Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Espécies em extinção

 

26/07/2010

Autor e Coautor(es)
Andrea da Silva Castagini
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as espécies que estão em extinção.

Analisar as espécies em extinção e o ambiente em que estão localizadas para levantar hipóteses sobre as causas da diminuição do número de indivíduos da espécie.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de ecologia como habitat, nicho ecológico e comunidades.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula apresentando aos alunos o áudio abaixo:

Conhecendo a história do jacarandá 

(também disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25230, acessado dia 14/06/10). 

Após ouvir o recurso acima, discuta com os alunos quais outros seres vivos que correm risco de serem extintos? O que eles conhecem a respeito de extinção e seres vivos em risco de extinção? As colocações dos alunos poderão ser feitas apenas oralmente. (O professor poderá neste momento analisar o que os alunos trazem de conhecimento prévio e avaliar a participação e interesse dos alunos).

Afinal, o que é extinção? De que maneiras ela pode ocorrer? Quais seres vivos estão mais suscetíveis a serem extintos? Há alguma atitude que os seres humanos podem assumir que reduza o risco de extinção? Inicie estes questionamentos com os alunos e explique que esta reflexão será importante no decorrer das atividades propostas. Avise os alunos que estas questões deverão direcionar a atividade a seguir.

ATIVIDADE - PESQUISA DIRECIONADA

Leve os alunos ao laboratório de informática e encomende uma pesquisa direcionada sobre os seres vivos (animais e vegetais) que estão em vias de extinção. Nos recursos adicionais sugerimos uma série de sítios para esta atividade e reportagens que tratam sobre o tema. O objetivo desta atividade é esclarecer e aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre a extinção dos seres vivos e responder os questionamentos levantados pelo professor anteriormente. Esta pesquisa deverá ser registrada nos cadernos dos alunos.

ATIVIDADE - PRODUÇÃO DE TEXTO COLABORATIVO (WIKI)

O professor poderá encaminhar uma atividade que mexerá com a capacidade de síntese e trabalho em grupo. Para tanto deve trabalhar com documentos de escrita colaborativa. Há vários sítios na internet que possibilitam o cadastro e edição de texto por mais de uma pessoa. A ideia é que se abra uma página chamada de "Wiki" e inicie o texto com o tema extinção, por exemplo, o conceito de extinção. A partir deste curto texto, os alunos devem adicionar e colaborar com seu próprio texto, indicando seres vivos que estão em vias de extinção, biomas ameaçados, acidentes ambientais que colaboram para a extinção de espécies, ações possíveis de serem feitas que ajudem na preservação dos seres vivos, além de outros temas que tratem deste assunto.

Sobre a Wiki...

Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, oportunizando tornar público nossas ideias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.

Wikispace  Página para criação de Wiki - disponível em: http://www.wikispaces.com/ (acessado dia 15/05/10) 

Tutorial para criar páginas PBWorks – disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWorks/ (acessado dia 15/05/10) 

 Tutorial passo a passo para criar páginas PBWorks, documento PDF – disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf (acessado dia 15/05/10). 

ESTRUTURA DA WIKI

Sugerimos que o professor inicie com o conceito de extinção e deixe "marcas" para os alunos irem complementando. Estas marcas podem ser:

- Plantas em vias de extinção; (características do organismo, localização, causas da extinção, usos e curiosidades)

- Animais em vias de extinção;(características do organismo, localização, causas da extinção, usos e curiosidades)

O professor deve explicar que esta é uma atividade individual, que pode ser baseada na pesquisa inicialmente feita (ou em pesquisas posteriores). Também deve explicar que os alunos devem identificar suas entradas de textos (por cores diferenciadas, ou mesmo colocando no final do texto seu nome). E que quanto mais participarem, iniciando textos ou complementando os textos anteriormente escritos melhor será sua avaliação nesta atividade.

