06/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
- Localizar cronologicamente as mudanças políticas na história do Brasil.
- Conceituar o período colonial no Brasil.
- Analisar situações ocorridas no período colonial.
- Avaliar seu papel como cidadão consciente na preservação da integridade do seu país.
- Analisar criticamente alguns fatos históricos.
- Retirar informações importantes e relevantes de um texto.
- Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
- Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.
- Respeitar o turno da palavra.
- Problematizar fatos históricos, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.
- Os alunos já devem ter algumas habilidades de leitura e escrita.
- Orientações sobre a realização de um seminário.
Estratégias e recursos da aula
a) Com o objetivo de iniciar a aula, o professor propõe uma tempestade cerebral. Para isso, escreve no quadro: PERÍODO PRÉ COLONIAL e BRASIL COLÔNIA, solicitando que os alunos falem palavras ou expressões que lembram quando pensam nesses dois momentos da História do Brasil. Enquanto os alunos falam, o professor escreve, formando duas listas.
PERÍODO PRÉ COLONIAL BRASIL COLÔNIA
OBS: Essa lista deverá ser construída em uma folha grande e reservada.
b) Em seguida, o professor prepara a turma para uma atividade, na sala de informática, formando 05 grupos e discutindo como será realizado esse trabalho que terá como produto final, um seminário. Nesse momento é importante enfatizar: o tema de cada um, a data de apresentação, o arranjo do espaço físico para a realização do seminário, a importância da troca de informações entre os colegas, etc...
c) O professor apresenta à turma as orientações gerais e, se necessário, elas devem ser colocadas em um cartaz para que os alunos possam consultá-las sempre que precisarem.
ORIENTAÇÕES GERAIS: O grupo deverá pesquisar nas fontes indicadas, o assunto que lhe coube na distribuição dos temas, preparando uma análise do material coletado, fazendo uma síntese das idéias das diferentes fontes consultadas produzindo um texto escrito contendo:
• Introdução: breve exposição objetiva e concisa do tema central.
• Desenvolvimento: explicação, discussão do tema que deve ser dividido em unidades, tomando-se o cuidado de não reproduzir os títulos e subtítulos das fontes consultadas.
• Conclusão: síntese de toda a reflexão realizando uma interpretação pessoal e não repetição da opinião do autor do texto estudado. Para a apresentação oral do trabalho, o grupo deverá observar os seguintes aspectos:
• Falar para todos os ouvintes.
• Não ficar de costas para os ouvintes.
• Não andar em frente dos recursos visuais que estiverem sendo utilizados.
•Fazer pausas para possibilitar discussões.
• Dominar o assunto (por todos os componentes do grupo).
• Ter clareza nos conceitos expostos.
• Selecionar qualitativa e quantitativa o material coletado.
d) Após essa preparação inicial, o professor entrega a cada grupo o seu roteiro:
Grupo Nº1
Tema: Periodização da História
I- Períodos Da História do Brasil
II- Período Pré Colonial ( 1500-1530)
III- Fatores que contribuíram para a falta de interesse da Coroa Portuguesa
FONTES DE PESQUISA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Periodiza%C3%A7%C3%A3o_da_Hist%C3%B3ria_do_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Brasil#Periodiza.C3.A7.C3.A3o
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u13.jhtm
http://www.monografias.brasilescola.com/historia/brasil-colonia.htm
SUGESTÕES PARA AS DISCUSSÕES:
- O interesse de Portugal na colonização do Brasil.
- O desmatamento
Grupo Nº2
Tema: Economia.
I - Principal Atividade Econômica do Brasil Colônia
II- Fatores que influenciaram na opção da cultura da Cana de Açúcar no Brasil
III- Princípios do Sistema plantation
http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenho
http://www.udop.com.br/index.php?item=noticias&cod=994
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u14.jhtm
http://www.klickeducacao.com.br/global/msg/1,5893,POR-15-N,00.html?pgvoltar=
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1245-9282-,00.html
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=5
SUGESTÕES PARA AS DISCUSSÕES:
- A reação submissa dos escravos à dominação do branco. Como se deu esta submissão e a reação do trabalhador escravo.
- A criação dos Quilombos como forma de reação desta submissão ao trabalho escravo e que continuou no Brasil Imperial, como por exemplo, a Revolta Dos Malês e que perdura, quem sabe, até hoje.
