Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Matemática e a literatura: buscando aproximações...

 

27/08/2010

Autor e Coautor(es)
Eguimara Selma Branco
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Compreender a matemática por meio da literatura.

§  Produzir textos literários que envolvam elementos matemáticos.

Duração das atividades
4 a 5 aulas ( prever tempo antecipado para leitura)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos de leitura, resumo e resenha de textos.

Conhecimentos de matemática básica.

Estratégias e recursos da aula

Professor inicie esta aula com os seguintes questionamentos: 

- Você gosta de matemática?

- Se sim, por quê? Se não, por quê?

- Matemática é uma disciplina difícil?

- Se sim, por quê? Se não, por quê?

- Quais elementos compõe a matemática?   

Professor, independente das respostas, explique que a matemática escolar habitualmente é considerada “coisa” difícil, números sem sentido, cálculos que não servem para nada. Que essa idéia é conseqüência de um processo histórico que destinava a matemática apenas a gênios, mas que com o passar dos tempos busca-se a superação dessa visão reducionista da ciência, já que a matemática esta presente em todas as coisas que permeiam nossa vida.     

Apresente então aos alunos o vídeo Matemática na comunicação [Matématica em toda parte], disponível em:  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12536, que traz um episódio do programa matemática em toda parte, da TV Escola. Nesse episódio são apresentadas situaçãoes em que os números e os símbolos matemáticos podem se relacionar com a comunicação, destacando a matemática como uma linguagem que transmite informações através dos códigos (símbolos matemáticos) assim como qualquer outra linguagem 

Sugestão de encaminhamento:

Muitos livros podem ser trabalhados, na perspectiva de trazer a História da Matemática para a formação de alunos leitores. Atividades como esta, contribuem para lançar um “novo olhar” para a ciência, permitindo conexões entre a matemática e as outras ciências além de propiciar autonomia de pensamento e estabelecimento de relações e deduções, com as quais o aluno pode fazer conjecturas, expor e contrapor pontos de vista.

20000 Léguas Matemáticas: Um passeio pelo misterioso mundo dos números

Autor: A. K. Dewdney

Editora Jorge Zahar

Resumo: O livro inicia com a chegada do escritor a Atenas, o encontro com um historiador da matemática grega e uma bela discussão sobre Pitágoras e o mundo dos inteiros. O autor passa ainda por mais três cidades do mundo, no Egito, Itália e Inglaterra, conhecendo outros matemáticos e procurando respostas para suas questões, conhecendo desde a astronomia islâmica até a simulação da vida em maquinas SPARC da Sun. 

O Teorema do Papagaio: Um thriller da história da matemática

Autor: Denis Guedj

Editora: Companhia das Letras

Resumo: Um filósofo em uma cadeira de rodas, um menino surdo, um casal de gêmeos adolescentes e um papagaio que sofre de amnésia, esse grupo inusitado de repente se defronta com uma situação ainda mais estranha quando a remessa de uma fabulosa biblioteca de livros raros de matemática chega até sua casa, em Paris, enviada da longínqua Manaus. À medida que lêem as obras, ficam cada vez mais curiosos a respeito da incrível série de aparentes coincidências entre suas vidas e a daqueles que estudam. Em meio a uma rede de intrigas envolvendo a máfia, seqüestros e enigmas intelectuais, O teorema do papagaio cativa o leitor ao lançar-lhe um desafio, que será compartilhado por cada um dos personagens; compreender e organizar a história do pensamento matemático desde a Antiguidade até os nossos dias. 

Tio Petros e a Conjectura de Goldbach: Um romance sobre os desafios da matemática Autor: Apostolos Doxiadis

Editora: Editora 34

Resumo: Ao longo do tempo a Conjectura de Goldbach torna-se um dos problemas mais intrigantes da Matemática. Mesmo já tendo sido testada, ninguém jamais conseguiu provar que a afirmação é válida para todos os números inteiros maiores que 2 e, recentemente, até um prêmio de 1 milhão de dólares foi oferecido a quem for capaz de demonstrá-la...

Sinopses e capas. Fonte: http://www.livrariacultura.com.br 

Retomando...   

O não gostar de Matemática é comum. Habitualmente temos “medo” do que não conhecemos. Com vistas a superação dessa problemática, para essa aula, escolhemos a leitura do “O Diabo do Números”.

O Diabo do Números

Autor: Hans Henzensberger/ Sérgio Tellaroli  

Editora: Companhia das Letras

Resumo: Robert, um menino de 11 anos, é constantemente assombrado por pesadelos. Certa noite, inesperadamente, começa com uma seqüência de sonhos nos quais o vai conviver com um demônio chamado Teplotaxl, que faz todo o tipo de bruxarias com números. De sonho em sonho, Teplotaxl consegue seduzir Robert com contas, cálculos, triângulos, expoentes, etc.

A história do livro diz o seguinte...   

Robert, um menino de 11 anos, é constantemente assombrado por pesadelos. Certa noite, inesperadamente, começa com uma seqüência de sonhos nos quais vai conviver com um demônio chamado Teplotaxl, que faz todo o tipo de bruxarias com números. De sonho em sonho, Teplotaxl consegue seduzir Robert com contas, cálculos, triângulos, expoentes, etc. O fato de ser um demônio não torna Teplotaxl uma criatura maldosa ou assustadora. O grande vilão dessa história é o medo que os números podem provocar nas pessoas, a aversão à matemática tão comum em tantos alunos. O livro auxilia a combater esse medo e então o menino descobre coisas bem interessantes...

