Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMPARAÇÃO DE UNIDADES DE MEDIDAS.

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Comparar objetos para escolher a unidade de medida adequada para a mensuração dos mesmos.

- Confrontar objetos em relação a unidade de medida adequada  a sua mensuração.

- Definir as unidades de medida de comprimento, de superfície e de massa.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As unidades de medida.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1  - Relacionar objetos à unidade de medida via instrumentos de medidas.

1º momento - O professor faz um diagnóstico inicial para verificar qual o conhecimento que as crianças já construíram sobre unidades de medida. Para isso,  utiliza um pedaço de tecido, um pacote de pão francês, de um lado, e do outro lado, apresenta uma régua, um metro, um litro e uma balança de cozinha e faz o seguinte questionamento: Preciso de qual instrumento para:

a) medir o tecido;

b) pesar o pão;

c) medir a sala.

2º momento  – O professor  divide a turma em pequenos grupos e eles escolhem os instrumentos adequados e fazem a medição.

Atividade 2 –  Brincar  para ficar motivado.  

O professor motiva as crianças para participar das aulas e despertar o interesse de aprender sobre unidades de medidas, assim, monta quatro barracas:

  • a de vender cereais;
  • a de vender tecidos;
  • a de vender terrenos.
  • Observação - Em cada uma, deve disponibilizar os objetos a serem vendidos e os instrumentos que representam as unidades de medida.

a) barraca dos cereais: feijão, arroz e batata e uma balança;

http://www.gaslar.com.br/loja/images/balanca%2010%20kg%20framily.jpg 

b) barraca de vender terreno: deve ter o desenho do terreno e uma trena para medir uma área da escola, escolhida para a brincadeira, com perímetro delimitado para as crianças brincarem de medir.

http://www.abril.com.br/imagem/cornmaze_080909.jpg

c) barraca de tecido: deve haver o metro e cortes de tecidos. 

http://maclen.com.br/images/1507.jpg 

Observação: nesse momento o professor não introduz nenhum conteúdo novo, deixa as crianças brincarem usando a sua própria lógica e seus conhecimentos espontâneos.

Atividade 3 -  Relacionar o objeto ao instrumento de medida.

1º momento – O professor e as crianças trabalham com medida de comprimento.

Os recursos são os seguintes: caixas de fósforos, livros, tecidos, mesas da sala e a área da sala de aula; réguas de 20cm e de 30cm, metro e trena.

Procedimento:

O professor organiza as crianças em cinco grupos, cada um mede uma espécie de objeto:

a) O grupo das caixas de fósforos levanta e procura os instrumentos mais adequados para medir caixas de fósforos, de palitos longos e de palitos curtos.

b) O grupo das mesas levanta e procura o instrumento mais adequado para fazer a mensuração;

c) O grupo dos livros e tecidos farão o mesmo.  

2º momento – O professor e os alunos constroem uma orientação para fazer as medidas.  – O que medir e como medir? Assim, inicia-se pelo grupo das caixas de fósforos, solicita-se que todas as crianças participem na construção de como realizar essa tarefa e inicia-se a elaboração.

a) Pede as crianças para segurar as caixas e observar como podem ser medidas e daí vão construindo o conhecimento de comprimento, largura e altura;

b) Solicita que as crianças observem nos objetos que tem para medir e diga que outros objetos podem seguir a mesma lógica dessa orientação. Desse modo, a mesma orientação serve para medir as mesas, as caixas e os livros.

c) O professor e as crianças também constroem uma orientação para medir o tecido e o tamanho da sala de aula, comprimento e largura.

3º momento: Cada grupo inicia sua tarefa de mensuração e  vão registrando por meio de desenhos e com a linguagem matemática. O professor acompanha a atividade dos grupos para ajudar no que for necessário.

Observação – No momento da representação, o professor aproveita para ensinar aos grupos que ficaram com as mesas, com o tecido e com o comprimento da sala de aula, a representar por meio de escala (modelo matemática de proporcionalidade). Enquanto o grupo das caixas de fósforos devem desenhar o tamanho real dos objetos. O grupo dos livros pode representar pelo tamanho real de cada livro ou por escala.  

4º momento -  O professor organiza um turno de fala, onde cada grupo explica para turma como mediu os seus objetos e como representou as medidas dos objetos mensurados.  

Atividade 4 –  Realizar medidas de massa  

1º momento - O professor procura na escola uma balança de medida de objetos pesados e leva ao lado uma balança de cozinha. Em tal espaço coloca a seguinte situação: em qual balança devemos nos pesar? Em qual balança devemos pesar esse bolo (apresenta o bolo ou outro objeto às crianças) em seguida, cada uma sobe na balança mede seu peso e sua altura e o professor apresenta um cartaz para as crianças fazerem o registro.

NOME

PESO

ALTURA

Criança 1

Criança 2

Criança 3

Criança 4

Criança 5

Criança 6

Criança 7

Criança 8

2º momento – O professor ajuda as crianças a fazer um gráfico de barra com altura e o peso delas. Em seguida elas fazem a leitura e a interpretação dos dados.   

Observação - Em relação à medida de massa, as crianças podem utilizar a percepção para comparar pesos de objetos. Na sala pode-se realizar a comparação do peso de um livro fino e um grosso, de modo que, as crianças segurando um na mão direita e outro na mão esquerda, possam confrontar o peso de um e de outro e afirmar que um livro é mais leve do que o outro.                                

Recursos Complementares

COOL, C; TEBEROSKY, A. Aprendendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Àtica, 2000.

Avaliação

 Avaliar se as crianças conseguiram:

  • na comparação de objetos, escolhera a unidade de medida adequada para a mensuração dos mesmos.
  •  no Confronto dos objetos, os relacionaram com a unidade de medida adequada  a sua mensuração.
  •  a partir da definição, utilzar unidades de medida de comprimento, de superfície e de massa.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cleiton, SEDF , Distrito Federal - disse:
    cleitonbessa@gmail.com

    08/08/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns! Ótima aula.


  • maricelio francisco alves, Escola Municipal Monsenhor Pegado , Rio Grande do Norte - disse:
    maricelioalves@gmail.com

    24/05/2011

    Cinco estrelas

    quero agradecer a todos os professores que vem colaborando para ajudar aos demais com uma maneira diferente de como trabalharm com os educandos. As sugestõe de planos de aulas e projetos são ótimos. Obrigado.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.