Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de narrativas a partir de textos jornalísticos

 

28/06/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar o tipo textual narrativa do gênero relato.
  • Analisar como  Moacyr Scliar criou uma narrativa a partir de um relato retirado da Folha de São Paulo.
  • Reconhecer a linguagem denotativa no relato e a linguagem conotativa  na narrativa.
  • Produzir texto literário a partir de relatos.   
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elementos que compõem uma narração.
  • Voz do personagem.
  • Conhecimentos básicos de informática.
  • Ironia.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Atividade 1

Antes de começar a atividade propriamente dita, o professor apresentará, (em um cartaz ou em powerpoint ou, ainda,  em qualquer outro recurso) como forma de motivação da aula, o seguinte pensamento de Moacyr Scliar para discussão sobre produção de texto.

"Acredito, sim, em inspiração, não como uma coisa que vem de fora, que "baixa" no escritor, mas simplesmente como o resultado de uma peculiar introspecção que permite ao escritor acessar histórias que já se encontram em embrião no seu próprio inconsciente e que costumam aparecer sob outras formas — o sonho, por exemplo. Mas só inspiração não é suficiente".

para discussão, o professor deverá fazer as seguintes perguntas (oralmente) para a turma: (Uma de cada vez, ouvindo as diversas respostas dos alunos)

 a- Há pessoas que se assentam diante de uma folha em branco, realizam rapidamente a tarefa de produzir um texto e o entregam  para correção. Vocês pensam que esta é a melhor opção para produzir um texto? Sim - não. Justifiquem.

b- Uma pessoa treinada a produzir texto o faz com maior facilidade? Sim - Não. Por quê?

c- Na hora de concursos, os candidatos recebem um tema e precisam escrever sobre ele em pequeno espaço de tempo. Como vocês acham que se deve proceder para se sair bem nessa tarefa?

d- Moacyr Scliar tem escrito crônicas a partir de notícias de jornal. Levantem hipóteses sobre o que ele poderia explorar a partir da seguinte notícia escrita no quadro:

“Homem disfarçado de Papai Noel tenta matar publicitária em SP.” (Caderno Cotidiano – FSP – 18/12/01)

Após conjecturas, o professor deverá levar os alunos à sala de informática para acessarem:

http://www.releituras.com/mscliar_menu.asp  e lerem o texto produzido por Moacyr Scliar, para posterior exploração.

Atividade 2

Antes da exploração do texto, o professor pedirá que os alunos acessem outro site: 

 http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/artigo.php?cod=811 . Neste, os alunos aprenderão a reconhecer a diferença entre o gênero relato e o tipo narrativa. 

Agora sim, o professor fará a análise dos textos: o relato motivador e a crônica escrita por Scliar.

Assentados de dois a dois, os alunos responderão às questões:

a- Consultem um dicionário e definam o que é um relato.

b- O que  diz a notícia estampada no Caderno Cotidiano – FSP – 18/12/01?

c- São comuns as notícias de violência mostradas nos jornais. O que esta tem de incomum? Que referências a figura do Papai Noel sempre carregam?

d- A leitura do primeiro parágrafo do texto de Moacyr Scliar somos pegos de surpresa pelo que Papai Noel carregava. Para a esposa dele também foi surpresa? Explique.

e- —"Amanhã? No dia de Natal?" Explique o porquê do espanto da mulher.

f- — "Vida de pistoleiro de aluguel é assim mesmo, mulher. Natal, Ano Novo, essas coisas para nós não existem. Primeiro a obrigação. Depois a celebração".Que profissões geralmente usam frases como essa?

g- “Ele começou a chorar baixinho. Em silêncio, ela o abraçou. Compreendia perfeitamente o que se passava com ele. Ninguém é imune ao espírito natalino”.

Há ironia neste final da história?

h- Como vocês viram, o relato está associado à apresentação de uma informação. É o registro de fatos, a linguagem é denotativa. Na narração literária, por vezes, também está centrada em fatos reais, mas em alguns casos, têm a pretensão de proporcionar prazer. Por isso, a linguagem é conotativa.

Aula 2

Atividade

O professor deverá entregar xerox do trecho abaixo para os estudantes e solicitar que se reúnam em grupos para lerem esta narrativa escrita por Manuel Bandeira.

 Tragédia brasileira

Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade. Conheceu Maria Elvira na Lapa — prostituída com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria. Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria. Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado. Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, urna facada. Não fez nada disso: mudou de casa.Viveram três anos assim.Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa. Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos... Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.

Fonte: ...

Manuel Bandeira

1- Que elementos este texto tem para que possamos afirmar que é uma narrativa? Transforme-o em relato. 

2- Acessem:   http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1558722-5606,00.html 

http://blog.neoplace.com.br/2008/03/20/crianca-encontrada/ 

transformem agora a notícia em narrativa.

Não havendo dúvidas a serem esclarecidas, o professor pedirá a alguns alunos que leiam os trabalhos produzidos e, em seguida, recolha os textos para correção e avaliação.

Recursos Complementares

Professor, estimule a leitura de informaçãoes sobre Moacyr Scliar, Manuel Bandeira e suas obras em:

http://www.releituras.com/biografias.asp 

Avaliação

O professor acompanhará a realização de todos os trabalhos propostos, avaliando o envolvimento dos alunos e o produto final. Poderá atribuir um conceito, se quiser, e selecionar alguns textos para publicação no jornalzinho da escola "ESEBA em notícias".

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.