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GRANDEZAS: CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS QUE PODEM SER COMPARADOS.

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Comparar objetos e destacar a característica ou qualidades que constituem grandezas que podem ser medidas;
  • Destacar nos objetos as propriedades que podem ser utilizadas para medi-los;
  • Comparar o peso de dois objetos e verificar se há igualdade ou diferença;
  • Comparar dimensões dos objetos, destacando igualdade ou diferença;
  • Comparar o tempo gasto em atividades realizadas no cotidiano;
  • Comparar a capacidade de dois ou mais objetos.
Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

comparação do peso, dimensão dos objetos e capacidade.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Comparar brinquedos – um diagnóstico inicial

1º momento – O professor investiga como as crianças fazem comparações. Para tal atividade solicita que cada uma traga um brinquedo para sala de aula. Com tais brinquedos propõe o seguinte procedimento: Cada criança:

a) com seu brinquedo na mão, fala o nome e faz a descrição das características do mesmo; simultaneamente, o professor escreve o que cada criança fala; 

 b) coloca o seu brinquedo no centro da roda e em seguida procura os brinquedos que acha que tem algo em comum com o seu, diz quais são e quais as características que podem ser consideradas similares;

c) escolhe um círculo desenhado pelo professor e coloca seu brinquedo dentro. O professor desenha três ou quatro círculos no assoalho e coloca um brinquedo dentro de cada um, cada criança observa e escolhe um círculo que o brinquedo se parece com o seu e depois explica a sua escolha pela similaridade.

2º momento - As crianças desenham o seu brinquedo e aqueles que ficaram juntos e descreve as características que os tornam parecidos.

Observação – O professor analisa se as crianças sabem o significado das palavras: “comum” e “similar” e se elas confrontam as propriedades e buscam o que há semelhante entre os objetos.  

Atividade 2 -  Comparar brinquedos e aprender essa habilidade.

1º momento - O professor ensina as crianças  a comparar pelas propriedades essenciais dos brinquedos. O procedimento é o seguinte: o professor faz a seguinte orientação:

a) Mostra uma boneca de pano e solicita que as crianças falem suas características. Em seguida, escreve-as na lousa, identificando por “boneca grande de pano”;

b) Mostra uma boneca de plástico duro  pequena e solicita que as crianças falem suas características. Em seguida, escreve-as na lousa, identificando por “boneca pequena de plástico duro ”;

c)  Faz a mesma atividade com outras bonecas com outras características;

d) Ajuda as crianças a confrontar as características escritas na lousa e destacar aquelas que estão em todas as bonecas e a partir desse destaque as crianças compreendem porque esses brinquedos são bonecas.  

Observação -  A mesma atividade pode ser feita com carros, jogos e outros brinquedos.  

2º momento – A partir da comparação das características que permitem afirmar de que os brinquedos são bonecas, o professor orienta a comparação das medidas: altura, comprimento, largura.

a) Confrontar o tamanho das bonecas e verificar as bonecas pequenas e as bonecas grandes;

b) Confrontar o comprimento dos braços das bonecas pequenas de plástico duro e verificar as de braços compridos e as de braços curtos;

 c) Confrontar a largura dos braços das bonecas grande de pano e verificar as de braços grossos e as de braços finos;

d) Confrontar a largura da cintura das bonecas grandes de plástico flexível e verificar a boneca que tem a cintura mais larga.  

3º momento -  O professor faz a mesma atividade com o grupo dos meninos que levaram carrinhos. Orienta a comparação das medidas: altura, comprimento, largura.

O procedimento é o seguinte as crianças precisam:

a) Saber que os carrinhos são objetos orientados no espaço (têm parte da frente e parte de trás), o professor faz essa explicação que os objetos podem ser ou não orientados no espaço. Aqueles que têm frente e trás estão orientados no espaço sem precisar da orientação humana.

 b) Confrontar altura dos carrinhos, para isso, precisa saber qual é o eixo vertical para medir o carrinho e confrontá-lo com outros carrinhos que a olho nu tem a altura semelhante e determinar o carrinho mais alto.

c) Confrontar o comprimento dos carrinhos que aparentemente tem tamanhos semelhantes. Para isso, precisa saber qual  so comprimento. Mede da parte da frente para a parte de trás ou vice-versa. Em seguida determina qual o carro mais comprido.

 d) Confrontar a largura dos carrinhos que a olho nu parecem ser iguais, para isso, é preciso saber a largura  para medir da direita para esquerda ou da esquerda para direita e verificar qual o carro mais largo.

Fonte: carrinhos - http://images.quebarato.com.br/photos/big/6/D/3F4E6D_1.jpg

Atividade 3    -   Realizar medida de massa.  

1º momento – O professor leva para sala de aula uma balança de cozinha e as crianças pesam seus brinquedos.

O procedimento é o seguinte, as crianças devem:

a) Segurar dois carrinhos, um na mão direita e outro na mão esquerda e avaliar qual deles é mais pesado;

b)  Colocar na balança um carrinho e depois o outro e anotar o peso de cada um, comparar o resultado em gramas e dizer qual é o mais pesado.

c) Analisar se a previsão inicial estava correta.

d)  As três  operações  podem ser realizadas com outros brinquedos.

2º momento - O professor organiza as crianças em grupo de quatro alunos e vai passando em cada grupo com a balança, elas pesam os brinquedos, em seguida fazem o registro no quadro abaixo.

BRINQUEDOS

PESO

MAIS PESADA

MAIS LEVE

Boneca 1

Boneca 2

Boneca 3

Carrinho 1

Carrinho 2

Carrinho 3

3º momento -  O professor discute com as crianças o resultado e eles analisam pelo peso qual o brinquedo mais pesado e qual o brinquedo mais leve. Em seguida cada grupo socializa os resultados explicando porque consideraram o brinquedo mais pesado e o brinquedo mais leve.  

Recursos Complementares

COOL, C; TEBEROSKY, A. Aprendendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Àtica, 2000.

Avaliação

O professor avalia se as crianças conseguiram:

Comparar objetos e destacar a característica ou qualidades que constituem grandezas que podem ser medidas;

 Destacar nos objetos as propriedades que podem ser utilizadas para medi-los;

Comparar o peso de dois objetos e verificar se há igualdade ou diferença;

Comparar dimensões dos objetos, destacando igualdade ou diferença; Comparar o tempo gasto em atividades realizadas no cotidiano; Comparar a capacidade de dois ou mais objetos.

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