13/10/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno poderá aprender a trabalhar limites e concentração;
O aluno poderá aprender a organizar o pensamento mediante informações pré- determinadas.
O aluno poderá construir uma história de forma estruturada;
O aluno poderá desenvolver a interpretação e criatividade.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- Utilização de lápis e papel.
Atividade 1: Resgate Ecológico
Figura 1: Disponível em http://images.quebarato.com.br/photos/big/E/9/1D4DE9_1.jpg
acesso em: 26.05.10.
Formação: em grupo.
Material: Papel e lápis.
Descrição da atividade: O professor utilizará um texto para contar uma história que contenha assuntos sobre o meio ambiente, como desmatamento, efeito estufa, entre outros problemas que causam a diminuição das espécies animais. Os alunos distribuídos em grupos e cada equipe com uma folha de papel deverão concluir a história do professor colocando na folha o final da história e como poderão salvar os animais, colocando assim os nomes dos animais que conhecerem.
Atividade 2: A história.
Formação:em círculo.
Descrição da atividade: O professor propõe à turma que elabore uma história com personagens conhecidos, mas com acontecimentos estranhos. Mas antes da elaboração desta, escolherá um aluno que deverá sair do círculo. Quando o aluno se afastar, o professor dirá a todos os alunos que não haverá história nenhuma e simplesmente quando o aluno escolhido começar a fazer suas perguntas os alunos responderão que “sim” quando o final da frase terminar em vogal; “não” quando o final da frase terminar em consoante.
Depois de combinado com todos da sala o professor pede para o aluno voltar e explica que ele deverá fazer as perguntas para descobrir o enredo da história. Desta maneira deverá juntar os termos utilizados para suas perguntas de acordo com a resposta dos colegas (sim: utiliza o termo; não: descarta o termo), pois todos irão somente responder sim ou não.
Ex: “A Alice do país das maravilhas está na história?” Todos “Sim”, “Ela brinca com alguém?” Todos “não”.
O professor deverá ajudar o aluno incentivando-o a fazer perguntas cada vez mais criativas. No final pedirá para que ele junte todos os pontos “verdadeiros” da história e conte como ela foi montada. Depois da história feita, poderá dizer ao aluno que é ele quem criou, pois não havia nenhuma história.
Atividade 3: Dramatização.
Materiais: Pequenos papéis contendo palavras de animais e ações; recipientes.
Descrição da atividade: O professor colocará papéis contendo nomes de animais em um recipiente e em outro colocará papéis contendo ações. Os alunos dispostos em fila pegarão um papel de cada recipiente e, um a um, deverão dizer qual animal pegou e qual ação.
Ex: Animal: “Coelho”, Ação: “Pular corda”; então o aluno deverá imitar um coelho pulando corda, ou “Tartaruga”, “Contando uma história”. O aluno deverá imitar a tartaruga e como ela contaria uma história. Todos irão se divertir com a brincadeira.
Professor: as atividades apresentadas nesta aula possibilitam a todos os alunos uma vivência significativa no âmbito da criatividade, reflexão, interpretação, favorecendo a organização do pensamento, concorda?
Por isso...trabalhe com frequência:
- o contar e recontar histórias;
- rimas e parlendas;
- sequência de cores, dias, formas, números;
- memorizações.
E lembre-se sempre que:
“Se o disléxico não pode aprender do jeito que ensinamos, temos que ensinar do jeito que ele aprende”.
No link abaixo você poderá trabalhar com os alunos o Objeto de Aprendizagem (OA) : Vamos escrever! : projetos de escrita interativa. Este apresenta variadas possibilidades de trabalhar a escrita de maneira lúdica e muito criativa.
Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11121
acesso em: 31.05.10.
O professor deverá acompanhar a desenvolvimento das atividades e verificar:
-se o aluno comete erros frequentes na leitura;
-se a velocidade na leitura é inferior a 50/60 palavras por minuto;
-se a compreensão de texto apresenta-se em nível, fraco, moderado ou bom;
- se apresenta baixo, médio ou alto rendimento na área da ortografia, entre outros aspectos que achar importante.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!