07/07/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
- Comparar objetos para escolher a unidade de medida adequada para a mensuração dos mesmos.
- Confrontar objetos em relação a unidade de medida adequada a sua mensuração.
- Definir as unidades de medida de comprimento, de superfície e de massa.
As unidades de medida.
Atividade 1 - Relacionar objetos à unidade de medida via instrumentos de medidas.
1º momento - O professor faz um diagnóstico inicial para verificar qual o conhecimento que as crianças já construíram sobre unidades de medida. Para isso, utiliza um pedaço de tecido, um pacote de pão francês, de um lado, e do outro lado, apresenta uma régua, um metro, um litro e uma balança de cozinha e faz o seguinte questionamento: Preciso de qual instrumento para:
a) medir o tecido;
b) pesar o pão;
c) medir a sala.
2º momento – O professor divide a turma em pequenos grupos e eles escolhem os instrumentos adequados e fazem a medição.
Atividade 2 – Brincar para ficar motivado.
O professor motiva as crianças para participar das aulas e despertar o interesse de aprender sobre unidades de medidas, assim, monta quatro barracas:
a) barraca dos cereais: feijão, arroz e batata e uma balança;
http://www.gaslar.com.br/loja/images/balanca%2010%20kg%20framily.jpg
b) barraca de vender terreno: deve ter o desenho do terreno e uma trena para medir uma área da escola, escolhida para a brincadeira, com perímetro delimitado para as crianças brincarem de medir.
http://www.abril.com.br/imagem/cornmaze_080909.jpg
c) barraca de tecido: deve haver o metro e cortes de tecidos.
http://maclen.com.br/images/1507.jpg
Observação: nesse momento o professor não introduz nenhum conteúdo novo, deixa as crianças brincarem usando a sua própria lógica e seus conhecimentos espontâneos.
Atividade 3 - Relacionar o objeto ao instrumento de medida.
1º momento – O professor e as crianças trabalham com medida de comprimento.
Os recursos são os seguintes: caixas de fósforos, livros, tecidos, mesas da sala e a área da sala de aula; réguas de 20cm e de 30cm, metro e trena.
Procedimento:
O professor organiza as crianças em cinco grupos, cada um mede uma espécie de objeto:
a) O grupo das caixas de fósforos levanta e procura os instrumentos mais adequados para medir caixas de fósforos, de palitos longos e de palitos curtos.
b) O grupo das mesas levanta e procura o instrumento mais adequado para fazer a mensuração;
c) O grupo dos livros e tecidos farão o mesmo.
2º momento – O professor e os alunos constroem uma orientação para fazer as medidas. – O que medir e como medir? Assim, inicia-se pelo grupo das caixas de fósforos, solicita-se que todas as crianças participem na construção de como realizar essa tarefa e inicia-se a elaboração.
a) Pede as crianças para segurar as caixas e observar como podem ser medidas e daí vão construindo o conhecimento de comprimento, largura e altura;
b) Solicita que as crianças observem nos objetos que tem para medir e diga que outros objetos podem seguir a mesma lógica dessa orientação. Desse modo, a mesma orientação serve para medir as mesas, as caixas e os livros.
c) O professor e as crianças também constroem uma orientação para medir o tecido e o tamanho da sala de aula, comprimento e largura.
3º momento: Cada grupo inicia sua tarefa de mensuração e vão registrando por meio de desenhos e com a linguagem matemática. O professor acompanha a atividade dos grupos para ajudar no que for necessário.
Observação – No momento da representação, o professor aproveita para ensinar aos grupos que ficaram com as mesas, com o tecido e com o comprimento da sala de aula, a representar por meio de escala (modelo matemática de proporcionalidade). Enquanto o grupo das caixas de fósforos devem desenhar o tamanho real dos objetos. O grupo dos livros pode representar pelo tamanho real de cada livro ou por escala.
4º momento - O professor organiza um turno de fala, onde cada grupo explica para turma como mediu os seus objetos e como representou as medidas dos objetos mensurados.
Atividade 4 – Realizar medidas de massa
1º momento - O professor procura na escola uma balança de medida de objetos pesados e leva ao lado uma balança de cozinha. Em tal espaço coloca a seguinte situação: em qual balança devemos nos pesar? Em qual balança devemos pesar esse bolo (apresenta o bolo ou outro objeto às crianças) em seguida, cada uma sobe na balança mede seu peso e sua altura e o professor apresenta um cartaz para as crianças fazerem o registro.
NOME |
PESO |
ALTURA |
Criança 1 |
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Criança 2 |
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Criança 3 |
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Criança 4 |
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Criança 5 |
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Criança 6 |
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Criança 7 |
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Criança 8 |
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2º momento – O professor ajuda as crianças a fazer um gráfico de barra com altura e o peso delas. Em seguida elas fazem a leitura e a interpretação dos dados.
Observação - Em relação à medida de massa, as crianças podem utilizar a percepção para comparar pesos de objetos. Na sala pode-se realizar a comparação do peso de um livro fino e um grosso, de modo que, as crianças segurando um na mão direita e outro na mão esquerda, possam confrontar o peso de um e de outro e afirmar que um livro é mais leve do que o outro.
COOL, C; TEBEROSKY, A. Aprendendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Àtica, 2000.
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08/08/2013
Cinco estrelasParabéns! Ótima aula.
24/05/2011
Cinco estrelasquero agradecer a todos os professores que vem colaborando para ajudar aos demais com uma maneira diferente de como trabalharm com os educandos. As sugestõe de planos de aulas e projetos são ótimos. Obrigado.