Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Headlines! produzindo manchetes de jornal.

 

24/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira e Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá as características deste gênero e o uso real do mesmo. No final do processo, o aluno produzirá uma headline.

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer as características de notícias de jornal.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1.

Escolha algumas notícias, de interesse dos alunos. Acesse os seguintes endereços para obter alguns exemplos:

www.cnn.com  

www.nytimes.com 

news.bbc.co.uk  

(sites acessados em 13 de Junho de 2010)

Tire cópias e distribua as notícias sem as manchetes. Guarde as mesmas para uso posterior.

Peça aos alunos que leiam as notícias. Mesmo que eles tenham dificuldades, questione:

What is it talking about?

Sugestão: Aproveite para incentivar os alunos a usarem as estratégias de skimming e scanning. Para saber mais sobre o que é e como utilizá-las, acesse: http://42explore.com/skim.htm   (acesso em 13 de junho de 2010)

Incentive os alunos a responderem usando, ao máximo, a Língua Inglesa. Eles deverão dar a ideia principal da notícia em  mãos.

Logo após, pergunte aos alunos se há algo faltando nas notícias que eles possuem em mãos. Os mesmos devem perceber a ausência das headlines.

Realce as características principais deste gênero textual. Encoraje os alunos a escreverem uma headline para cada notícia apresentada.

Observação: Para conhecer mais sobre headlines, acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Headline (acesso em 13 de Junho de 2010)

Aula 2.

Faça uma rápida exposição com as headlines escritas pelos alunos. Questione se há relação da notícia com a manchete produzida.

Depois, apresente aleatoriamente, as verdadeiras headlines. Divida a sala em pequenos grupos ou pares e peça-os que juntem a manchete apresentada com a notícia.

Corrija se houver algum erro nesta atividade.

Observação: Ajude os alunos em relação ao vocabulário usado.

Usando o quadro, decida com seus alunos, quais são as principais características uma boa headline deve ter. Peça-os que tomem nota no caderno para posterior consulta.

Aula 3

Com as características de uma headline em mãos, desafie os alunos a escolherem novas notícias. Eles deverão apresentar a notícia, com sua manchete original, e produzir uma nova manchete para o texto em questão.

Sugestão: Se achar conveniente, divida a sala em grupos e distribua temas para serem pesquisados. Exemplo: grupo 1- política - grupo 2 - esporte , etc.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR:

Trabalhe essa sequência junto com o profissional de Língua Portuguesa de sua escola. Esse profissional poderá ajudar os alunos a entenderem, principalmente em português, as características e a função comunicativa do gênero estudado.

Recursos Complementares

Caso necessite consultar um dicionário, acesse:

Dictionary.com

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false 

Para saber mais sobre headlines, visite:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manchete

(Acesso em 13 de Junho de 2010) 

Avaliação

Faça uma competição dentro de sala. Divida a sala em dois grupos e peça-os que tragam, cada grupo, pelo menos três notícias de jornal. Esclareça que cada grupo deverá retirar as manchetes e entregar ao outro grupo apenas as notícias. Cada grupo deverá ler a notícia e escrever uma nova headline para a mesma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.