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Em tempos de crise econômica, ronda a tal inflação.

 

23/06/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Compreender o que é inflação, bem como o cáculo de índices. - Desenvolver estratégias para o cálculo da inflação a partir de problemas contextualizados.
Duração das atividades
1 a 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Operações e porcentagem.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2094/imagens/problematizacao.gif

Em tempos de crise econômica todos ficam preocupados com a tal da “inflação”. Que tem como resultado mais visível a subida dos preços, geralmente advinda de poucas vendas pelo baixo poder de compra dos consumidores.

Para levar os alunos a compreenderem melhor esta questão, solicite aos alunos que perguntem a seus pais, tios e avós se eles consideram a inflação uma questão problemática e por quê.

Em sala de aula reuna e discuta as respostas apresentadas com os alunos. E construam um conceito para a inflação.

Momento 02

Mas você sabe como se calcula a inflação?

O cálculo da inflação é efetuado com base em vários índices como, o Índice de Preços no Consumidor (IPC), IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico). Todos índices baseados na compra e venda de produts.

A taxa de inflação, considerando o OPC por exemplo, é a variação percentual do IPC de um ano para o outro.

Vejamos uma forma de calcular a inflação proposta por André Braz, disponível em:

http://www.cabecadecuia.com/noticias/36547/como-organizar-o-orcamento-para-nao-ficar-no-vermelho-em-2009.html.

O cálculo é simples, mas é necessário que o planejamento seja feito há algum tempo. Para saber quanto subiu o custo do aluguel no espaço de um ano, por exemplo, deve-se dividir o custo do mês atual pelo do mesmo período do ano anterior. Feito isso, explicou André Braz, basta diminuir um e multiplicar o valor restante por cem.

Com base nesta proposta de cálculo podemos verificar de mês a mês, não sendo necessário um espaço de tempo de um ano, o aumento do custo do gasto ocorridos em nossa residência, como: gasto no supermercado, combustível, transporte, mensalidade da escola, etc. Lembrando-se, por exemplo, no caso dos gastos com combustível, que deve ser do mesmo tipo e na mesma quantidade, mês a mês.

Momento 03

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  • Se a cesta básica em determinada região custava em março $ 89,67, e no mês de abril, $ 91,13, qual a inflação do mês de abril?
  • Certa época, uma empresa resolveu zerar a inflação, que foi de 934,132270% no ano. Considerando que durante o período já concedeu antecipações de 65%, 52% e 78%, qual deverá ser o percentual que irá conceder sobre o salário atual?
  • Se em determinado período a inflação foi, respectivamente, 0,70%, 0,46%, 0,34%; 0,24% e 0,13%, qual a inflação acumulada nesse prazo?
  • A inflação medida por um órgão no ano de 1997 foi de 7,23%. Calcule a média mensal da inflação.

Atividades disponíveis em: http://home.furb.br/bauer/Exercicios/inflacao.doc

Momento 04

Calculadora de Índices

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2094/imagens/calculadora_indices.jpg

Disponível em: http://app.exame.abril.uol.com.br/ginvest/perfilUsuario.do?actionFunctionName=perfilUsuario&TemplateToLoad=q10/calcindic&menugroup=3

  • Solicite aos alunos que, em duplas, elaborem problemas com base nos índices apresentados na calculadora acima. Depois os grupos devem trocar os problemas entre si para resolução.
Recursos Complementares

-O fantasma da inflação. Disponível em: http://www.portaldocomercio.org.br/media/Sintese15062008.pdf

-Notícias sobre inflação. Disponível em: http://www.cabecadecuia.com/tags/infla%C3%A7%C3%A3o

-Entenda o que são os índices de inflação e calcule sua variação acumulada. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/economia/materias/2007/09/14/ult5365u14.htm

Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Costa, Esucri , Santa Catarina - disse:
    andreoni.costa@gmail.com

    09/05/2010

    Cinco estrelas

    Excelente material..utilizarei para apresentação de trabalho! Muito Obrigado!


  • Ines Grasiela Dalmolin dos Santos, NRE/NTE/CRTE , Paraná - disse:
    inesgrasiela@seed.pr.gov.br

    25/04/2010

    Cinco estrelas

    Oi Gilian e Ezequiel! Parabéns pela aula aqui disponibilizada. Apresenta-se clara e suscinta. Estou indicando como sugestão numa das minhas atividades do Curso de Especilização - Tecnologias em Educação. Abraços e sucesso.


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