acompanho o football ameicano a um bom tempo) espero resposta obrigado.. ah o meu email é erbinbeta@hotmail.com
20/04/2011
Quatro estrelasmuito legal sua aula.vc trbalha com essa modalidade em escola?pode ser dada para fundII ou ensino médio?vc trbalha com outras modalidades diferente na escola/se poder envie sse material para meu email.obrigado at +