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O PAPEL DO ESTADO E DA SOCIEDADE PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DO CIDADÃO

 

06/08/2010

Autor y Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-         Reconhecer o papel do Estado e da sociedade na construção do bem estar social.

 -         Problematizar a questão social e sugerir soluções.

-         Exercitar a cidadania participativa

 -         Questionar papéis de responsabilidade do governo sugerindo soluções.

 -         Avaliar a responsabilidade da sociedade civil na efetivação dos direitos do cidadão.

 -         Analisar situações e criar opiniões.

Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noções de direitos e deveres do cidadão.

- Gêneros textuais: notícia, folheto: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula    

  • Leitura de texto
  • Interpretação de texto
  • Discussão
  • Produção de textos  
  • Revistas Jornais     

Desenvolvimento   

1ª  atividade:   

a)      Com o objetivo de sondar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema da aula, o professor propõe que respondam, oralmente, a questão:   

- O que o Estado  deve fazer  pelo cidadão?            

b) Após ouvir os alunos, o professor coloca no quadro, o título da aula solicitando a leitura do mesmo.   

O PAPEL DO ESTADO E DA SOCIEDADE PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DO CIDADÃO         

c) Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

-         O que o título está propondo?   

-         Identifique quem são os responsáveis pela efetivação dos direitos do cidadão.

-         Qual o significado da palavra efetivação?   

-         Que nota você daria para o papel desempenhado pelo Estado Brasileiro, na efetivação dos direitos do cidadão?  Justifique sua avaliação.  

-         Qual o papel da sociedade civil na efetivação dos direitos do cidadão?   

-         Que nota você daria para o papel desempenhado hoje pela sociedade civil em relação à efetivação dos direitos do cidadão? Justifique sua avaliação.       

d)  O professor solicita que os alunos tragam revistas, jornais, tesouras e cola para a sala e já com esse material nas mãos, organiza a turma em grupos e propõe  criem um cartaz, utilizando imagens, palavras, expressões das revistas e jornais, onde seja retratado o que o estado brasileiro vem fazendo para efetivar os direitos do cidadão.     

 e) O professor socializa as produções da turma, fazendo os comentários necessários.

2ª atividade:   

a)      Ainda com a turma em grupos, o professor entrega para cada um as orientações abaixo:        

GRUPO -1   

-  O grupo deverá:  

 -   ler o texto,  buscando o significado das palavras ou expressões:  consenso e  políticas públicas.

 -  discutir a idéia principal do texto.  

 Programas sociais: o papel do Estado   

Há um consenso de que o Estado tem determinadas funções sociais, com destaque, sobretudo, para as relativas à educação, saúde, segurança e proteção aos desamparados. O Estado tem responsabilidade na geração das condições que impeçam a manutenção e o crescimento da pobreza. O ator principal da promoção de uma sociedade mais justa nos países do primeiro mundo, sobretudo a partir da Segunda Guerra Mundial, foi o Estado. Para cumprir suas funções sociais, estabelece políticas públicas que são executadas por meio de projetos e programas, para os quais são definidos objetivos e metas.   

Adaptação do texto: Programas e projetos sociais: a quem cabe essa tarefa?

Luciana Mourão que se encontra no endereço:  

http://www.empreendedor.com.br/noticias/programas-e-projetos-sociais-quem-cabe-essa-tarefa  

-   buscar, nos endereços abaixo, mais informações sobre o assunto do texto.  

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_Lula    

http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/04/27/governo-cria-politica-de-seguranca-no-trabalho      

http://www.brasil.gov.br/sobre/o-brasil/estrutura/ministerio-publico-2    

http://www.empreendedor.com.br/noticias/c%C3%A2mara-aprova-projeto-que-responsabiliza-empresas-pelo-lixo     

-  criar uma notícia de jornal falado para apresentar  as informações obtidas sobre a assunto do grupo.   

GRUPO –2   

-  O grupo deverá:   

-  ler o texto,  buscando o significado das palavras ou expressões:  

- Setor Privado

-  Gestão ética

-  demandas sociais

-  configurado

-  marketing social

-  discutir a idéia principal do texto.   

Responsabilidade social: o papel do setor privado   

Vale destacar que a responsabilidade social das empresas tem sido alvo de matérias na imprensa, e também de propagandas e premiações para aquelas que se destacam por uma gestão ética e transparente, que considera as demandas sociais dos trabalhadores e da comunidade. Isso tem demonstrado que, além de caracterizar o cumprimento de um dever, o exercício da responsabilidade social também tem se configurado como estratégia de relacionamento e de marketing, derivando daí o conceito de marketing social.   

Adaptação do texto: Programas e projetos sociais: a quem cabe essa tarefa? Luciana Mourão que se encontra no endereço:

http://www.empreendedor.com.br/noticias/programas-e-projetos-sociais-quem-cabe-essa-tarefa     

- buscar, nos endereços abaixo, mais informações sobre o assunto do texto.  

http://www.empreendedor.com.br/noticias/f%C3%A1bricas-e-lojas-tamb%C3%A9m-ser%C3%A3o-respons%C3%A1veis-pelo-destino-de-lixo   

http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2001/CLIPPING2001-167.htm   

http://www.conexaosocial.org.br/blog/?p=79   http://www.fundacaoitausocial.org.br/   

- criar um painel com os projetos sociais desenvolvidos por empresas, identificando-a e explicando os projetos que as mesmas desenvolvem.   

