Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A presença dos migrantes na história do município: dados do presente

 

30/07/2010

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Deslocamentos populacionais
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Levantar, a partir da história de vida dos alunos e de seus familiares, os motivos que levaram os habitantes de outras localidades a migrar para o município onde os alunos estudam/moram;

- Descobrir, a partir da história de vida dos alunos e de seus familiares, as dificuldades enfrentadas pelos migrantes e como eles lutaram para superá-las;

- Sintetizar, a partir dos dados coletados pelos alunos, a presença dos migrantes no município onde os alunos estudam/moram: os motivos da migração e suas dificuldades.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes de trabalhar as atividades desta aula, é interessante trabalhar as atividades sugeridas nas aulas "Situando o município no espaço" e  "Conhecendo a origem dos moradores do município no presente" .

É importante que os alunos dominem noções básicas da divisão política dos territórios (países, estados e municípios) e do conceito de migração.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -Pesquisa sobre os motivos que levaram os familiares/adultos com os quais os alunos moram a migrarem para o município onde vivem/estudam atualmente e as dificuldades enfrentadas na migração (atividade individual)

 Peça aos alunos para entrevistarem os adultos com quem eles moram para descobrir e registrar os seguintes dados:

           * o município, estado, país em que eles nasceram;

           * quando eles se mudaram para o município onde os alunos estudam/moram;

           * os motivos deles terem migrado para o município onde os alunos estudam/moram;

           * as dificuldades que eles enfrentaram ao migrar e para organizar sua vida no novo município;

           * o que eles fizeram para conseguir superar as dificuldades. 

Atividade 2 - Socialização dos dados pesquisados na atividade 1 em relação aos motivos da migração (atividade coletiva)

- Peça para cada aluno/a expor os motivos que levaram os adultos com quem moram a  migrarem para o município onde estudam;

- Liste no quadro os motivos expostos pelos alunos, quantificando-os.

Atividade 3 - Contextualização dos dados socializados  na atividade 2 (atividade individual e coletiva)

- Solicite aos alunos que pesquisem, em órgãos da Prefeitura  ou nos jornais locais, dados sobre a organização econômica, social e cultural de seu município. Estes dados devem  contribuir para o entendimento, de maneira contextualizada, dos motivos que levaram pessoas a migrarem para o município onde os alunos estudam (por exemplo, relacionar a existência de universidade pública no município com a migração de pessoas em busca de formação universitária de qualidade e gratuita e de colocação profissional como servidores universitários - docentes ou técnicos);

- Recolha os dados coletados pelos alunos, relacione com  dados complementares que encontrar em outras fontes locais,  e apresente para os alunos a relação existente entre os motivos da migração com o contexto sócio-econômico e cultural do município onde os alunos estudam;

- Redija, junto com os alunos, um texto coletivo que sintetize os motivos que levaram pessoas a migrarem para o município onde os alunos estudam e sua relação com o contexto socioeconômico e cultural desta localidade.

Atividade 4 - Socialização dos dados pesquisados na atividade 1 em relação às dificuldades enfrentadas pelos migrantes ao chegarem no município onde os alunos estudam (atividade coletiva)

- Peça para cada aluno/a expor as dificuldades relatadas pelos migrantes que eles entrevistaram;

- Liste no quadro as dificuldades expostas pelos alunos, quantificando-as. (Exemplos de possíveis dificuldades: preconceito dos moradores "nativos" em relação  ao sotaque  e aos costumes diferentes da região de origem do migrante; demora para conseguir uma colocação no mercado de trabalho;  estranhamento em relação ao ritmo de vida e ao trânsito da cidade; triagem do Setor de Migração Municipal que "convida" o migrante sem recursos a voltar para sua cidade de origem, etc.);

- Apresente, para os alunos, depoimentos de outros migrantes para que os alunos percebam  como as dificuldades encontradas pelos adultos migrantes com quem moram,  apesar de ter singularidades, insere-se em um contexto maior, do município, do estado e do país.

Atividade 5 - Socialização dos dados pesquisados na atividade 1 em relação às estratégias utilizadas pelos migrantes para superarem as dificuldades encontradas (atividade coletiva) 

- Peça para cada aluno/a expor as estratégias utilizadas pelos migrantes que entrevistaram para superar as dificuldades encontradas no processo de migração;

- Liste, no quadro, as estratégias expostas pelos alunos, quantificando-as. (Exemplos de possíveis estratégias: organização de associações de migrantes para manter vínculos com sua cultura natal e divulgá-la entre os habitantes do município para onde mudou);

 - Apresente, para os alunos, depoimentos de outros migrantes para que os alunos percebam  como as estratégias utilizadas  pelos adultos migrantes com quem moram,  apesar de ter singularidades, insere-se em um contexto maior, do município, do estado e do país.

Atividade 6 - Síntese das dificuldades encontradas pelos migrantes e formas de superação encontradas (atividade coletiva)

- Redija, junto com os alunos, um texto coletivo que sintetize as dificuldades enfrentadas pelos migrantes ao mudarem de região e as estratégias encontradas para superar as dificuldades.

Observação: se o município onde os alunos moram enfrentar um movimento de saída de habitantes maior do que de chegada (o que pode ser percebido através  das pesquisas dos alunos quando eles não encontrarem muitos exemplos de adultos que nasceram em outros municípios e migraram para seu município, e do levantamento do número de habitantes do município - se este se manteve estável ou diminuiu o crescimento nos últimos anos), as atividades sugeridas podem ser desenvolvidas com uma outra abordagem:

        *Atividade 1: Pesquisa sobre os motivos que levaram os habitantes do município onde os alunos estudam  a migrarem para outros municípios (atividade individual)

        *Atividade 2 - Socialização dos dados pesquisados na atividade 1  (atividade coletiva)

        *Atividade 3 - Contextualização dos dados socializados  na atividade 2

Recursos Complementares

Para ter uma ideia de como produzir o texto que sintetiza as descobertas dos alunos sobre o processo de migração vivido pelos moradores do município onde eles estudam, ver o texto " Uberlândia: um município formado por migrante no presente e no passado ", inserido no dia 15 de junho de 2010, no blog Ensinando História na Eseba (http://www.gephiseseba.blogspot.com).

Para buscar informações sobre o processo de migração ocorrido em municípios brasileiros consultar textos, dissertações, teses no Portal Domínio Público/Pesquisa por conteúdo (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaConteudoForm.jsp): inserir a palavra   migração no ícone de "critério de pesquisa".

Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita durante todo o processo apresentado no item "estratégias e recursos", através das atividades que eles desenvolverão individual e/ou coletivamente em cada uma das etapas da aula:  pesquisa sobre o processo de migração vivido pelos adultos com quem eles moram (motivos e dificuldades),  apresentação dos resultados da pesquisa,  contribuição na escrita dos textos coletivos.  Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguem levantar dados históricos, sintetizá-los, relacioná-los, além de identificar as motivações e as dificuldades dos migrantes das diversas regiões de nosso país.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.