24/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira e Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
O aluno aprenderá as características deste gênero e o uso real do mesmo. No final do processo, o aluno produzirá uma headline.
Os alunos deverão conhecer as características de notícias de jornal.
Escolha algumas notícias, de interesse dos alunos. Acesse os seguintes endereços para obter alguns exemplos:
(sites acessados em 13 de Junho de 2010)
Tire cópias e distribua as notícias sem as manchetes. Guarde as mesmas para uso posterior.
Peça aos alunos que leiam as notícias. Mesmo que eles tenham dificuldades, questione:
What is it talking about?
Sugestão: Aproveite para incentivar os alunos a usarem as estratégias de skimming e scanning. Para saber mais sobre o que é e como utilizá-las, acesse: http://42explore.com/skim.htm (acesso em 13 de junho de 2010)
Incentive os alunos a responderem usando, ao máximo, a Língua Inglesa. Eles deverão dar a ideia principal da notícia em mãos.
Logo após, pergunte aos alunos se há algo faltando nas notícias que eles possuem em mãos. Os mesmos devem perceber a ausência das headlines.
Realce as características principais deste gênero textual. Encoraje os alunos a escreverem uma headline para cada notícia apresentada.
Observação: Para conhecer mais sobre headlines, acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Headline (acesso em 13 de Junho de 2010)
Faça uma rápida exposição com as headlines escritas pelos alunos. Questione se há relação da notícia com a manchete produzida.
Depois, apresente aleatoriamente, as verdadeiras headlines. Divida a sala em pequenos grupos ou pares e peça-os que juntem a manchete apresentada com a notícia.
Corrija se houver algum erro nesta atividade.
Observação: Ajude os alunos em relação ao vocabulário usado.
Usando o quadro, decida com seus alunos, quais são as principais características uma boa headline deve ter. Peça-os que tomem nota no caderno para posterior consulta.
Com as características de uma headline em mãos, desafie os alunos a escolherem novas notícias. Eles deverão apresentar a notícia, com sua manchete original, e produzir uma nova manchete para o texto em questão.
Sugestão: Se achar conveniente, divida a sala em grupos e distribua temas para serem pesquisados. Exemplo: grupo 1- política - grupo 2 - esporte , etc.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR:
Trabalhe essa sequência junto com o profissional de Língua Portuguesa de sua escola. Esse profissional poderá ajudar os alunos a entenderem, principalmente em português, as características e a função comunicativa do gênero estudado.
Caso necessite consultar um dicionário, acesse:
Dictionary.com
Para saber mais sobre headlines, visite:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manchete
(Acesso em 13 de Junho de 2010)
Faça uma competição dentro de sala. Divida a sala em dois grupos e peça-os que tragam, cada grupo, pelo menos três notícias de jornal. Esclareça que cada grupo deverá retirar as manchetes e entregar ao outro grupo apenas as notícias. Cada grupo deverá ler a notícia e escrever uma nova headline para a mesma.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!