23/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira e Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
O aluno aprenderá as características deste gênero textual e no final da sequência didática produzirá uma movie review.
Os alunos deverão conhecer o vocabulário referente a filmes.
O vocabulário a ser estudado é:
Tipos de filmes:
suspense, comédia, romance, terror, ficção científica, etc.
(horror, science fiction, comedy, suspense, romance, etc.)
Pessoas que trabalham na produção:
diretores, atores, atrizes, câmeras, etc.
(director, actors, actress, camera men, etc.)
Escolha um filme de sua preferência e passe-o para os alunos assistirem. Tome cuidado com a duração do vídeo, caso contrário, o professor precisará de mais aulas.
Sugestão: Apresente filmes que possuam abertura para discussões com seus alunos. Por exemplo, Billy Elliot é um bom filme para trabalhar com adolescentes, pois, fala das escolhas de uma pessoa e de como essas escolhas devem ser respeitadas, além de reproduzir a ideia de que balé é para garotas. Para saber mais sobre este filme, acesse: http://www.adorocinema.com/filmes/billy-elliot (acesso em 19 de junho de 2010)
Durante a apresentação do vídeo, peça aos alunos que tomem notas sobre:
- atores;
- enredo do filme;
- diretor(a);
e outros aspectos e acontecimentos que ocorrerem no decorrer da exibição.
Observação: O professor deverá assistir ao filme previamente. Assim, ele poderá ajustar o áudio e a legenda ao nível de seus alunos.
Observação: Preste atenção a escolha do filme. O tema abordado e os vocabulários usados devem ser observados.
Nesta aula, os alunos prepararão uma crítica do filme assistido.
Traga uma crítica já feita do filme assistido. Transcreva-a para uma cartolina ou use um equipamento visual da escola, como o data-show ou retroprojetor.
Mostre as características principais de uma crítica de filme.
Para ativar a discussão sobre as características de uma crítica de filme, pergunte:
What is the information that composed a moview review?
Aqui, os alunos deverão opinar sobre as informações inerentes a uma crítica de filme.
Does the author include his/her opinion?
Com essa pergunta, espera-se que o aluno note se o gênero textual em questão possui abertura para o autor dar sua opinião ou não.
Incentive os alunos a identificarem no texto a presença de nomes de atores, opinião do autor entre outros aspectos relativos a uma movie review.
Os estudantes, em grupos pequenos (4 a 5 pessoas), escreverão uma crítica do filme assistido nas aulas 1 e 2.
Veja os passos que devem ser seguidos para uma escrita satisfatória:
Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.
Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.
Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.
Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.
Os alunos deverão escrever uma crítica de um filme da preferência deles. Divida a sala em grupos e, se achar interessante, faça um sorteio, de acordo com a classificação dos filmes: suspense, terror, ação,etc.
Promova uma discussão sobre os melhores filmes, seguindo as produções feitas. Convide algumas pessoas da comunidade escolar para participar.
Observação: Se achar necessário, autorize o uso de dicionários bilíngues durante a produção das movie reviews.
Utilize os passos de produção escrita usados na aula 3.
Dictionary.com http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
(Acesso em 13 de junho de 2010)
Para ter acesso a outras críticas de filmes, visite:
(Acesso em 13 de junho de 2010)
Peça aos alunos que produzam um movie review de um filme de preferência deles. Divida a sala em grupos para esta atividade. Esclareça que eles deverão fazer o trabalho de forma legível para que todos possam ver. Determine um tempo para a apresentação da atividade e deixe claro que eles deverão utilizar trechos dos filmes escolhidos a título de ilustração.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!