Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Movie Review!

 

23/09/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira e Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá as características deste gênero textual e no final da sequência didática produzirá uma movie review.

Duração das atividades
05 horas/aulas de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o vocabulário referente a filmes.

O vocabulário a ser estudado é:

Tipos de filmes:

suspense, comédia, romance, terror, ficção científica, etc.

(horror, science fiction, comedy, suspense, romance, etc.)

Pessoas que trabalham na produção:

diretores, atores, atrizes, câmeras, etc.

(director, actors, actress, camera men, etc.)

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1, 2 e 3

Escolha um filme de sua preferência e passe-o para os alunos assistirem. Tome cuidado com a duração do vídeo, caso contrário, o professor precisará de mais aulas.

Sugestão: Apresente filmes que possuam abertura para discussões com seus alunos. Por exemplo, Billy Elliot é um bom filme para trabalhar com adolescentes, pois, fala das escolhas de uma pessoa e de como essas escolhas devem ser respeitadas, além de reproduzir a ideia de que balé é para garotas. Para saber mais sobre este filme, acesse: http://www.adorocinema.com/filmes/billy-elliot (acesso em 19 de junho de 2010)

Durante a apresentação do vídeo, peça aos alunos que tomem notas sobre:

- atores;

- enredo do filme;

- diretor(a);

e outros aspectos e acontecimentos que ocorrerem no decorrer da exibição.

Observação: O professor deverá assistir ao filme previamente. Assim, ele poderá ajustar o áudio e a legenda ao nível de seus alunos.

Observação: Preste atenção a escolha do filme. O tema abordado e os vocabulários usados devem ser observados.

Aula 4

Nesta aula, os alunos prepararão uma crítica do filme assistido.

Traga uma crítica já feita do filme assistido. Transcreva-a para uma cartolina ou use um equipamento visual da escola, como o data-show ou retroprojetor.

Mostre as características principais de uma crítica de filme.

Para ativar a discussão sobre as características de uma crítica de filme, pergunte:

What is the information that composed a moview review?

Aqui, os alunos deverão opinar sobre as informações inerentes a uma crítica de filme.

Does the author include his/her opinion?

Com essa pergunta, espera-se que o aluno note se o gênero textual em questão possui abertura para o autor dar sua opinião ou não.

Incentive os alunos a identificarem no texto a presença de nomes de atores, opinião do autor entre outros aspectos relativos a uma movie review.

Os estudantes, em grupos pequenos (4 a 5 pessoas), escreverão uma crítica do filme assistido nas aulas 1 e 2.

Veja os passos que devem ser seguidos para uma escrita satisfatória:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.  

Aula 5

Os alunos deverão escrever uma crítica de um filme da preferência deles. Divida a sala em grupos e, se achar interessante, faça um sorteio,  de acordo com a classificação dos filmes: suspense, terror, ação,etc.

Promova uma discussão sobre os melhores filmes, seguindo as produções feitas. Convide algumas pessoas da comunidade escolar para participar.

Observação: Se achar necessário, autorize o uso de dicionários bilíngues durante a produção das movie reviews.

Utilize os passos de produção escrita usados na aula 3.

Recursos Complementares

Dictionary.com http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false 

(Acesso em 13 de junho de 2010) 

Para ter acesso a outras críticas de filmes, visite:

http://www.mrqe.com/ 

(Acesso em 13 de junho de 2010)

Avaliação

Peça aos alunos que produzam um movie review de um filme de preferência deles. Divida a sala em grupos para esta atividade. Esclareça que eles deverão fazer o trabalho de forma legível para que todos possam ver. Determine um tempo para a apresentação da atividade e deixe claro que eles deverão utilizar trechos dos filmes escolhidos a título de ilustração.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.