06/10/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Nesta aula o aluno poderá aprender o que é Assédio Sexual, quais os tipos mais comuns, como identificar, como evitar e o que fazer se acontecer. Além disso, serão discutidas as repercussões que o Assédio Sexual exerce na saúde física e mental de quem o sofre. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática de Assédio Sexual.
Não é necessário conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Dramatizações;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para iniciar a aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que sabem sobre Assédio Sexual. Após o professor ouvir as opiniões dos alunos acerca do que entendem sobre o tema em questão, ele deverá pedir para que os alunos consultem em um dicionário o que significa Assédio Sexual. Caso prefira, poderá pedir para que um aluno, que deseje, faça a procura e leia as respostas para toda a sala.
Assédio sexual
Fonte: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=ass%E9dio Acessado em: 29 de Maio de 2010.
Neste momento, o professor deverá ressaltar que é o Assédio Sexual que será abordado nas próximas atividades desta aula.
Dando continuidade à aula, tendo como propósito conceituar Assédio Sexual, e os tipos mais comuns, estando os alunos organizados em grupos de três a quatro integrantes, o professor deverá pedir para que eles façam uma pesquisa, de acordo como o roteiro abaixo, sobre o referido conceito.
Roteiro de Pesquisa:
Abaixo, sugerimos alguns sítios eletrônicos que podem ser utilizados:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/violencia_sofrimento_trabalho_assedio_sexual.pdf
http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/LEIS_2001/L10224.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ass%C3%A9dio_sexual
http://mulher.sapo.pt/carreira-vida/carreira/assedio-sexual-no-local-de-tra-914426.html
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?5
http://www.reporterbrasil.org.br/pergunta.php?id=138
http://www.mte.gov.br/trab_domestico/trab_domestico_assedio.asp
Figura 1 – Imagem do sítio eletrônico Terra “ Conheça as Armas contra o Assédio Sexual”.
Concluídas as pesquisas pelos grupos, o professor deverá pedir para que cada grupo compartilhe com a sala as respostas dadas às questões norteadoras. Este momento é importante não apenas para promoção da socialização das informações entre os alunos, mas para que também o professor possa esclarecer dúvidas dos alunos e corrigir possíveis conceitos errôneos sobre a temática trabalhada.
Tendo como objetivo discutir as repercussões que o Assédio Sexual exerce na saúde física e mental do indivíduo, propomos a próxima atividade.
Prosseguindo a aula, o professor deverá pedir para que os alunos se sentem em círculo e elejam, para a realização desta atividade, quatro (4) duplas – três (3) casais e uma (1) dupla de alunos do sexo masculino. Observamos que, os demais alunos serão a “plateia” das dramatizações de situações-problema que serão apresentadas pelas duplas escolhidas pela sala.
Cada dupla fará a dramatização de uma situação-problema, conforme segue abaixo:
Dupla 1) Fará a dramatização de um supervisor (de um setor de uma empresa X) assediando sexualmente uma subordinada;
Dupla 2) Fará a dramatização de uma supervisora assediando sexualmente um subordinado;
Dupla 3) Fará a dramatização de um professor (ou professora) assediando sexualmente um aluno;
Dupla 4) A dupla de alunos do sexo masculino fará a dramatização de um supervisor (de um setor de uma empresa Y) assediando sexualmente um subordinado do sexo masculino.
Após as dramatizações, o professor deverá pedir para que os alunos relatem como eles se sentiram nos papéis representados. Abaixo segue um roteiro de perguntas que poderão ser feitas aos alunos - duplas e “plateia”.
Roteiro de Perguntas:
Finalizando a aula, com o intuito de conscientizar os alunos do que se deve fazer quando o assédio sexual está ocorrendo, eles deverão criar um material informativo, do tipo panfleto, para ser distribuído pela escola, contendo informações sobre Assédio Sexual e como evitar e agir nesta situação.
Roteiro do Material Informativo:
Figura 2 – Imagem de Exemplo de Panfleto.
Fonte: do autor
Abaixo, sugerimos alguns sítios eletrônicos que poderão ser utilizados para a elaboração do Material Informativo.
http://empregosa.blogspot.com/2008/09/assdio-sexual-no-trabalho-o-que-fazer.html
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/assedio-sexual/35353/
http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI491727-EI4790,00-Saiba+que+providencias+tomar.html
http://www.traquimfar.org.br/cartilhas/assexual.pdf
http://mulheresnomundodotrabalho.webs.com/assdiosexual.htm
http://delas.ig.com.br/assedio+sexual/n1237491675245.html (Fig. 3)
Figura 3 – Imagem do sítio eletrônico – Delas – Assédio Sexual.
Sítios eletrônicos que poderão ser utilizados também como recurso:
http://www.seaacsjc.org.br/Diversos/CartilhaAssedioSexual.pdf
http://www.mte.gov.br/trab_domestico/trab_domestico_assedio.asp
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Assédio Sexual. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/12/2014
Cinco estrelasÉ necessário e urgente que gestores e professores estejam devidamente preparados para discutirem e debaterem diariamente a violência sexual no ambiente escolar. Nesse exato momento existem crianças, adolescentes e adultos também sendo molestados e não sabem o que fazer, bem como lidar com essa problemática que aponta um dos maiores índices de crescimento no país atualmente. FALEMOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL E DOMÉSTICA NAS ESCOLAS SIM, E TODOS OS DIAS!
25/07/2013
Três estrelasEsse é um assunto de muita polemica para ser trabalhado nas escolas .