Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


What is the perfect MENU?

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá as características do gênero textual menu e o uso real do mesmo. No final do processo, o aluno produzirá um exemplar.

Aprenderá também vocabulário referente a comida saudável: alimentos orgânicos.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento de vocabulário de comida.

Frutas em geral, legumes, verduras, carnes, laticínios, etc.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Selecione diversos menus e traga-os para sala. Poderão ser tragos exemplares de restaurantes da região onde a escola está localizada, ou, poderão ainda ser retirados da internet.

Neste primeiro momento, serão observados menus em português.

Obs: para exemplares retirados da internet, acesse o seguinte endereço: www.receitasemenus.net (acesso em 13 de Junho de 2010)

Com os menus em mãos, faça as seguintes perguntas aos alunos:

1-     What can you see in your menu?

2-     Are there any pictures?

3-     What is the important information in a menu?   

Os alunos deverão responder usando a Língua Inglesa.

Encoraje-os a usarem palavras já conhecidas, como por exemplo:

3- What is the important information in a menu?

Ss – Telephone, address, etc.   

Peça aos aprendizes que anotem suas respostas no caderno. Eles deverão, depois disso, trocar os exemplares de menu com seus colegas de classe. Esclareça que eles deverão observar se há diferenças entre o menu que o colega de classe recebeu e o que ele/ela recebeu. Se houver diferenças, eles deverão anotá-las no caderno.   

Aula 2

Questione os alunos:

“What are the main characteristics of a menu?”

As respostas esperadas pelo professor são as que os alunos responderam na aula 1. Anote-as no quadro e peça-os que tomem nota dessas características no caderno. Agora, distribua aos alunos menus em inglês. Para ter acesso a esses textos, acesse o endereço: http://www.theamericankc.com/ (acesso em 13 de Junho de 2010)

Questione:

What are the similarities between Brazilian and American restaurants?

Os alunos deverão responder usando a Língua Inglesa o máximo que puderem.

Usando o quadro, peça aos alunos que montem o cardápio do restaurante que atende a escola/da cantina da escola. Relate que eles poderão falar da comida servida e dos itens vendidos (se houver) na escola. Logo após, questione se os cardápios analisados por eles e a comida servida na escola são saudáveis.   

A partir deste momento, os alunos deverão fazer uma lista de comidas que gostariam que fosse servido na escola. Deixe que coloquem guloseimas como refrigerante e salgados. Peça-os que escrevam em inglês.

Obs: Se achar necessário, e possuir acesso a internet, deixe os alunos consultarem dicionários bilíngues. Veja a sugestão dada em Recursos Complementares.

Obs2: Ajude-os no vocabulário.   

Aula 3

Incentive os alunos a prepararem um cardápio saudável para a cantina da escola.

Sugestão: Se achar interessante, faça um cardápio bilíngue: português/inglês.   

Divida a sala em grupos. Esclareça aos alunos que eles deverão apresentar, em uma exposição, o cardápio formulado por eles.   

A escrita do trabalho deve seguir os passos descritos:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, braisntorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.   

OBS: Convide outros professores, a direção da escola e outros alunos para presenciarem a exposição do trabalho.   

Aula 4

Esta aula deverá ser reservada para a exposição dos trabalhos. Realce que criatividade, organização e o conteúdo dos trabalhos expostos serão avaliados. O aluno deverá usar todo o tempo a  Língua Inglesa.   

Recursos Complementares
Avaliação

Encoraje os alunos a apresentarem um cardápio para um restaurante fictício. Eles deverão formular tudo o que envolve um restaurante: slogan, nome, telefone, endereço e o cardápio.

Divida a sala em grupos para esta atividade. Se achar interessante, selecione especialidades para serem trabalhadas em cada restaurante. Exemplo: restaurante italiano, etc.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • silvia, E. M quirino de Morais , Minas Gerais - disse:
    silvinha2_sal@yahoo.com.br

    05/09/2011

    Quatro estrelas

    Estou fazendo um projeto interdisciplinar da lingua inglesa com outras, o que vc me sugere? tema: you are what you eat.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.