07/07/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
comparação do peso, dimensão dos objetos e capacidade.
Atividade 1 – Comparar brinquedos – um diagnóstico inicial
1º momento – O professor investiga como as crianças fazem comparações. Para tal atividade solicita que cada uma traga um brinquedo para sala de aula. Com tais brinquedos propõe o seguinte procedimento: Cada criança:
a) com seu brinquedo na mão, fala o nome e faz a descrição das características do mesmo; simultaneamente, o professor escreve o que cada criança fala;
b) coloca o seu brinquedo no centro da roda e em seguida procura os brinquedos que acha que tem algo em comum com o seu, diz quais são e quais as características que podem ser consideradas similares;
c) escolhe um círculo desenhado pelo professor e coloca seu brinquedo dentro. O professor desenha três ou quatro círculos no assoalho e coloca um brinquedo dentro de cada um, cada criança observa e escolhe um círculo que o brinquedo se parece com o seu e depois explica a sua escolha pela similaridade.
2º momento - As crianças desenham o seu brinquedo e aqueles que ficaram juntos e descreve as características que os tornam parecidos.
Observação – O professor analisa se as crianças sabem o significado das palavras: “comum” e “similar” e se elas confrontam as propriedades e buscam o que há semelhante entre os objetos.
Atividade 2 - Comparar brinquedos e aprender essa habilidade.
1º momento - O professor ensina as crianças a comparar pelas propriedades essenciais dos brinquedos. O procedimento é o seguinte: o professor faz a seguinte orientação:
a) Mostra uma boneca de pano e solicita que as crianças falem suas características. Em seguida, escreve-as na lousa, identificando por “boneca grande de pano”;
b) Mostra uma boneca de plástico duro pequena e solicita que as crianças falem suas características. Em seguida, escreve-as na lousa, identificando por “boneca pequena de plástico duro ”;
c) Faz a mesma atividade com outras bonecas com outras características;
d) Ajuda as crianças a confrontar as características escritas na lousa e destacar aquelas que estão em todas as bonecas e a partir desse destaque as crianças compreendem porque esses brinquedos são bonecas.
Observação - A mesma atividade pode ser feita com carros, jogos e outros brinquedos.
2º momento – A partir da comparação das características que permitem afirmar de que os brinquedos são bonecas, o professor orienta a comparação das medidas: altura, comprimento, largura.
a) Confrontar o tamanho das bonecas e verificar as bonecas pequenas e as bonecas grandes;
b) Confrontar o comprimento dos braços das bonecas pequenas de plástico duro e verificar as de braços compridos e as de braços curtos;
c) Confrontar a largura dos braços das bonecas grande de pano e verificar as de braços grossos e as de braços finos;
d) Confrontar a largura da cintura das bonecas grandes de plástico flexível e verificar a boneca que tem a cintura mais larga.
3º momento - O professor faz a mesma atividade com o grupo dos meninos que levaram carrinhos. Orienta a comparação das medidas: altura, comprimento, largura.
O procedimento é o seguinte as crianças precisam:
a) Saber que os carrinhos são objetos orientados no espaço (têm parte da frente e parte de trás), o professor faz essa explicação que os objetos podem ser ou não orientados no espaço. Aqueles que têm frente e trás estão orientados no espaço sem precisar da orientação humana.
b) Confrontar altura dos carrinhos, para isso, precisa saber qual é o eixo vertical para medir o carrinho e confrontá-lo com outros carrinhos que a olho nu tem a altura semelhante e determinar o carrinho mais alto.
c) Confrontar o comprimento dos carrinhos que aparentemente tem tamanhos semelhantes. Para isso, precisa saber qual so comprimento. Mede da parte da frente para a parte de trás ou vice-versa. Em seguida determina qual o carro mais comprido.
d) Confrontar a largura dos carrinhos que a olho nu parecem ser iguais, para isso, é preciso saber a largura para medir da direita para esquerda ou da esquerda para direita e verificar qual o carro mais largo.
Fonte: carrinhos - http://images.quebarato.com.br/photos/big/6/D/3F4E6D_1.jpg
Atividade 3 - Realizar medida de massa.
1º momento – O professor leva para sala de aula uma balança de cozinha e as crianças pesam seus brinquedos.
O procedimento é o seguinte, as crianças devem:
a) Segurar dois carrinhos, um na mão direita e outro na mão esquerda e avaliar qual deles é mais pesado;
b) Colocar na balança um carrinho e depois o outro e anotar o peso de cada um, comparar o resultado em gramas e dizer qual é o mais pesado.
c) Analisar se a previsão inicial estava correta.
d) As três operações podem ser realizadas com outros brinquedos.
2º momento - O professor organiza as crianças em grupo de quatro alunos e vai passando em cada grupo com a balança, elas pesam os brinquedos, em seguida fazem o registro no quadro abaixo.
BRINQUEDOS |
PESO |
MAIS PESADA |
MAIS LEVE |
Boneca 1 |
|
|
|
Boneca 2 |
|
|
|
Boneca 3 |
|
|
|
Carrinho 1 |
|
|
|
Carrinho 2 |
|
|
|
Carrinho 3 |
|
|
|
3º momento - O professor discute com as crianças o resultado e eles analisam pelo peso qual o brinquedo mais pesado e qual o brinquedo mais leve. Em seguida cada grupo socializa os resultados explicando porque consideraram o brinquedo mais pesado e o brinquedo mais leve.
COOL, C; TEBEROSKY, A. Aprendendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Àtica, 2000.
O professor avalia se as crianças conseguiram:
Comparar objetos e destacar a característica ou qualidades que constituem grandezas que podem ser medidas;
Destacar nos objetos as propriedades que podem ser utilizadas para medi-los;
Comparar o peso de dois objetos e verificar se há igualdade ou diferença;
Comparar dimensões dos objetos, destacando igualdade ou diferença; Comparar o tempo gasto em atividades realizadas no cotidiano; Comparar a capacidade de dois ou mais objetos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!