04/08/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Professor, não é necessário trabalhar conhecimentos prévios, pois você vai partir das hipóteses que os alunos tem, para isso é importante que resgate o que eles pensam sobre Geografia.
No Portal, temos algumas aulas que podem ser trabalhadas para enriquecer o seu trabalho. Consulte nossas aulas postadas com os títulos:
1-O QUE É GEOGRAFIA.
2- CONSTRUINDO O CONCEITO DE PAISAGEM NATURAL E CONSTRUÍDA.
Professor, essa aula está estruturada em três atividades e propõe alcançar seus objetivos a partir das seguintes atividades:
- Debate, sistematização e desenho representando o que foi discutido.
- Música “Aquarela” de Vinícius de Moraes e Toquinho
- Vídeo “Aquarela” do acervo de Recursos do Portal.
-Análise e registro relativos ao que foi trabalhado.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para desencadear a discussão leve para sala de aula em um painel ou represente na lousa o esquema a seguir:
Professor, discuta-o com os alunos visando tirar a seguinte conclusão:
- O homem trabalha e constrói na natureza criando uma história de vida. Tudo está dentro do “espaço” que ele ocupa.
Peça aos alunos que ilustrem o que foi discutido.
Veja a ilustração do aluno: João Lucas Arantes da Escola de Educação Básica da UFU, feita logo após realizar esta discussão:
Professor prepare a turma para uma atividade bem prazerosa. Se em sua escola tiver laboratório de informática, agende um horário para que os alunos possam ver o vídeo “Aquarela” de Vinícius de Moraes e Toquinho, disponível no Portal
ou nos sítios:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13230
Ou www.youtube.com/watch?v=9VD1A6Ce1_M
Neste vídeo os alunos terão a oportunidade de ver diferentes paisagens, pois o personagem sobrevoa o planeta ao som da música de Vinícius de Moraes cantada por Toquinho. Depois de ver o vídeo ou ouvir o CD com a música, distribua a letra para os alunos colarem no caderno.
Aquarela Toquinho Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Numa folha qualquer Eu desenho um sol amarelo E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo... Corro o lápis em torno Da mão e me dou uma luva E se faço chover Com dois riscos Tenho um guarda-chuva... Se um pinguinho de tinta Cai num pedacinho Azul do papel Num instante imagino Uma linda gaivota A voar no céu... Vai voando Contornando a imensa Curva Norte e Sul Vou com ela Viajando Havaí Pequim ou Istambul Pinto um barco a vela Brando navegando É tanto céu e mar Num verde azul... Entre as nuvens Vem surgindo um lindo Avião rosa e grená Tudo em volta colorindo Com suas luzes a piscar... Basta imaginar e ele está Partindo, sereno e lindo Se a gente quiser Ele vai pousar... Numa folha qualquer Eu desenho um navio De partida Com alguns bons amigos Bebendo de bem com a vida... De uma América a outra Eu consigo passar num segundo |
Giro um simples compasso E num círculo eu faço o mundo... Um menino caminha E caminhando chega no muro E ali logo em frente A esperar pela gente O futuro está... E o futuro é uma astronave Que tentamos pilotar Não tem tempo, nem piedade Nem tem hora de chegar Sem pedir licença Muda a nossa vida E depois convida A rir ou chorar... Nessa estrada não nos cabe Conhecer ou ver o que virá O fim dela ninguém sabe Bem ao certo onde vai dar Vamos todos Numa linda passarela De uma aquarela Que um dia enfim Descolorirá... Numa folha qualquer Eu desenho um sol amarelo (Que descolorirá!) E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo (Que descolorirá!) Giro um simples compasso Num círculo eu faço O mundo (Que descolorirá!)... |
Imagem 1 - Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
Fonte: http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/ - acesso em 25/05/2010
Professor, depois de ler e explorar a música solicite que os alunos ilustrem a letra, buscando representar os elementos das paisagens que observaram.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, aproveite esta atividade para ampliar o conceito e avaliar se seus alunos compreenderam o que é GEOGRAFIA. Veja a sugestão de uma Atividade Avaliativa elaborada pela professora da área de Geografia, da Escola de Educação Básica da UFU, Deile Abadia de Castro. Para realizar esta atividade organize os alunos em duplas:
Imagem 2 - Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
A Geografia é uma ciência que estuda os fatos relacionados com o espaço ocupado ou não pelo ser humano e transformado pela ação do mesmo. Esse processo de transformação ocorre quando o homem produz bens, constrói cidades, pontes e estabelece meios de ligação entre várias regiões.
O espaço é o lugar onde o homem se fixa e se organiza, através de sua ação na natureza, transformando-a.
A Geografia deve ser entendida como uma ciência viva, na qual as montanhas, os rios, as florestas, as cidades são compreendidos na sua importância, ou seja, na medida em que se relacionam com o homem que está construindo e reconstruindo o espaço.
A proposta de estudo da Geografia é importante porque permite compreender melhor o mundo em que vivemos e a participação de cada um como ser social no processo de organização do espaço.
É preciso então compreender que através do trabalho do homem, ocorrem ou não grandes transformações na natureza.
BIBLIOGRAFIA
-VESENTINI, José Willian e VLACH, Vânia Rúbia Farias. Geografia Crítica. Vol.! São Paulo. Editora àtica, 1991, pag 10 e 11.
-ALVES, AlUCI Imaculada Oliveira. CARVALHO, Rosângela Miranda. LASMAR, Idarli Esteves. Espaço em Construção. Vol 1 Belo Horizonte. Editora Lê, 1989, pag 11 Atividades sobre o texto
– Leia com bastante atenção o texto.
Interpretação oral (coletiva).
Nome | Tipo |
---|---|
Aquarela | Vídeo |
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13230
http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/
Professor, a avaliação não é uma atividade isolada, ela faz parte do processo, por isso, é fundamental que você observe, registre e analise os resultados no decorrer de sua realização. Fique atento e verifique se os alunos compreenderam que a ação do homem transforma a natureza.
Ao realizar as atividades verifique também se eles são capazes de identificar os elementos que fundamentam a ciência geográfica, para isso problematize e questione-os. Ao final deste trabalho, verifique se eles conseguem elaborar o conceito de geografia.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/01/2014
Cinco estrelasAchei brilhante a proposta para o ensino fundamental menor, esta proposta vai me auxiliar bastante no desenvolvimento de algumas aulas que pretendo desenvolver com minhas crianças.
04/06/2013
Cinco estrelasOla professora, executei seus planos de aula com minha turma e um dos meus alunos adorou, ele inclusive comentou que todas as aulas deveriam ser assim. Seu plano de aula é muito bom.
06/03/2013
Cinco estrelasA ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM OS ALUNOS É MUITO CRIATIVA E ESTIMULANTE, A MUSICA FOI MUITO BEM ESCOLHIDA, É LINDA ! ESSE É UM DOS PRIMEIROS CONTEÚDOS TRABALHADOS NO INICIO DO ENSINO DE GEOGRAFIA, POR ISSO DEVEMOS TOMAR CUIDADO PARA QUE OS ALUNOS NÃO PERCAM O INTERESSE EM APRENDER ESSA DISCIPLINA.