Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contar histórias, traçar trajetórias: eu começo e você continua.../ Ensino Especial

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender a trabalhar limites e concentração;

O aluno poderá aprender a organizar o pensamento mediante informações pré- determinadas.

O aluno poderá construir uma história de forma estruturada;

O aluno poderá desenvolver a interpretação e criatividade.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Utilização de lápis e papel.  

 Atividade 1: Resgate Ecológico

Figura 1: Disponível em http://images.quebarato.com.br/photos/big/E/9/1D4DE9_1.jpg  

acesso em:  26.05.10.

Formação: em grupo.

Material: Papel e lápis.

Descrição da atividade: O professor utilizará um texto para contar uma história que contenha assuntos sobre o meio ambiente, como desmatamento, efeito estufa, entre outros problemas que causam a diminuição das espécies animais. Os alunos distribuídos em grupos e cada equipe com uma folha de papel deverão concluir a história do professor colocando na folha o final da história e como poderão salvar os animais, colocando assim os nomes dos animais que conhecerem.

Atividade 2: A história.

Formação:em círculo.

Descrição da atividade: O professor propõe à turma que elabore uma história com personagens conhecidos, mas com acontecimentos estranhos. Mas antes da elaboração desta, escolherá um aluno que deverá sair do círculo. Quando o aluno se afastar, o professor dirá a todos os alunos que não haverá história nenhuma e simplesmente quando o aluno escolhido começar a fazer suas perguntas os alunos responderão que “sim” quando o final da frase terminar em vogal;  “não” quando o final da frase terminar em consoante.  

Depois de combinado com todos da sala o professor pede para o aluno voltar e explica que ele deverá fazer as perguntas para descobrir o enredo da história. Desta maneira deverá juntar os termos utilizados para suas perguntas de acordo com a resposta dos colegas (sim: utiliza o termo; não: descarta o termo),  pois todos irão somente responder sim ou não.

Ex: “A Alice do país das maravilhas está na história?” Todos “Sim”, “Ela brinca com alguém?” Todos “não”.

O professor deverá ajudar o aluno incentivando-o a fazer perguntas cada vez  mais criativas. No final pedirá para que ele junte todos os pontos “verdadeiros” da história e conte como ela foi montada. Depois da história feita, poderá dizer ao aluno que é ele quem criou, pois não havia nenhuma história.    

Atividade 3: Dramatização.  

Materiais: Pequenos papéis contendo palavras de animais e ações; recipientes.

Descrição da atividade: O professor colocará papéis contendo nomes de animais em um recipiente e em outro colocará papéis contendo ações. Os alunos dispostos em fila pegarão um papel de cada recipiente e, um a um, deverão dizer qual animal pegou e qual ação.

Ex: Animal: “Coelho”, Ação: “Pular corda”; então o aluno deverá imitar um coelho pulando corda, ou “Tartaruga”, “Contando uma história”. O aluno deverá imitar a tartaruga e como ela contaria uma história. Todos irão se divertir com a brincadeira.

Professor: as atividades apresentadas nesta aula possibilitam a todos os alunos uma vivência significativa no âmbito da criatividade, reflexão, interpretação, favorecendo a organização do pensamento, concorda?

 Por isso...trabalhe com frequência:

- o contar e recontar histórias;

- rimas e parlendas;

- sequência de cores, dias, formas, números;

- memorizações.

E lembre-se sempre que:  

 “Se o disléxico não pode aprender do jeito que ensinamos, temos que ensinar do jeito que ele aprende”.  

Recursos Complementares

No link abaixo você poderá trabalhar com os alunos o Objeto de Aprendizagem (OA) : Vamos escrever! : projetos de escrita interativa. Este apresenta variadas possibilidades de trabalhar a escrita de maneira lúdica e muito criativa.

Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11121   

 acesso em: 31.05.10.

Avaliação

O professor deverá acompanhar a desenvolvimento das atividades e verificar:

-se o aluno comete erros frequentes na leitura;

-se a velocidade na leitura é inferior a 50/60 palavras por minuto;

-se a compreensão de texto apresenta-se em nível, fraco, moderado ou bom;

- se apresenta baixo, médio ou alto rendimento na área da ortografia, entre outros aspectos que achar importante.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.