Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MUDANÇAS POLÍTICAS NA HISTÓRIA DO BRASIL

 

06/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-         Localizar cronologicamente as mudanças políticas na história do Brasil.

 -         Conceituar o período colonial no Brasil.

-         Analisar situações ocorridas no período colonial.

-         Avaliar seu papel como cidadão consciente na preservação da integridade do seu país.

-         Analisar criticamente alguns  fatos históricos.

-         Retirar informações importantes e relevantes de um texto.

-           Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

-           Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.

-           Respeitar o turno da palavra.

-           Problematizar fatos históricos,  interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.

Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Os alunos já devem ter algumas habilidades de leitura e escrita.

- Orientações sobre a realização de um seminário.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula  

  •    Vídeo
  •    Leitura de texto
  •    Discussão
  •    Pesquisa
  •    Trabalho de Grupo
  •    Seminário    

 Desenvolvimento   

1ª atividade:  

a)      Com o objetivo de iniciar a aula, o professor propõe uma tempestade cerebral. Para isso, escreve no quadro: PERÍODO PRÉ COLONIAL  e BRASIL COLÔNIA, solicitando que os alunos falem palavras ou expressões que lembram quando pensam nesses dois momentos da História do Brasil.  Enquanto os alunos falam, o professor escreve, formando duas listas.     

PERÍODO PRÉ COLONIAL                 BRASIL COLÔNIA   

OBS: Essa lista deverá ser construída em uma folha grande e reservada.     

b)      Em seguida, o professor prepara a turma para uma atividade, na sala de informática, formando 05 grupos e discutindo como será realizado esse trabalho que terá como produto final, um seminário. Nesse momento é importante enfatizar: o tema de cada um, a data de apresentação, o arranjo do espaço físico para a realização do seminário, a importância da troca de informações entre os colegas, etc...     

c)      O professor apresenta à turma as orientações gerais e, se necessário, elas devem ser colocadas em um cartaz para que os alunos possam consultá-las sempre que precisarem.   

ORIENTAÇÕES GERAIS:   O grupo deverá pesquisar nas fontes indicadas, o assunto que lhe coube na distribuição dos temas, preparando uma análise do material coletado, fazendo uma síntese das idéias das diferentes fontes consultadas produzindo um texto escrito contendo:  

• Introdução: breve exposição objetiva e concisa do tema central.    

• Desenvolvimento: explicação, discussão do tema que deve ser dividido em unidades, tomando-se o cuidado de não reproduzir os títulos e subtítulos das fontes  consultadas.   

• Conclusão: síntese de toda a reflexão realizando uma interpretação pessoal e não repetição da opinião do autor do texto estudado.      Para a apresentação oral do trabalho, o grupo deverá observar os seguintes aspectos:   

• Falar para todos os ouvintes.

• Não ficar de costas para os ouvintes.

• Não andar em frente dos recursos visuais que estiverem sendo utilizados.

•Fazer pausas para possibilitar discussões.

• Dominar o assunto (por todos os componentes do grupo).

• Ter clareza nos conceitos expostos.

• Selecionar qualitativa e quantitativa o material coletado.       

d)      Após essa preparação inicial, o professor entrega a cada grupo o seu roteiro:

Grupo Nº1    

Tema: Periodização da História   

I-   Períodos Da História do Brasil   

II-  Período Pré Colonial ( 1500-1530)   

III- Fatores que contribuíram para a falta de interesse da Coroa Portuguesa

FONTES DE PESQUISA:  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Periodiza%C3%A7%C3%A3o_da_Hist%C3%B3ria_do_Brasil    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Brasil#Periodiza.C3.A7.C3.A3o    

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u13.jhtm    

http://www.monografias.brasilescola.com/historia/brasil-colonia.htm 

SUGESTÕES PARA AS DISCUSSÕES:  

- O interesse de Portugal na colonização do Brasil.       

- O desmatamento

Grupo Nº2   

Tema: Economia.   

I -  Principal Atividade Econômica do Brasil Colônia  

II-  Fatores que influenciaram na opção da cultura da Cana de Açúcar no Brasil  

III- Princípios do Sistema plantation      

FONTES DE PESQUISA:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenho    

http://www.udop.com.br/index.php?item=noticias&cod=994     

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u14.jhtm    

http://www.klickeducacao.com.br/global/msg/1,5893,POR-15-N,00.html?pgvoltar= 

http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1245-9282-,00.html      

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=5                                        

SUGESTÕES PARA AS DISCUSSÕES:   

-         A  reação submissa dos escravos à dominação do branco. Como se deu esta submissão e a reação do trabalhador escravo.

-         A criação dos Quilombos como forma de reação desta submissão ao trabalho escravo e que continuou no Brasil Imperial, como por exemplo,  a Revolta Dos Malês e que perdura, quem sabe, até hoje.

-         A herança histórica da submissão das classes mais pobres.   

