Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ELEMENTOS QUE FUNDAMENTAM A CIÊNCIA GEOGRÁFICA

 

04/08/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a ação do homem no processo de transformação da natureza.
  • Identificar os elementos que fundamentam a ciência geográfica.
  • Elaborar o conceito de Geografia a partir do que foi trabalhado.  
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, não é necessário trabalhar conhecimentos prévios, pois você vai partir das hipóteses que os alunos tem, para isso é importante que resgate o que eles pensam sobre Geografia.

No Portal, temos algumas aulas que podem ser trabalhadas para enriquecer o seu trabalho. Consulte nossas aulas postadas com os títulos:

1-O QUE É GEOGRAFIA.

2- CONSTRUINDO O CONCEITO DE PAISAGEM NATURAL E CONSTRUÍDA.

Estratégias e recursos da aula

Professor, essa aula está estruturada em três atividades e propõe alcançar seus objetivos a partir das seguintes atividades:

- Debate, sistematização e desenho representando o que foi discutido.

- Música “Aquarela” de Vinícius de Moraes e Toquinho

- Vídeo “Aquarela” do acervo de Recursos do Portal.

-Análise e registro relativos ao que foi trabalhado.   

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para desencadear a discussão leve para sala de aula em um painel ou represente na lousa o esquema a seguir:       

    

Professor, discuta-o com os alunos visando tirar a seguinte conclusão:   

- O homem trabalha e constrói na natureza criando uma história de vida. Tudo está dentro do “espaço” que ele ocupa.   

Peça aos alunos que  ilustrem o que foi discutido.

Veja a ilustração do aluno: João Lucas Arantes da Escola de Educação Básica da UFU, feita logo após realizar esta discussão:

Professor prepare a turma para uma atividade bem prazerosa. Se em sua escola tiver laboratório de informática, agende um horário para que os alunos possam ver o vídeo “Aquarela” de Vinícius de Moraes e Toquinho, disponível no Portal

Aquarela 

 ou nos sítios:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13230  

Ou  www.youtube.com/watch?v=9VD1A6Ce1_M   

 

 Neste vídeo os alunos terão a oportunidade de ver diferentes paisagens, pois o personagem sobrevoa o planeta ao som da música de Vinícius de Moraes cantada por Toquinho. Depois de ver o vídeo ou ouvir o CD com a música, distribua a letra para os alunos colarem no caderno.

Aquarela

Toquinho Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio

Numa folha qualquer

 Eu desenho um sol amarelo

E com cinco ou seis retas

 É fácil fazer um castelo...

Corro o lápis em torno

Da mão e me dou uma luva

E se faço chover Com dois riscos

Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta

Cai num pedacinho Azul do papel

Num instante imagino

Uma linda gaivota

A voar no céu...

Vai voando

Contornando a imensa

Curva Norte e Sul

Vou com ela

Viajando Havaí Pequim ou Istambul

Pinto um barco a vela

Brando navegando

É tanto céu e mar

 Num verde azul...

Entre as nuvens

Vem surgindo um lindo

Avião rosa e grená

Tudo em volta colorindo

Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está

Partindo, sereno e lindo

Se a gente quiser

Ele vai pousar...

Numa folha qualquer

Eu desenho um navio

De partida

Com alguns bons amigos  

Bebendo de bem com a vida...

De uma América a outra

Eu consigo passar num segundo

Giro um simples compasso

E num círculo eu faço o mundo...  

Um menino caminha

E caminhando chega no muro

E ali logo em frente

A esperar pela gente

O futuro está...

E o futuro é uma astronave

Que tentamos pilotar

Não tem tempo, nem piedade

Nem tem hora de chegar

Sem pedir licença Muda a nossa vida

E depois convida

A rir ou chorar...

Nessa estrada não nos cabe

Conhecer ou ver o que virá

O fim dela ninguém sabe

Bem ao certo onde vai dar

Vamos todos

Numa linda passarela

De uma aquarela

Que um dia enfim Descolorirá...

Numa folha qualquer

Eu desenho um sol amarelo (Que descolorirá!)

E com cinco ou seis retas

É fácil fazer um castelo (Que descolorirá!) Giro um simples compasso

Num círculo eu faço

O mundo (Que descolorirá!)...

Imagem 1 - Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06   

Fonte: http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/ - acesso em 25/05/2010 

 Professor, depois de ler e explorar a música solicite que os alunos ilustrem a letra, buscando representar os elementos das paisagens que observaram.   

