06/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
- Reconhecer o papel do Estado e da sociedade na construção do bem estar social.
- Problematizar a questão social e sugerir soluções.
- Exercitar a cidadania participativa
- Questionar papéis de responsabilidade do governo sugerindo soluções.
- Avaliar a responsabilidade da sociedade civil na efetivação dos direitos do cidadão.
- Analisar situações e criar opiniões.
- Noções de direitos e deveres do cidadão.
- Gêneros textuais: notícia, folheto: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação
Estratégias e recursos da aula
a) Com o objetivo de sondar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema da aula, o professor propõe que respondam, oralmente, a questão:
- O que o Estado deve fazer pelo cidadão?
b) Após ouvir os alunos, o professor coloca no quadro, o título da aula solicitando a leitura do mesmo.
O PAPEL DO ESTADO E DA SOCIEDADE PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DO CIDADÃO
c) Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
- O que o título está propondo?
- Identifique quem são os responsáveis pela efetivação dos direitos do cidadão.
- Qual o significado da palavra efetivação?
- Que nota você daria para o papel desempenhado pelo Estado Brasileiro, na efetivação dos direitos do cidadão? Justifique sua avaliação.
- Qual o papel da sociedade civil na efetivação dos direitos do cidadão?
- Que nota você daria para o papel desempenhado hoje pela sociedade civil em relação à efetivação dos direitos do cidadão? Justifique sua avaliação.
d) O professor solicita que os alunos tragam revistas, jornais, tesouras e cola para a sala e já com esse material nas mãos, organiza a turma em grupos e propõe criem um cartaz, utilizando imagens, palavras, expressões das revistas e jornais, onde seja retratado o que o estado brasileiro vem fazendo para efetivar os direitos do cidadão.
e) O professor socializa as produções da turma, fazendo os comentários necessários.
2ª atividade:
a) Ainda com a turma em grupos, o professor entrega para cada um as orientações abaixo:
GRUPO -1
- O grupo deverá:
- ler o texto, buscando o significado das palavras ou expressões: consenso e políticas públicas.
- discutir a idéia principal do texto.
Programas sociais: o papel do Estado
Há um consenso de que o Estado tem determinadas funções sociais, com destaque, sobretudo, para as relativas à educação, saúde, segurança e proteção aos desamparados. O Estado tem responsabilidade na geração das condições que impeçam a manutenção e o crescimento da pobreza. O ator principal da promoção de uma sociedade mais justa nos países do primeiro mundo, sobretudo a partir da Segunda Guerra Mundial, foi o Estado. Para cumprir suas funções sociais, estabelece políticas públicas que são executadas por meio de projetos e programas, para os quais são definidos objetivos e metas.
Adaptação do texto: Programas e projetos sociais: a quem cabe essa tarefa?
Luciana Mourão que se encontra no endereço:
http://www.empreendedor.com.br/noticias/programas-e-projetos-sociais-quem-cabe-essa-tarefa
- buscar, nos endereços abaixo, mais informações sobre o assunto do texto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_Lula
http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/04/27/governo-cria-politica-de-seguranca-no-trabalho
http://www.brasil.gov.br/sobre/o-brasil/estrutura/ministerio-publico-2
- criar uma notícia de jornal falado para apresentar as informações obtidas sobre a assunto do grupo.
GRUPO –2
- O grupo deverá:
- ler o texto, buscando o significado das palavras ou expressões:
- Setor Privado
- Gestão ética
- demandas sociais
- configurado
- marketing social
- discutir a idéia principal do texto.
Responsabilidade social: o papel do setor privado
Vale destacar que a responsabilidade social das empresas tem sido alvo de matérias na imprensa, e também de propagandas e premiações para aquelas que se destacam por uma gestão ética e transparente, que considera as demandas sociais dos trabalhadores e da comunidade. Isso tem demonstrado que, além de caracterizar o cumprimento de um dever, o exercício da responsabilidade social também tem se configurado como estratégia de relacionamento e de marketing, derivando daí o conceito de marketing social.
Adaptação do texto: Programas e projetos sociais: a quem cabe essa tarefa? Luciana Mourão que se encontra no endereço:
http://www.empreendedor.com.br/noticias/programas-e-projetos-sociais-quem-cabe-essa-tarefa
- buscar, nos endereços abaixo, mais informações sobre o assunto do texto.
http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2001/CLIPPING2001-167.htm
http://www.conexaosocial.org.br/blog/?p=79 http://www.fundacaoitausocial.org.br/
- criar um painel com os projetos sociais desenvolvidos por empresas, identificando-a e explicando os projetos que as mesmas desenvolvem.
GRUPO –3
- O grupo deverá:
- ler o texto, buscando o significado das palavras ou expressões: conceber - organismos não-governamentais - protagonista.