RECURSO PARA ENSINO FUNDAMENTAL

Leve os alunos ao laboratório de informática e apresente o áudio aos alunos:

Lobo Guará 

QUESTÕES PARA NORTEAMENTO DA ATIVIDADE

- Quais as causas da extinção do lobo guará?

- Que outros animais também estão em risco de extinção devido a essa causa?

- O que você faria para salvar o lobo guará da extinção?

As questões acima podem ser debatidas com os alunos antes de iniciar a atividade sugerida abaixo.

RECURSO PARA ENSINO MÉDIO

Aprender para não aquecer 9 [Conhecimento global] 

De que maneira o aquecimento global pode influenciar na extinções dos seres vivos?

Como você faria um programa de áudio sobre o tema da aula?

As questões acima podem ser debatidas com os alunos antes de iniciar a atividade sugerida abaixo.

ATIVIDADE PARA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO - ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE ÁUDIO

Instrua os alunos a montarem um curto texto sobre um dos 200 animais que estão em extinção no nosso país (eles já devem ter feito a pesquisa anteriormente, portanto, devem apenas escolher cada aluno um animal).Também poderão colocar neste texto elementos ouvidos e debatidos nos áudios selecionados anteriormente. Após montarem o texto, o professor poderá gravar áudios com a voz de cada aluno, fazendo pequenos programas, cada um sobre um animal em extinção.

Cada aluno deverá publicar um programa de até 2 minutos sobre um animal em vias de extinção. Para isto, sugerimos que os professores se aprofundem sobre o programa Audacity, disponível em: http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt (acessado dia 18/06/10), que é um programa simples, gratuito e de fácil manipulação.

Tutoriais do Audacity

Estúdio Livre, disponível em: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Audacity&bl (acessado dia 18/06/10);

Portal do Professor, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013570.pdf  (acessado dia 18/06/10);

DICA:  Para evitar as pausas e fazer um PodCast interessante, instrua os alunos a redigirem o que vão ler e que leiam muitas vezes antes de gravar. A entonação da voz também é importante assim como a música e efeitos sonoros que eles desejem colocar. É interessante que estes programas sejam mostrados para a comunidade escolar a fim de divulgar conhecimentos  e conscientizar sobre os animais em vias de extinção.

PODCAST

Podcast é uma palavra que vem da junção de Ipod com Broadcast e nada mais é do que programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet. Através de um arquivo RSS os autores desses programas de rádio caseiro, disponibilizam aos seus “ouvintes” possibilidade de ouvir ou baixar os novos “programas”, utilizando softwares para fazer o "download" dos novos programas automaticamente, até mesmo sem precisar acessar o site do autor, podendo gravá-los depois em aparelhos de mp3 ou CDs e ouvir quando quiser.  

 Saiba mais...  Portal do Professor: http://www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=2   (acessado dia 14/06/10).

Peça para os alunos trazerem para a aula um atlas com o mapa mundi e o mapa do Brasil. Também peça para trazerem papel colorido (uma cor por aluno). O professor poderá levar para a sala de aula um furador de papel. A ideia é fazer os alunos marcarem no mapa mundi e no mapa do Brasil o maior número de seres vivos em extinção que lembrarem. Para tanto, o professor deverá furar o papel colorido que o aluno trouxe, os papéis recortados (em círculo) serão os pontos que indicarão no mapa que ali existe um animal em vias de extinção. Os alunos devem numerar os papeizinhos picotados e conforme vão colocando no mapa, fazer a legenda indicando que ser vivo o número e local mostram. Esta legenda pode ser feita em uma folha sulfite que o aluno anexará ao atlas.

 

ATIVIDADE

Divida os alunos em equipes de 3 a 4 integrantes. Eles deverão pensar e elaborar uma campanha em prol da preservação de uma espécie em vias de extinção (animal ou vegetal). Cada equipe deverá escolher um animal e elaborar toda a campanha de preservação (frase de impacto, imagem que vai compor a abertura da apresentação, cartazes e seminário). A apresentação poderá ser feita para outras turmas (inclusive, se for o caso o professor poderá pedir que parte da nota seja dada pela "plateia"). 

