Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Texto injuntivo e sua utilização na sociedade

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Liliane Gomes Falcão
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana de Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • identificar, analisar e relacionar o texto injuntivo com situações de produção discursivas presentes no cotidiano (campanhas governamentais, orientações para economizar, não poluir...);         
  • identificar e analisar características do texto injuntivo e aplicá-las em situações de textos orais e escritos;        
  • produzir textos injuntivos com finalidades diversas: aconselhar, ordenar, solicitar, orientar.
Duração das atividades
4 aulas geminadas. (Sugerimos a utilização de duas aulas de 50min. cada, correspondendo a uma aula geminada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a abordagem proposta nesta aula, o aluno deve ter a habilidade de reconhecer a classe gramatical dos verbos, bem como de identificar os modos verbais, principalmente, o modo imperativo (deverá, no mínimo, ter a percepção de que os verbos no modo imperativo indicam uma ordem, pedido, orientação ou conselho).

Estratégias e recursos da aula

Professor, nossa proposta é fazer com que o aluno perceba a importância do texto injuntivo nos contextos social,prático e cotidiano.

Para possibilitarmos essa identificação, sugerimos que você, professor, prepare, previamente, alguns materiais (veja a possibilidade de consegui-los na própria escola). Junte vários ingredientes, medicamentos (frascos e comprimidos), cópias de placas de trânsito, feitas em papel A4, recorte de imagens de receitas culinárias (apenas da imagem do prato pronto).

Primeira aula - 1h40min.

Proponha uma dinâmica para os seus alunos. Selecione alguns deles para participarem das atividades propostas e oriente os demais informando-os de que o papel deles será o de observarem o desempenho dos participantes e de comentarem a percepção que tiveram a respeito das estratégias utilizadas e as sugestões para a resolução do problema.

Desenvolvendo a dinâmica:

Procedimento básico: deixe uma mesa (de preferência, a do professor) posicionada no centro da sala, à frente.

Primeiro momento - selecione três alunos e convide-os para ficarem atrás da mesa, de frente para os colegas. Distribua entre eles vários ingredientes que compõem um prato. Entregue a eles também uma foto do prato pronto. Em seguida, dê a eles 10 minutos para o preparo da receita. (O detalhe é que eles não terão a receita). Oriente aos demais que não interfiram neste momento e apenas façam anotações das observações. Passado o tempo estipulado, recolha o material e agradeça a participação.

Segundo momento -  convide outros três alunos para posicionarem-se e entregue a eles vários frascos e cartelas de remédios. Coloque uma boneca sobre a mesa e apresente-a a eles - ela será a paciente. Oriente-os que estão responsáveis pelo tratamento de um doente e deverão medicá-lo. Eles devem ter atenção com relação à quantidade (dosagem) e aos horários que medicarão o paciente. (O problema do grupo é que eles não têm a receita, tampouco a bula). Dê a eles 10 minutos para resolverem a situação. Ao final, agradeça-os pela participação.

Terceiro momento - selecione dois alunos para participarem desta proposta. Oriente-os de que, a partir deste momento, um é o motorista e o outro é o acompanhante. Você, professor, dará algumas instruções sobre quais trajetos eles deverão seguir. Pegue as placas de trânsito e afixe-as no quadro. A dupla deve simular que estão transitando em uma via. Os dois deverão seguir o caminho e obedecer os comandos que você dará a eles. Caberá a você, professor, orientá-los a fazerem movimentos contrários aos que as placas indicam. Por exemplo, uma placa sinalizando VIRE À ESQUERDA, você pedirá que eles façam a conversão à direita. Utilize em torno de cinco placas e, logo após, agradeça a participação da dupla.

Na sequência, promova a discussão com a turma. Questione os alunos a respeito do que observaram. Veja quais observações eles têm a fazer. Questione-os sobre o que faltou para que os voluntários conseguissem executar suas tarefas com êxito. Leve-os à reflexão da importância desses textos na elaboração de atividades cotidanas. Solicite que, em grupos, eles elaborem uma receita para o primeiro momento, uma receita médica (ou bula) para o segundo momento e legendas para as placas de trânsito.

Recolha os textos no final da aula.

Segunda aula - 1h40min.

Inicie esta aula expondo os textos produzidos. Monte uma exposição utilizando um varal de textos (semelhante à Literatura de Cordel), permita que os alunos tenham liberdade de conhecer as produções dos outros grupos, tecerem comentários, avaliarem as sugestões.

Eleja, no mínimo, duas propostas de confecção do prato, elaboradas pelos grupos e proponha a experimentação.