- discutir a idéia principal do texto.
Mudanças sociais: o papel do cidadão
No Brasil, são abundantes os problemas que esperam por políticas e programas sociais, mas as soluções para eles não são simples. Não basta apenas conceber programas sociais e oferecê-los à população. Os próprios cidadãos, como principais interessados, precisam tomar parte nesse processo e exercer seus direitos e deveres, contribuindo para a modificação social tão necessária ao nosso país. Essa participação pode ser feita por meio da criação de organismos não-governamentais, da organização de grupos sociais - como associações de bairro, associações de defesa de direitos de minorias entre outras - ou ainda por meio de ações individuais, como a escolha de marcas que atuam com responsabilidade social ou a participação voluntária em movimentos sociais. Em outras palavras, é necessário que os cidadãos sejam agentes desse processo de mudança, deixando o papel de espectadores e assumindo o de protagonistas sociais, papel que, em essência, sempre pertenceu a cada cidadão.
Adaptação do texto: Programas e projetos sociais: a quem cabe essa tarefa? Luciana Mourão que se encontra no endereço:
http://www.empreendedor.com.br/noticias/programas-e-projetos-sociais-quem-cabe-essa-tarefa
- buscar, no endereço abaixo, mais informações sobre o assunto do texto.
http://www.brasil.gov.br/sobre/o-brasil/cidadao/direitos-e-deveres-do-cidadao-andam-juntos
- criar um folheto com dicas sobre como nós podemos contribuir para a efetivação dos nossos direitos.
b) O professor propõe a socialização das produções, fazendo os comentários necessários.
3ª atividade:
a) O professor propõe que, coletivamente, completem com palavras ou expressões a frase: Para que tenhamos uma sociedade mais solidária, mais humana e mais responsável, precisamos:
OBS: Enquanto os alunos vão se manifestando, o professor faz o registro no quadro e os comentários necessários. Sugere-se que essa produção seja escrita em um cartaz para ser colocado no pátio da escola.
b) O professor entrega o texto solicitando que se faça a leitura do mesmo.
Esmola, não!
Milton Mansilha/AE
No impulso, você pode até achar que está fazendo a coisa certa. Mas dar esmola não ajuda ninguém. Muito menos uma criança. Pode ter certeza: por trás da coitadinha, existe sempre um adulto malandro. "Agindo assim, o que se faz é tornar a criança cativa dessa exploração e estimular sua permanência nas ruas", afirma o juiz Elio Braz Mendes, diretor da área de infância e juventude da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A exploração de menores fere o Estatuto da Criança e do Adolescente e também é crime previsto no Código Penal. Quem presencia esse tipo de cena no farol ajuda mais se denunciar. Há duas formas de fazer isso:
• recorrendo ao Conselho Tutelar de seu município ou bairro, quando a criança estiver sozinha, sem adultos por perto, ou
• indo diretamente à polícia, caso perceba a presença de um adulto suspeito de explorar o menor. Sim, você deve estar pensando: "e adianta?". Talvez não, mas pelo menos você estará fazendo a coisa certa
http://veja.abril.com.br/211009/como-se-tornar-voluntario-p-146.shtml
c) Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
· Dar esmola é uma medida é valida? Até que ponto?
· Em que medida essa atitude fortalece a cidadania?
· O que é pior do que dar esmolas?
· O que é melhor do que dar esmolas?
· O que o ato de dar esmolas pode fortalecer em que recebe?
d) O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles a tarefa que deverão realizar:
· 1º grupo: O grupo vai imaginar que é um mendigo e que vai escrever um texto com o título: Eu? Cidadão do mundo?
· 2º grupo: O grupo vai imaginar que é um político e que vai escrever um texto com o título: Eu? Cidadão do mundo?
· 3º grupo: O grupo vai imaginar que é um cidadão comum e que vai escrever um texto com o título: Eu? Cidadão do mundo?
· 4º grupo: O grupo vai imaginar que é um adolescente e estudante e que vai escrever um texto com o título: Eu? Cidadão do mundo?
· 5º grupo: O grupo imaginar que é uma mulher trabalhadora e que vai escrever um texto com o título: Eu? Cidadão do mundo?
e) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e a exposição dos textos escritos.
http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/6009/A_Constituicao_Federal_e_os_Direitos_Sociais_Basicos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_p%C3%BAblica
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. A aprendizagem e o interesse dos alunos serão avaliados durante o desenrolar das atividades propostas, nas atitudes de cada um nas diferentes fases do trabalho, nas contribuições para os trabalhos de grupo e nas discussões. Todos esses instrumentos mostrarão se as competências previstas para essa aula foram ou não alcançadas pelos alunos.
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