26/07/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Identificar e balancear equações químicas.
É necessário que os alunos saibam sobre Equações químicas e Reações Químicas.
Professor, encaminhe os alunos para o laboratório de informática e organize-os em grupos de 3 pessoas. Peça que acessem o link abaixo, resolvam as questões e anotem as respostas no caderno. Pergunte às equipes que alternativas escolheram para cada questão. Desta maneira, você tem a possibilidade de levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo. A medida que o conteúdo é explicado, eles podem conferir as respostas.
Link: http://br.syvum.com/cgi/online/oatf.cgi/materia/quimica/baleq1.tdf?0
Pergunte aos alunos: Como balancear uma equação química? Talvez não saibam responder. Você pode explicar que, balancear uma equação química, consiste em igualar o número de elementos do produto com os reagentes. Desta maneira, a fórmula fica equilibrada.
Ainda no laboratório de informática explique que:
Em seguida, solicite que acessem o link abaixo, leiam o texto e anotem no caderno as informações em destaque:
Link: http://www.cdcc.usp.br/quimica/fundamentos/balanceamento.html
Solicite aos alunos que acessem a simulação "Balanceando a equação", leiam as primeiras informações. Tal ações, tem como objetivo levá-los a compreender como se estrutura uma equação química e, quais são as características dos elementos químicos. Após as leituras, eles devem inserir as fórmulas das substâncias nos respectivos espaços, de modo com que as equações fiquem balanceadas.
Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7761
Link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_balanceando.htm
Solicite aos alunos que copiem no caderno as questões e resolvam os exercícios. Ao adicionarem os números (também denominados coeficientes) nos espaços em branco, devem obter como resultado, o balanceamento das equações químicas.
As questões estão disponíveis no link: http://br.syvum.com/cgi/online/fillin.cgi/materia/quimica/baleq1.tdf?0
Após resolverem, no site a seguir podem conferir se solucionaram corretamente. Link: http://www.webqc.org/balance.php
Professor, sugerimos que você acesse o link http://www.webquestbrasil.org/ crie a webquest "Balanceando Equações químicas", insira as seguintes informações: vida e obra do químico francês Antoine Laurent Lavoisier; Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação das Massas. Disponibilizamos alguns sites para tua pesquisa.
Link: http://www.cdcc.usp.br/quimica/galeria/lavoisier.html
Link: http://www.webvestibular.com.br/revisoes/quimica/lei_da_conservacao_da_massa.htm
Organize os alunos em equipes de no máximo 5 alunos. Informe a eles o endereço eletrônico da tua webquest. A partir do teu recurso, eles devem pesquisar para saber quando uma reação química se encontra de acordo com a Lei de Lavoisier; quando uma equação está balanceada. Eles podem complementar o estudo pesquisando nos livros na biblioteca. Ao finalizarem, devem criar um blog e inserir os resultados da pesquisa.
Link para criar o blog: https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR
Na sala de aula, solicite aos alunos que copiem os exercícios de balanceamento de equações químicas disponíveis no link abaixo e resolvam no caderno. Após resolverem, você pode efetuar a correção no quadro.
Link: http://www.cdcc.usp.br/quimica/vamosexercitar/lacunbal.html
Os alunos devem criar um blog, definir balanceamento de equações e contextualizar sua aplicabilidade no cotidiano. Desta forma, podem evidenciar de que conhecimentos se apropriaram.
Professor esta atividade os alunos devem ser indicada para fazer em casa ou no laboratório de informática no contra turno. Organize os alunos em equipes de 5 pessoas. Peça que acessem o link http://www.alunosonline.com.br/biologia/fotossintese/ e pesquisem como ocorre a reação de fotosíntese, elaborem painéis contendo imagens de produtos e elementos químicos reagindo além de explicações sobre como ocorre as reações (como na imagem abaixo) e tornem disponíveis no mural da escola.
Fonte: http://www.alunosonline.com.br/biologia/fotossintese/
Nome | Tipo |
---|---|
Balanceando a equação | Animação/simulação |
Professor, se houver necessidade, você pode indicar esta outra simulação também.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1420
Sites de textos sobre balanceamento
Link: http://www.ufmt.br/icet/matematica/geraldo/tema7.pdf
Link: http://quid.sbq.org.br/
Livros
FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol único 2. ed. Rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.
LEMBO; Antonio. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004.
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2001.
Conheça o Livro Didático de Química produzido pelos professores da Rede Pública do Estado do Paraná.
Link: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf
Vídeo
Embora seja auto explicativo, caso seja necessário, você pode indicar o vídeo Balanceamento das equações químicas.
Professor, para avaliar você pode se orientar pelos seguintes critérios:
a) Relataram detalhadamente o conceito de balanceamento de equações químicas; a Lei da Conservação das Massas e incluiram alguns exercícios de balanceamento no blog.
b) Participaram colaborativamento nas interações para a realização das tarefa;
c) Manusearam e exploraram corretamente todos os recursos tecnológicos;
d) Elaboraram escritas de acordo com as regras da língua portuguesa.
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