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Conheça melhor o seu dinheiro

 

24/06/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer e compreender o dinheiro como uma das representações cuturais e históricas de um povo.
- Operações com números decimais.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Operações.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2095/imagens/problematizacao.gif

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2095/imagens/historia_dinheiro.jpg

História do Dinheiro - Disponível em: http://www.bcb.gov.br/?ALBUM

No laboratório de Informática

Solicite aos alunos que, em duplas, leiam e análisem os fatos da História do Dinheiro no Brasil, apresentados no Álbum, disponível em: http://www.bcb.gov.br/?ALBUM. Peça que façam o registro das novas aprendizagens que realizarem.

Momento 02:

Ainda no laboratório de informática, e em duplas, solicite aos alunos que realizem as atividades propostas na WebQuest: Grana!Grana!Grana!, disponível em: http://www.gilian.escolabr.com/webquest/grana.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2095/imagens/grana.jpg

A atividade proposta nesta WebQuest oportuniza além do conhecimento, leitura e análise histórica das cédulas, o cálculo com números decimais a partir de valores monetários.

Momento 03:
  1. Proponha a leitura e análise pelos alunos da publicação disponível no Banco Central, "Dinheiro Custa Dinheiro".
  2. Organize os alunos em uma pesquisa que contemple a elaboração de um orçamento familiar que atenda a todos os itens propostos na constituição para uma família de três ou quatro pessoas que vivem com apenas um salário mínimo.

Trecho da constituição:

Capítulo II dos Direitos Sociais, Artigo 7º , no item IV, que diz:

" IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;"

  • Faça o levantamento de todos os gastos de uma família com seus alunos, e então o grupo deverá estabelecer os itens desta tabela, itens que contemplem o que a constituição apresenta (moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social).
  • Depois sugira que os educandos pesquisem o gasto médio para cada um dos itens, por exemplo, a equipe "A" conclui que R$118,00 são gastos em alimentação, e a equipe "B" que são necessários R$150,00 para que se contemple os itens necessários para a alimentação mensal de determinada família, para se estabelecer a conclusão da turma através de consenso, utilizar-se-á da média para se estabelecer est e gasto e assim por diante, conforme o número de equipes formadas na turma.

Os dados poderão ser comparados através de tabelas e gráficos.

Analisando os dados obtidos

- Todas as equipes estabeleceram um valor aproximado para o salário mínimo?

- Será possível viver? Ou sobreviver? Com o atual salário mínimo?

- Qual o seria o salário ideal para minha família?

- Eu colaboro adequadamente no orçamento de minha família para que os gastos com supérfluos (doces em excesso, roupas de marca desnecessárias, celular último tipo, etc.) não sejam tantos?

Divulgação dos resultados:

Poderão ser apresentados em cartazes, boletim informativo ou em blog para registrar as conclusões e propostas dos alunos. 

(Atividade disponível em: http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/apc/layout3/nest.php?tipo=Propondo&PHPSESSID=2009052111574755)

Recursos Complementares
- Cuide de seu dinheiro.. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/pre/campanhas/campanha_dinheiro.pdf

-O Custo do Dinheiro no Brasil. Disponível em:http://www.bafafaetc.com.br/_2008/colunas.php?id=375&titulo=O_CUSTO_DO_DINHEIRO_NO_BRASIL


- Objeto de Aprendizagem Colaborativa. NÚMEROS E ÁLGEBRA - Números Decimais. Autora: Gílian Cristina Barros. Disponível em: http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/apc/layout3/nest.php?tipo=Propondo&PHPSESSID=2009052111574755
Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
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