Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Assédio Sexual

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno poderá aprender o que é Assédio Sexual,  quais os tipos mais comuns, como identificar, como evitar e o que fazer se acontecer. Além disso, serão discutidas as repercussões que o Assédio Sexual exerce na saúde física e mental de quem o sofre. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática de Assédio Sexual.  

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Dramatizações;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:   

Para iniciar a aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que sabem sobre Assédio Sexual. Após o professor ouvir as opiniões dos alunos acerca do que entendem sobre o tema em questão, ele deverá pedir para que os alunos consultem em um dicionário o que significa Assédio Sexual. Caso prefira, poderá pedir para que um aluno, que deseje, faça a procura e leia as respostas para toda a sala.

Assédio sexual

  1. Tentativa de forçar um relacionamento sexual, especialmente aquela em que se usa a posição hierárquica como forma de pressão.

Fonte: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=ass%E9dio Acessado em: 29 de Maio de 2010. 

Neste momento, o professor deverá ressaltar que é o Assédio Sexual que será abordado nas próximas atividades desta aula.

Atividade 1   

Dando continuidade à aula, tendo como propósito conceituar Assédio Sexual, e os tipos mais comuns, estando os alunos organizados em grupos de três a quatro integrantes, o professor deverá pedir para que eles façam uma pesquisa, de acordo como o roteiro abaixo, sobre o referido conceito.

Roteiro de Pesquisa: 

  • O que é assédio sexual?
  • Quais são os tipos de assédio sexual?
  • Como identificar o assédio sexual?
  • Só mulher quem sofre Assédio Sexual?
  • Quem costuma sofrer mais assédios sexuais: os homens ou as mulheres? Por quê?
  • O assédio sexual pode ocorrer apenas no local de trabalho? Quais outros locais isto pode acontecer?
  • Assédio Sexual é crime?
  • Como e a quem denunciar o Assédio Sexual?

Abaixo, sugerimos alguns sítios eletrônicos que podem ser utilizados:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/violencia_sofrimento_trabalho_assedio_sexual.pdf   

http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/LEIS_2001/L10224.htm    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ass%C3%A9dio_sexual  

http://mulher.sapo.pt/carreira-vida/carreira/assedio-sexual-no-local-de-tra-914426.html  

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?5  

http://www.reporterbrasil.org.br/pergunta.php?id=138  

http://www.mte.gov.br/trab_domestico/trab_domestico_assedio.asp 

http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI491720-EI4790,00-Conheca+as+armas+contra+o+assedio+sexual.html (Fig. 1) 

Figura 1 – Imagem do sítio eletrônico Terra “ Conheça as Armas contra o Assédio Sexual”.

Concluídas as pesquisas pelos grupos, o professor deverá pedir para que cada grupo compartilhe com a sala as respostas dadas às questões norteadoras. Este momento é importante não apenas para promoção da socialização das informações entre os alunos, mas para que também o professor possa esclarecer dúvidas dos alunos e corrigir possíveis conceitos errôneos sobre a temática trabalhada.

Tendo como objetivo discutir as repercussões que o Assédio Sexual exerce na saúde física e mental do indivíduo, propomos a próxima atividade.

Atividade 2

Prosseguindo a aula, o professor deverá pedir para que os alunos se sentem em círculo e elejam, para a realização desta atividade, quatro (4) duplas – três (3) casais e uma (1) dupla de alunos do sexo masculino. Observamos que, os demais alunos serão  a “plateia” das dramatizações de situações-problema que serão apresentadas pelas duplas escolhidas pela sala.

Cada dupla fará a dramatização de uma situação-problema, conforme segue abaixo:

Dupla 1) Fará a dramatização de um supervisor (de um setor de uma empresa X) assediando sexualmente uma subordinada;

Dupla 2) Fará a dramatização de uma supervisora assediando sexualmente um subordinado;

Dupla 3) Fará a dramatização de um professor (ou professora) assediando sexualmente um aluno;

Dupla 4) A dupla de alunos do sexo masculino fará a dramatização de um supervisor (de um setor de uma empresa Y) assediando sexualmente um subordinado do sexo masculino.

Após as dramatizações, o professor deverá pedir para que os alunos relatem como eles se sentiram nos papéis representados. Abaixo segue um roteiro de perguntas que poderão ser feitas aos alunos - duplas e “plateia”.

Roteiro de Perguntas:

  • No que se basearam para interpretar esses papéis?
  • Como se sentiram ao assediar sexualmente uma pessoa?
  • Qual foi a sensação de ser assediado sexualmente por alguém?
  • Quais foram os pensamentos que vieram à mente?
  • Como foi para a plateia assistir ao assédio?  
  • Como acham que as pessoas que sofrem um assédio sexual se sentem?

Atividade 3   

Finalizando a aula,  com o intuito de conscientizar os alunos do que se deve fazer quando o assédio sexual está ocorrendo, eles deverão criar um material informativo, do tipo panfleto, para ser distribuído pela escola, contendo informações sobre Assédio Sexual e como evitar e agir nesta situação.

Roteiro do Material Informativo:

  • O que é Assédio Sexual?
  • Como identificar?
  • O que fazer quando se é vítima de assédio sexual?
  • Como evitar um assédio sexual?  

Figura 2 – Imagem de Exemplo de Panfleto.

Fonte: do autor

Abaixo, sugerimos alguns sítios eletrônicos que poderão ser utilizados para a elaboração do Material Informativo.

http://empregosa.blogspot.com/2008/09/assdio-sexual-no-trabalho-o-que-fazer.html  

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/assedio-sexual/35353/  

http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI491727-EI4790,00-Saiba+que+providencias+tomar.html  

http://www.traquimfar.org.br/cartilhas/assexual.pdf  

http://mulheresnomundodotrabalho.webs.com/assdiosexual.htm  

http://delas.ig.com.br/assedio+sexual/n1237491675245.html (Fig. 3)   

Figura 3 – Imagem do sítio eletrônico – Delas – Assédio Sexual.

Recursos Complementares

Sítios eletrônicos que poderão ser utilizados também como recurso:  

http://www.seaacsjc.org.br/Diversos/CartilhaAssedioSexual.pdf     

http://www.mte.gov.br/trab_domestico/trab_domestico_assedio.asp 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Assédio Sexual. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Nayara Gabriela, Universidade Federal da Bahia , Bahia - disse:
    naygabi.silva@gmail.com

    11/12/2014

    Cinco estrelas

    É necessário e urgente que gestores e professores estejam devidamente preparados para discutirem e debaterem diariamente a violência sexual no ambiente escolar. Nesse exato momento existem crianças, adolescentes e adultos também sendo molestados e não sabem o que fazer, bem como lidar com essa problemática que aponta um dos maiores índices de crescimento no país atualmente. FALEMOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL E DOMÉSTICA NAS ESCOLAS SIM, E TODOS OS DIAS!


  • Adriane, celer faculdades , Santa Catarina - disse:
    adrianelamb38@gmail.com

    25/07/2013

    Três estrelas

    Esse é um assunto de muita polemica para ser trabalhado nas escolas .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.