- A herança histórica da submissão das classes mais pobres.
OBS: Essa aula cria oportunidade para o professor desenvolver um trabalho interdisciplinar com a área de Geografia onde se pode trabalhar importância do tipo de solo para o desenvolvimento das atividades econômicas. O endereço pode ajudar a enriquecer as informações:
http://www.frigoletto.com.br/GeoFis/vegetacao.htm
Grupo Nº3
Tema : Sociedade
I- Classificação da Sociedade Colonial
II- Gradação da Sociedade Colonial
III- Reações contra a dominação no período colonial
http://portaldoestudante.wordpress.com/2008/06/14/o-brasil-colonial/
http://www.supletivo.com.br/materias/historia/historia_do_brasil/hb_aula9/
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=412
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-colonia/sociedade-colonial.php
http://palma1.no.sapo.pt/acucarbr.htm
- As consequências do acúmulo de riquezas nas mãos de uma classe social privilegiada para o não desenvolvimento de um mercado interno.
Grupo Nº4
Tema : Administração
I- Administração Portuguesa:
.Capitanias Hereditárias
.Governo Geral
II- Regimento Geral
III- Funções Administrativas
IV- Primeira Capital Colonial
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitanias_do_Brasil
http://www.suapesquisa.com/colonia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_Col%C3%B4nia#Administra.C3.A7.C3.A3o_coloni
- Os fatores do fracasso das Capitanias hereditárias.
Grupo Nº5
Tema: Formação do Território Brasileiro
I - Acordos entre potências européias com relação ao Território Brasileiro.
II- Fatores que contribuíram para a expansão:
. Atividades Econômicas:
. Sertanismo:
III- Resultado
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Tordesilhas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Entradas_e_bandeiras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sertanismo
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=388
SUGESTÕES PARA AS DISCUSSÕES:
- A importância da pecuária para a formação do território brasileiro.
a) Apresentação do seminário quando os alunos terão a oportunidade de desenvolver o poder de comunicação, a capacidade de uma avaliação crítica, a troca de informações, colaboração entre colegas e interação.
b) Após a apresentação de cada grupo, o professor abre um espaço para perguntas dos colegas sobre o assunto abordado, explicando que esse momento visa uma maior aprendizagem e não a criação de situações delicadas ou comprometedoras para o grupo que se apresentou.
OBS: Como é um grupo de alunos em processo de aprendizagem, o professor pode sugerir uma pesquisa em caso de dificuldades diante de um questionamento dos colegas.
c) A cada apresentação, o professor faz os comentários necessários.
a) O professor inicia esse momento colocando para os alunos que a sociedade atual exige um novo cidadão crítico, reflexivo e dinâmico para fazer frente às transformações nessa sociedade. Para promover uma reflexão acerca dessa questão, os alunos assistirão, quantas vezes desejarem, ao vídeo que se encontra no endereço:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/5906/1/Historia-do-Brasil-Video-Aula-/Paacutegina1.html
b) Após assistirem o vídeo, solicita que os alunos discutam o que o professor Ricardo Carvalho disse sobre o presente histórico que recebemos. Nesse momento, é importante que o professor também se posicione sobre o assunto.
c) Em seguida à discussão anterior, o professor solicita que cada um escreva o que tem feito para preservar este presente.
d) O professor socializa os textos produzidos, fazendo os comentários necessários.
e) O professor propõe à turma que voltem à lista elaborada, na 1ª atividade dessa aula, com o objetivo de acrescentar novas palavras ou expressões que retratem o que foi aprendido sobre o assunto. Essa lista enriquecida pode compor o ambiente da sala de aula.
Recursos complementares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_do_Brasil
http://www.mundovestibular.com.br/articles/256/1/A-HISTORIA-DO-BRASIL-/Paacutegina1.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-Hist%C3%B3ria_do_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_do_Brasil
http://www.mundovestibular.com.br/articles/256/1/A-HISTORIA-DO-BRASIL-/Paacutegina1.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-Hist%C3%B3ria_do_Brasil
A aprendizagem e o interesse dos alunos serão avaliados durante o desenrolar das atividades propostas, nas atitudes de cada um nas diferentes fases do trabalho, nas contribuições para os trabalhos de grupo, nas discussões, na elaboração da lista e na participação no seminário. Todos esses instrumentos mostrarão se as competências previstas para essa aula foram ou não alcançadas pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!