GRUPO –3   

-  O grupo deverá:  

 -  ler o texto,  buscando o significado das palavras ou expressões:  conceber - organismos não-governamentais  - protagonista.   

-  discutir a idéia principal do texto.    

 Mudanças sociais: o papel do cidadão  

 No Brasil, são abundantes os problemas que esperam por políticas e programas sociais, mas as soluções para eles não são simples. Não basta apenas conceber programas sociais e oferecê-los à população. Os próprios cidadãos,  como principais interessados,  precisam tomar parte nesse processo e exercer seus direitos e deveres, contribuindo para a modificação social tão necessária ao nosso país. Essa participação pode ser feita por meio da criação de organismos não-governamentais, da organização de grupos sociais - como associações de bairro, associações de defesa de direitos de minorias entre outras - ou ainda por meio de ações individuais, como a escolha de marcas que atuam com responsabilidade social ou a participação voluntária em movimentos sociais. Em outras palavras, é necessário que os cidadãos sejam agentes desse processo de mudança, deixando o papel de espectadores e assumindo o de protagonistas sociais, papel que, em essência, sempre pertenceu a cada cidadão.

Adaptação do texto: Programas e projetos sociais: a quem cabe essa tarefa? Luciana Mourão que se encontra no endereço:  

http://www.empreendedor.com.br/noticias/programas-e-projetos-sociais-quem-cabe-essa-tarefa    

- buscar, no endereço abaixo, mais informações sobre o assunto do texto.  

http://www.brasil.gov.br/sobre/o-brasil/cidadao/direitos-e-deveres-do-cidadao-andam-juntos   

 -  criar um folheto  com dicas  sobre como nós podemos contribuir para a efetivação dos nossos direitos.   

b)      O professor propõe a socialização das produções, fazendo os comentários necessários.

3ª atividade:   

a)      O professor propõe que, coletivamente, completem com palavras ou expressões a frase: Para que tenhamos uma sociedade mais solidária, mais humana e mais responsável, precisamos:

OBS:  Enquanto os alunos vão se manifestando, o professor faz o registro no quadro e os comentários necessários. Sugere-se que essa produção seja escrita em um cartaz para ser colocado no pátio da escola.   

b)      O professor entrega o texto solicitando que se faça a leitura do mesmo.                                                     

Esmola, não! 

Milton Mansilha/AE     

No impulso, você pode até achar que está fazendo a coisa certa. Mas dar esmola não ajuda ninguém. Muito menos uma criança. Pode ter certeza: por trás da coitadinha, existe sempre um adulto malandro. "Agindo assim, o que se faz é tornar a criança cativa dessa exploração e estimular sua permanência nas ruas", afirma o juiz Elio Braz Mendes, diretor da área de infância e juventude da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A exploração de menores fere o Estatuto da Criança e do Adolescente e também é crime previsto no Código Penal. Quem presencia esse tipo de cena no farol ajuda mais se denunciar. Há duas formas de fazer isso:

• recorrendo ao Conselho Tutelar de seu município ou bairro, quando a criança estiver sozinha, sem adultos por perto, ou

• indo diretamente à polícia, caso perceba a presença de um adulto suspeito de explorar o menor. Sim, você deve estar pensando: "e adianta?". Talvez não, mas pelo menos você estará fazendo a coisa certa  

http://veja.abril.com.br/211009/como-se-tornar-voluntario-p-146.shtml    

c)      Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

·        Dar esmola é uma medida é valida? Até que ponto?

·        Em que medida essa atitude fortalece a cidadania?

·        O que é pior do que dar esmolas?

·        O que é melhor do que dar esmolas?

·        O que o ato de dar esmolas pode fortalecer em que recebe?   

d)      O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles a tarefa que deverão realizar:   

·        1º grupo: O grupo vai  imaginar  que é um mendigo e que vai  escrever um texto com o título: Eu? Cidadão do mundo?

·        2º grupo: O grupo vai imaginar que é um político e que vai escrever um texto com o título: Eu? Cidadão do mundo?

·        3º grupo: O grupo vai  imaginar que é um cidadão comum  e que vai escrever um texto com o título: Eu? Cidadão do mundo?

·        4º grupo: O grupo vai  imaginar que é um adolescente e estudante e que vai escrever um texto com o título: Eu? Cidadão do mundo?

·        5º grupo: O grupo imaginar  que é uma mulher trabalhadora  e que vai escrever um texto com o título: Eu? Cidadão do mundo?   

e)      O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e a exposição dos textos escritos.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. A aprendizagem e o interesse dos alunos serão avaliados durante o desenrolar das atividades propostas, nas atitudes de cada um nas diferentes fases do trabalho, nas contribuições para os  trabalhos de grupo e nas discussões. Todos esses instrumentos mostrarão se as competências previstas para essa aula foram ou não alcançadas pelos alunos.

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