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TRABALHO INFANTIL: DIFERENÇAS SOCIAIS E ECONÔMICAS

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Compreender que as diferenças sociais e econômicas interferem na vida das pessoas em relação à moradia, educação, saúde, segurança.

 2. Analisar o impacto das diferenças sociais e econômicas em relação ao trabalho infantil na sociedade atual.

 3. Confrontar as oportunidades e condições de vida das crianças trabalhadoras com as dos alunos da sala de aula.  

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante para o desenvolvimento da aula que os alunos tenham conhecimento acerca do conceito de desigualdade social no contexto atual; conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor:

No contexto atual, temos assistido a várias discussões em relação ao trabalho infantil, algumas denúncias referentes à exploração da mão de obra de crianças e adolescentes e inúmeras propostas de prevenção e erradicação do trabalho infantil no Brasil. No entanto, ainda presenciamos cenas desumanas de crianças trabalhadoras em todo o país, o que nos leva a considerar a necessidade de potencializar as discussões acerca do tema e de buscar alternativas de ações constantes e efetivas no combate à exploração do trabalho infantil. Nesse sentido, a escola inserida neste contexto de tantas desigualdades sociais, precisa ampliar os espaços de reflexão, de debate e de elaboração de propostas de ações relativas a esta problemática tão complexa e desafiadora, envolvendo toda a comunidade escolar.

Desse modo, apresentamos a proposta de seis aulas sobre a temática, buscando uma articulação entre elas, a fim de possibilitar vários momentos de discussão, de análise de vídeos e de situações reais de crianças trabalhadoras, produções escritas e artísticas, elaboração de propostas relacionadas ao trabalho infantil dentre outras atividades. Assim, esperamos contribuir com sugestões diversas relativas a este tema desafiador e ainda tão presente nos dias de hoje.

1ª ATIVIDADE: Para dar início à aula, o professor deverá propor uma reflexão crítica acerca das diferenças sociais e econômicas e suas consequências na vida das pessoas nas diversas áreas: moradia, educação, saúde, segurança, qualidade de vida, partindo da apresentação do vídeo “Desigualdade – a realidade do nosso país”, disponível no sítio

http://www.youtube.com/watch?v=9GHGi2Tmb5o&feature=related

Após assistir ao vídeo, cada aluno deverá registrar, em fichas entregues pelo professor, palavras-chaves que tenham relação com o que viram, sentiram e pensaram a partir das imagens do vídeo apresentado. Todas as fichas serão recolhidas, misturadas e, em seguida, cada aluno deverá escolher para si duas a três fichas, ou seja, duas a três palavras-chaves.

Dando continuidade, os alunos serão dispostos em grupos. Utilizando as palavras-chaves escolhidas por eles, cada grupo deverá elaborar e registrar uma mensagem a respeito da temática. Na sequência, haverá a apresentação da mensagem elaborada por cada grupo, abrindo espaço para que professor e colegas façam comentários, complementem e problematizem as mensagens compartilhadas.

Em seguida, o professor também poderá problematizar o tema com as seguintes perguntas: O que vocês entendem por trabalho infantil? Atualmente, vocês consideram que as diferenças sociais e econômicas entre as pessoas têm aumentado? Quais as consequências destas diferenças na vida das pessoas em relação à moradia, educação, saúde, segurança? Vocês concordam que as desigualdades sociais e econômicas contribuem para o “aumento” do trabalho infantil?  

2ª ATIVIDADE: A fim de ampliar a discussão, o professor deverá apresentar o vídeo e a letra da música “Relampiano” de Lenine e Paulino Moska, acessando o sítio

http://www.letras.com.br/lenine/relampiano  (Na lista com os nomes das músicas, clicar em "Relampiano").

Em seguida, poderá entregar a cada aluno uma cópia da letra da música. O professor solicitará aos alunos que a escutem, novamente, acompanhando a letra com atenção.   

Relampiano

(Lenine e Paulinho Moska)

Tá relampiano, cadê neném?

Tá vendendo drops no sinal pra alguém

Tá relampiano, cadê neném?

Tá vendendo drops no sinal pra alguém

Tá vendendo drops no sinal...

Todo dia é dia, toda hora é hora

Neném não demora pra se levantar

Mãe lavando roupa, pai já foi embora

E o caçula chora pra se acostumar

Com a vida lá de fora do barraco

Hai que endurecer um coração tão fraco

Pra vencer o medo do trovão

Sua vida aponta a contramão

Tá relampiano, cadê neném?

Tá vendendo drops no sinal pra alguém

Tá relampiano, cadê neném?