ESTRUTURA DA ATIVIDADE

Os grupos devem escolher uma espécie em vias de extinção. Podem buscar imagens do animal (ou planta) na internet, para compor a campanha. Esta imagem pode ser trabalhada pelos alunos, com fotomontagens (digitais ou manuais), desenhos, colagens, etc. A ideia aqui é fazer um recurso visualmente atraente para a campanha. Junto com a imagem, os alunos devem pensar em uma frase de impacto, que faça os leitores refletirem e se lembrarem por bastante tempo (por exemplo, "salvem as baleias"). Um recurso interessante é pesquisar as campanhas publicitárias do Greenpeace, como fonte de inspiração para os trabalhos. Os alunos podem montar suas campanhas em material impresso (cartazes, panfletos, etc) ou digital (slides, simples animações, entre outros).

É possível que os alunos não consigam terminar a atividade em apenas uma aula. O professor deverá verificar a necessidade de abrir mais uma aula para a elaboração da atividade ou instruir que seja terminada no contraturno.

Em uma aula previamente agendada, os alunos deverão apresentar para a classe suas produções. Instrua toda a classe a manter atenção no que será dito e perguntar sobre o tema, como se a plateia fosse clientes que precisam ser convencidos de cada campanha publicitária. Este exercício será interessante e motivará foco dos alunos nas apresentações.

Depois se o professor julgar interessante, poderá fazer um ciclo de apresentações destas campanhas para outras classes da escola.

Recursos Complementares

RECURSOS ADICIONAIS 

Portal São Francisco, Animais em extinção. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais-em-extincao/(acessado dia 14.06.10). 

Animal Show, animais em extinção. Disponível em: http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/animalextin.htm (acessado dia 14.06.10). 

Saúde animal, animais em extinção. Disponível em: http://www.saudeanimal.com.br/extincao.htm  (acessado dia 14.06.10). 

Ache tudo e região, animais em extinção. Disponível em:http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/Animais_em_extincao.htm (acessado dia 14.06.10). 

360°, animais em extinção, disponível em: http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=6632&action=reportagem WEBQUESThttp://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=2682&id_pagina=1 (acessado dia 14.06.10). 

Cambitolândia, Ecologia. Disponível em:http://www.cambito.com.br/ecologia.htm  (acessado dia 14.06.10). 

REPORTAGEM

360°, Amazonia, uma floresta em extinção. Disponível em:http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=13479&action=reportagem  (acessado dia 14.06.10). 

OUTROS PLANOS DE AULAS...

Revista Nova Escola, Quais árvores brasileiras estão em risco de extinção? Disponível em:http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quais-arvores-brasileiras-estao-extincao-dia-da-arvore-499607.shtml  (acessado dia 14.06.10). 

WEBQUEST

Webquest Brasil, adaptações ao meio, disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=2682&id_pagina=1 (acessado dia 14.06.10). 

Avaliação

A avaliação poderá se dar pela produção dos alunos. É importante que o professor explicite com antecedência os critérios que julga serem importantes aos alunos. Por exemplo, ao avaliar:

- PESQUISA DIRECIONADA e WIKI: Número de referências pesquisadas, profundidade da abordagem do conteúdo, poder de síntese textual, organização do texto e das publicações na wiki, número de seres vivos pesquisados.

- PRODUÇÃO DE PODCAST: Nesta atividade o professor poderá avaliar a criatividade dos alunos na criação do áudio, organização e síntese do conteúdo, profundidade do tema e organização da equipe.

- ATIVIDADE MAPA MUNDI: Organização da equipe, abrangência dos seres vivos, profundidade da abordagem e reflexão, grafia e gramática correta.

- CAMPANHA: Organização da equipe, criatividade, referências pesquisadas, entre outros. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.