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, aproveite esta atividade para ampliar o conceito e avaliar se seus alunos compreenderam o que é GEOGRAFIA. Veja a sugestão de uma Atividade Avaliativa elaborada pela professora da área de Geografia, da Escola de Educação Básica da UFU, Deile Abadia de Castro. Para realizar esta atividade organize os alunos em duplas:

Imagem 2 - Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06

A Geografia é uma ciência que estuda os fatos relacionados com o espaço ocupado ou não pelo ser humano e transformado pela ação do mesmo. Esse processo de transformação ocorre quando o homem produz bens, constrói cidades, pontes e estabelece meios de ligação entre várias regiões.            

 O espaço é o lugar onde o homem se fixa e se organiza, através de sua ação na natureza, transformando-a.             

A Geografia deve ser entendida como uma ciência viva, na qual as montanhas, os rios, as florestas, as cidades são compreendidos na sua importância, ou seja, na medida em que se relacionam com o homem que está construindo e reconstruindo o espaço.             

A proposta de estudo da Geografia é importante porque permite compreender melhor o mundo em que vivemos e a participação de cada um como ser social no processo de organização do espaço.            

 É preciso então compreender que através do trabalho do homem, ocorrem ou não grandes transformações na natureza.

 BIBLIOGRAFIA

 -VESENTINI, José Willian e VLACH, Vânia Rúbia Farias. Geografia Crítica. Vol.! São Paulo. Editora àtica, 1991, pag 10 e 11.

-ALVES, AlUCI Imaculada Oliveira. CARVALHO, Rosângela Miranda. LASMAR, Idarli Esteves. Espaço em Construção. Vol 1 Belo Horizonte. Editora Lê, 1989, pag 11 Atividades sobre o texto

– Leia com bastante atenção o texto.

Interpretação oral (coletiva).

  1. Leia com bastante atenção o texto.
  2. Interpretação oral (coletiva).
  3. Grife no texto as palavras desconhecidas e procure no dicionário o seu significado.
  4. Releia novamente o texto.
  5. Discuta com o colega ao lado o texto lido.
  6. Sublinhe com lápis vermelho, o parágrafo que cita as transformações que o homem faz na natureza.
  7. Copie no caderno o parágrafo que fala da importância do espaço para o homem.
  8. Após nossas leituras, interpretações e discussões sobre o texto, escreva agora com suas palavras uma conclusão sobre o texto: “O que é Geografia”.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aquarela Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação não é uma atividade isolada, ela faz parte do processo, por isso, é fundamental que você observe, registre e analise os resultados no decorrer de sua realização. Fique atento e verifique se os alunos compreenderam que a ação do homem transforma a natureza.

Ao realizar as atividades verifique também se eles são capazes de identificar os elementos que fundamentam a ciência geográfica, para isso problematize e questione-os. Ao final deste trabalho, verifique se eles conseguem elaborar o conceito de geografia.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • joze, Escola Municipal de Ens. Fund. cururiu , Pará - disse:
    jozeamadornunes@yahoo.com.br

    22/01/2014

    Cinco estrelas

    Achei brilhante a proposta para o ensino fundamental menor, esta proposta vai me auxiliar bastante no desenvolvimento de algumas aulas que pretendo desenvolver com minhas crianças.


  • Luciana Kornatzki, GE MUN PROF CELINA DIAS DA CUNHA , Santa Catarina - disse:
    lukornatzki@gmail.com

    04/06/2013

    Cinco estrelas

    Ola professora, executei seus planos de aula com minha turma e um dos meus alunos adorou, ele inclusive comentou que todas as aulas deveriam ser assim. Seu plano de aula é muito bom.


  • RITA DE CASSIA XAVIER FIGUEIRA, Escola Estadual Barão de São Gonçalo , Rio de Janeiro - disse:
    ritaxfigueira@uol.com.br

    06/03/2013

    Cinco estrelas

    A ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM OS ALUNOS É MUITO CRIATIVA E ESTIMULANTE, A MUSICA FOI MUITO BEM ESCOLHIDA, É LINDA ! ESSE É UM DOS PRIMEIROS CONTEÚDOS TRABALHADOS NO INICIO DO ENSINO DE GEOGRAFIA, POR ISSO DEVEMOS TOMAR CUIDADO PARA QUE OS ALUNOS NÃO PERCAM O INTERESSE EM APRENDER ESSA DISCIPLINA.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.