Tá vendendo drops no sinal pra alguém

Tá vendendo drops no sinal...

Tudo é tão normal, tal e qual

Neném não tem hora para ir se deitar

Mãe passando roupa do pai de agora

De um outro caçula que ainda vai chegar

É mais uma boca dentro do barraco

Mais um quilo de farinha do mesmo saco

Para alimentar um novo João Ninguém

E a cidade cresce junto com neném

Após este momento, o professor deverá abrir espaço aos alunos para que comentem sobre o vídeo assistido e o tema tratado na música. Também pedirá aos alunos que comparem as imagens das crianças apresentadas no vídeo em diferentes situações sociais, tais como os momentos de lazer e os que retratam o trabalho infantil.  Assim, o professor, como mediador da discussão, deverá instigar o grupo a analisar o impacto das diferenças sociais e econômicas em relação ao trabalho infantil de forma crítica e problematizadora. Nesse sentido, poderá também destacar algumas frases da música a serem discutidas pelo grupo, ou seja, com base no contexto da música, refletir sobre o que estas frases levam a pensar:

“Tá relampiano, cadê neném? Tá vendendo drops no sinal pra alguém”; “sua vida aponta a contramão”; “é mais uma boca dentro do barraco, mais um quilo de farinha do mesmo saco, para alimentar um novo João Ninguém”.

Prosseguindo com a discussão e introduzindo novos elementos ao debate, o professor deverá perguntar aos alunos: Vocês conhecem alguma criança que trabalha? O que percebem de diferente entre a vida de vocês (crianças que não trabalham) e a vida das crianças trabalhadoras? O professor deverá listar na lousa as respostas dadas pelos alunos, promovendo o confronto, de forma reflexiva, entre as condições de vida e oportunidades das crianças trabalhadoras e as dos alunos. Estas respostas deverão ser registradas no caderno.    

3ª ATIVIDADE: “Um dia com...”  

Convidar um professor da área de História para contribuir com a ampliação das discussões acerca do tema, contextualizando o Trabalho Infantil como um dos problemas sócio-econômicos da realidade brasileira. O encontro deverá ser previamente agendado, definindo-se data e horário (Professor, dependendo dos interesses dos alunos, professores de outras áreas de conhecimento também poderão ser convidados para este encontro). Na ocasião, o professor proponente deverá esclarecer ao professor convidado que, além de responder às perguntas feitas pelos alunos, haverá espaço para troca de novas informações, sugestão de vídeos, filmes e textos relacionados ao tema. Assim, antes do dia marcado para este encontro, os alunos, com a mediação do professor, deverão elaborar questões referentes à temática, para discutir com o professor convidado. 

Na data e horário do encontro, alunos e professores, sentados em círculo, deverão dar início ao debate, tendo como ponto de partida as perguntas elaboradas pelos alunos.

Ao término das discussões, os alunos, organizados em grupos, com a colaboração dos professores, deverão sintetizar as idéias principais referentes ao tema discutido, utilizando diferentes formas de apresentação: painel, texto com ilustração, cartazes, poemas, dentre outras (Para esta síntese, os alunos poderão utilizar também aspectos discutidos a partir dos vídeos, da música e dos registros feitos no caderno). O professor da turma deverá colocar à disposição dos alunos os materiais necessários para a realização desta atividade.

Na sequência, cada grupo deverá socializar a sua produção com os professores e colegas, que poderão fazer comentários a respeito das apresentações e suscitar novos questionamentos sobre o tema. Professores e alunos poderão expor as produções dos grupos em murais da escola.

Recursos Complementares

Professor, como forma de enriquecer as discussões e ampliar os seus conhecimentos acerca do tema, sugerimos a leitura dos textos “A Desigualdade social”, disponível no sítio

http://www.webartigos.com/articles/10447/1/A-Desigualdade-Social/pagina1.html        e

“OIT avalia impacto da crise econômica sobre o trabalho infantil e propõe novas recomendações”, acessando o sítio

http://www.cedca.mt.gov.br/html/noticia.php?codigoNoticia=67&f_assunto=0&f_grupo=&f_data= 

Avaliação

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos durante as atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes de: compreender que as diferenças sociais e econômicas interferem na vida das pessoas;  analisar o impacto das diferenças sociais e econômicas em relação ao trabalho infantil na sociedade atual; confrontar as oportunidades e condições de vida das crianças trabalhadoras com as dos alunos da sala de aula; elaborar perguntas referentes à temática; sintetizar e apresentar de forma crítica e criativa as idéias principais relativas ao tema desenvolvido.  

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