OBS: Essa aula cria oportunidade para o professor desenvolver um trabalho interdisciplinar com a área de Geografia onde se pode trabalhar importância do tipo de solo para o desenvolvimento das atividades econômicas. O endereço pode ajudar a enriquecer as informações:  

http://www.frigoletto.com.br/GeoFis/vegetacao.htm 

Grupo Nº3   

Tema : Sociedade   

I-  Classificação da Sociedade Colonial   

II- Gradação da Sociedade Colonial   

III- Reações contra a dominação no período colonial   

FONTES DE PESQUISA:   

http://portaldoestudante.wordpress.com/2008/06/14/o-brasil-colonial/    

http://www.supletivo.com.br/materias/historia/historia_do_brasil/hb_aula9/    

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=412   

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-colonia/sociedade-colonial.php   

http://palma1.no.sapo.pt/acucarbr.htm                                       

SUGESTÕES PARA AS DISCUSSÕES:  

 -         As consequências do acúmulo de riquezas nas mãos de uma classe social privilegiada para o não desenvolvimento de um mercado interno.

Grupo Nº4   

Tema : Administração   

I-   Administração Portuguesa:        

.Capitanias Hereditárias        

.Governo Geral  

II-   Regimento Geral   

III-  Funções Administrativas  

IV- Primeira Capital Colonial  

 FONTES DE PESQUISA:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitanias_do_Brasil    

http://www.suapesquisa.com/colonia/   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_Col%C3%B4nia#Administra.C3.A7.C3.A3o_coloni    

http://1.bp.blogspot.com/_v9K1WlYSXJI/SeqbQDYMNoI/AAAAAAAAANg/vqxzlPpwrww/s400/pir%C3%A2mide+social+do+brasil+a%C3%A7ucareiro.jpg

                                 

SUGESTÕES PARA AS DISCUSSÕES:    

 -  Os fatores do fracasso  das Capitanias hereditárias.

Grupo Nº5   

Tema: Formação do Território Brasileiro   

I -  Acordos entre potências européias com relação ao Território Brasileiro.   

II- Fatores que contribuíram para a expansão:        

 . Atividades Econômicas:           

. Sertanismo:   

III- Resultado   

FONTES DE PESQUISA:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Tordesilhas    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Entradas_e_bandeiras   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sertanismo    

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=388                                     

SUGESTÕES PARA AS DISCUSSÕES:      

 - A importância da pecuária para a formação do território brasileiro.

 2ª atividade:  

a)      Apresentação do seminário quando os alunos terão a oportunidade de desenvolver o poder de comunicação, a capacidade de uma avaliação crítica, a troca de informações, colaboração entre colegas e interação.   

b)      Após a apresentação de cada grupo, o professor abre um espaço para perguntas dos colegas sobre o assunto abordado, explicando que  esse  momento visa uma maior aprendizagem e não a criação de situações delicadas ou comprometedoras para o grupo que se apresentou.   

OBS:  Como é um grupo de alunos em processo de aprendizagem, o professor pode sugerir uma pesquisa  em caso de dificuldades diante de um questionamento dos colegas.    

c)      A cada apresentação, o professor faz os comentários necessários.  

 

3ª atividade:  

 a)      O professor inicia esse momento colocando para os alunos que a sociedade atual exige um novo cidadão crítico, reflexivo e dinâmico para fazer frente às transformações nessa sociedade.  Para promover uma reflexão acerca dessa questão, os alunos assistirão, quantas vezes desejarem,  ao vídeo que se encontra no endereço:  

http://www.mundovestibular.com.br/articles/5906/1/Historia-do-Brasil-Video-Aula-/Paacutegina1.html    

b)     Após assistirem o vídeo, solicita que os alunos discutam o que o professor Ricardo Carvalho  disse  sobre o presente histórico que recebemos. Nesse momento, é importante  que o professor também se posicione sobre o assunto.   

c)      Em seguida à discussão anterior, o professor solicita que cada um escreva o que  tem feito para preservar este presente.   

d)     O professor socializa os textos produzidos, fazendo os comentários necessários.   

e)      O professor propõe à turma que voltem à lista elaborada, na 1ª atividade dessa aula, com o objetivo de acrescentar novas palavras ou expressões que retratem o que foi aprendido sobre o assunto. Essa lista enriquecida pode compor o ambiente da sala de aula.           

Recursos complementares      

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_do_Brasil    

http://www.mundovestibular.com.br/articles/256/1/A-HISTORIA-DO-BRASIL-/Paacutegina1.html    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Brasil      

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-Hist%C3%B3ria_do_Brasil   

http://www.museuhistoriconacional.com.br/ 

Recursos Complementares
Avaliação

A aprendizagem e o interesse dos alunos serão avaliados durante o desenrolar das atividades propostas, nas atitudes de cada um nas diferentes fases do trabalho, nas contribuições para  os  trabalhos de grupo, nas discussões,  na elaboração da lista e na participação no seminário. Todos esses instrumentos mostrarão se as competências previstas para essa aula foram ou não alcançadas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.