Fonte: http://educacao.uol.com.br/resenhas/ult4283u30.jhtm   

Atividade 1 – Leitura   

Obs. Para leitura, o professor pode indicar que os alunos façam o download do livro no endereço: http://www.livrosgratis.net/download/1176/o-diabo-dos-numeros-hans-magnus-enzensberger.html   

Para o download, basta seguir a orientação conforme mostra a seta na figura abaixo. 

Após clicar em uma das opções para download (sugerimos a Rapidshare), a página é redirecionada e o download inicia.

 ----   

Professor estabeleça com os alunos uma data para a leitura, por exemplo, 10 dias. Para que então possam discutir sobre a leitura. Incentive os alunos que realizem a leitura aos poucos, para que a atividade seja prazerosa. E tomem nota do que considerarem curiosidade, dúvidas e demais apontamentos que julgarem necessário.

Atividade 2 – Atividade em grupo

A cada noite, Robert tem um novo sonho com Teplotaxl e nele discutem diferentes assuntos matemáticos: Sistema de numeração, triângulo de Pascal, Análise combinatória, divagações sobre demonstrações em matemática e afins. Ao todo são 12 noites discutindo e conversando sobre matemática.   

Professor divida a turma em 12 grupos (duplas ou trios) de forma que possam apresentar os 12 sonhos de Robert.

A apresentação dos sonhos de Robert, deve conter um resumo do capítulo, trazendo a síntese das idéias, conceitos e definições usadas pelo autor, bem como, as reflexões e comentários da dupla (ou trio), relacionando o assunto a outros textos, às aulas e aos conteúdos de outras disciplinas.   

Obs. Para as apresentações é importante antecipadamente definir datas e tempos. Sugerimos não mais que 3 apresentações por aula, para que os alunos possam desenvolver as temáticas e o professor fazer as amarrações com os conteúdos escolares. Seria interessante nessa apresentação contar também com a presença dos professores de Língua Portuguesa, de História e de Filosofia para que contribuam na discussão. Outra sugestão é de que o professor de Língua Portuguesa trabalhe o fichamento do livro organizando um resumo com base nas produções dos alunos, verificando elementos como a adequação da escrita, citações e opiniões. 

Atividade 3 – Laboratório de Informática

No laboratório de Informática da escola propor aos alunos a realização das tarefas da WebQuest Diabo dos Números, disponível em: http://www.iep.uminho.pt/aac/sm/a2005/diabo_dos%20_n%BAs/principal.htm.

Obs. No caso de ausência do laboratório, o professor pode imprimir (ou projetar) as atividades em sala de aula. O importante é fazer a aproximação dos conteúdos do livro com as questões da WebQuest, observando os conteúdos matemáticos e seus contextos de aplicação. 

JORNAL DO PROFESSOR DE MATEMATICA, disponível em http://www.ime.unicamp.br/~lem/jpm/jpm03.pdf, acesso em 01 de agosto de 2010.    

CAMARGO, M. A. O diabo dos Números. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u81.jhtm, acesso em 01 de agosto de 2010.    

NOE, M. A Literatura como Metodologia de Aprendizado da Matemática. Disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-literatura-como-metodologia-aprendizado-matematica.htm.

Recursos Complementares

DOXIADIS, A. Tio Petros e a Conjectura de Goldbach: Um romance sobre os desafios da matemática. Editora 34.   

DEWDNEY, A. K.  20000 Léguas Matemáticas: Um passeio pelo misterioso mundo dos números. Editora Jorge Zahar.

GUEDJ. D. O Teorema do Papagaio: Um thriller da história da matemática. Companhia das Letras.  

História da Matemática. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/, acesso em 27 de agosto de 2010. 

Livros Grátis. Sítio que disponibiliza vários livros para download. Disponível em: http://livrosgratis.net/categoria/46/Matem%C3%A1tica/, acesso em 27 de agosto de 2010. 

Temas Históricos. Disponível em: http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/histo2.html, acesso em 27 de agosto de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas.

Critérios a serem observados:

- Participação na atividade inicial, discutiu a questão? colaborou com os colegas? contribuiu?

- Leitura e apresentação do resumo? Demonstrou que fez a leitura? Foi expressivo? A produção foi pertinente?

- Participação no desenvolvimento do contexto geral da aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • dagmar portes coelho, Escola Estadual de Ensino Médio Manoel Duarte da Cunha , Espírito Santo - disse:
    dagmarpcoelho@hotmail.com

    06/06/2012

    Cinco estrelas

    achei o projeto muito interessante. Parabéns pelo trabalho.


  • railda cortez de almeida, ce arimathea cysne , Maranhão - disse:
    raildacortez@hotmail.com

    30/11/2010

    Quatro estrelas

    Considero interessante essa aula, pois realmente envolve contéúdos de Matemática e literatura. As novas propostas de trabalhar nas salas de aulas sugere que o professor deve contextualizar os assuntos e tentar sempre trabalhar de forma interdisciplinar. A sugestão de aula trata justamente destas questões, sem se tornar uma aula chata. Essas característica podem envolver o aluno de uma forma mais prazerosa e o rendimento pode com certeza ser muito bom. Acho que aula como essa devia ser mais usada


  • Lucimara Alves, Colégio Santos Dumont , Paraná - disse:
    lucialpsl@seed.pr.gr.br

    20/10/2010

    Cinco estrelas

    Ótima aula com a utilização de todos os recurso tecnologicos disponiveis na escola , metodologia atraente ,proposta de trabalho de grande valor educativo no desenvolvimento do ensino da matemática que faclitara a aceitação e a desmistificação do bicho da matematica que é tão belo e encantador quanto as literaturas da lingua portuguesa


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.