Após esse momento, reúna a turma (nos moldes de um debate) e instigue-os a exprimirem as percepções a respeito das produções. Discuta a ocorrência desses textos no nosso cotidiano, permita que eles concebam a noção de importância e de valorização acerca de tais textos, associando-os à vivência de cada um. Explore essa reflexão sobre o papel do texto injuntivo e a função social que ele exerce.

Tomando por base as considerações feitas proponha ao grupo que levante as características comuns  que eles puderam perceber na estruturação de tais textos. Estimule-os a observarem detalhes tais como: as indicações de procedimentos, as orientações,  a utilização dos verbos no modo imperativo. Levante quais os textos que o grupo consegue associar como pertencentes a esse grupo, ou seja, que desempenham a mesma função.

Terceira aula - 1h40min.

Professor, para esta aula sugerimos que você convide o professor de Ciências ou de Geografia para participarem e auxiliarem na orientação dos grupos.

Agora que o grupo já tem o conhecimento necessário a respeito da formulação do texto injuntivo, escolha uma temática (meio-ambiente, reciclagem, tratamento do lixo, conservação da água, respeito às leis de trânsito, dengue, H1N1, dentre outras) e proponha que eles montem uma campanha de prevenção ou orientação à população. Apresente folhetos para que eles tenham uma referência. Ressalte a importância de os textos serem objetivos e bem direcionados levando em conta o público-alvo. Oriente os grupos com relação à revisão do texto feito, às ilustrações e à construção do texto final.

Eis aqui algumas sugestões:

http://www.qualivida.intermedica.com.br/gxpfiles/ws002/content/image/source0000000033/IMA0000060000000300.gif      [acesso em 17/06/2010] 

http://www.dgidc.min-edu.pt/saude/PublishingImages/gripeA.jpg               [acesso em 17/06/2010] 

http://3.bp.blogspot.com/_5nBVDcYd5_w/SdfBBFgJdtI/AAAAAAAAA4k/Q2g59L_sQDY/s400/folhetoColetaSeletiva.jpg       [acesso em 17/06/2010] 

Quarta aula - 1h40min.

Distribua os textos de forma que cada grupo analise o texto do outro e faça os comentários e sugestões de reescrita.

Recolha os textos e retorne-os ao grupo produtor, solicitando a reescrita dos mesmos. Recolha as produções e leia-as criteriosamente revisando os textos e a formatação (Essa leitura deverá ser feita em momento extra-classe) . Devolva aos grupos para os ajustes finais e enfatize a importância do emprego correto das normas de escrita.

Professor, o texto produzido deve cumprir o papel a que se propõe: informar a população. Para tanto, reproduza os textos (cópias xerográficas ou, se for possível, reproduza-os em uma gráfica).

Solicite o auxílio de outros professores também nesta atividade. Proponha que o grupo faça a orientação da população abordando as pessoas nas ruas, distribuindo o panfleto e dando algumas orientações às pessoas.  Para tanto, promova uma atividade em que cada grupo fará a simulação da abordagem apresentando o panfleto produzido e treinando a orientação a ser dada. Incentive os alunos a participarem ressaltando a importância do trabalho social que estarão desenvolvendo.

Recursos Complementares

http://www.greenpeace.org/brasil     [ acesso em 17/06/2010] - Neste site você encontrará orientações, matérias, videos e muitas informações a respeito da preservação ambiental. 

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. Este livro, por sinal excelente, aborda a tipologia textual e várias questões pertinentes.

Avaliação

Professor, essa proposta contempla uma formação bastante reflexiva no que concerne à aquisição de conhecimentos estruturais do texto injuntivo e na conscientização do papel social que esse texto desempenha.

Avalie a observação, a análise, as propostas e sugestões feitas na primeira aula, bem como a participação e envolvimento nas dinâmicas.

Avalie também os textos produzidos pelos grupos ( a estruturação, a sequência, a formatação, os procedimentos adotados).

Por fim, observe a participação ativa do aluno na confecção do folheto, bem como o desempenho no papel de disseminador social.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lourdes, EMEF PROFª ADALGISA P. B. FRANZINI , São Paulo - disse:
    luapolari@gmail.com

    25/05/2014

    Quatro estrelas

    Adorei a sugestão! Vou tentar aplicar com as minhas turmas de 8º anos. Grata Profª Lourdes


  • alessandra polo, Colégio Es , Rio de Janeiro - disse:
    alessandrapolo@gmail.com

    26/08/2010

    Três estrelas

    parabéns pela aula dinâmica , comunicativa, produtiva e com suporte de mídias e tecnologias.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y aporta para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bien recibidas.