10/08/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Bruno P. Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Serão discutidos e refletidos nesta aula os direitos (à dignidade, à liberdade de expressão etc.) que todos, sem exceção, têm como prerrogativa de serem humanos . Além disso, será abordada, nesta aula, a discriminação por orientação sexual com base nos Direitos Humanos. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas de Discriminação quanto à Orientação Sexual.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
O professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Após ouvir as respostas dos alunos, e então saber quais são as opiniões e os conhecimentos prévios que eles têm acerca da temática abordada nesta aula, o professor poderá informá-los o tema desta aula “Discriminição quanto a Orientação Sexual”.
Para a realização das próximas atividades, o professor deverá organizar os alunos em grupos de quatro a cinco integrantes.
Dando continuidade à aula, tendo como objetivo trabalhar a Declaração dos Direitos Humanos (DDH), o professor deverá entregar a cada grupo dois artigos desta declaração para que eles leiam e discutam conforme roteiro a seguir. Sugerimos que, os artigos entregues aos grupos, sejam escolhidos dentre os artigos I, II, III, V, VI, VII, XII, XVI, XIX, XXIII, XXVII e XVIII da supracitada DHH (Fig. 1).
Link do Texto (DHH): http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm Acessado em: 04 de Junho de 2010.
Figura 1 - Imagem de alguns artigos da Declaração dos Direitos Humanos
Fonte: do autor adaptado do texto disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm. Acesso em: 04 de Junho de 2010.
Observação: O texto poderá ser apresentado em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impresso em número suficiente aos alunos.
Para nortear a leitura e discussão dos artigos, sugerimos o roteiro postado abaixo.
Roteiro para Leitura e Discussão:
Ao término da discussão em grupo, cada grupo deverá expor sobre o que discutiram e a que conclusões chegaram sobre os artigos recebidos.
Em seguida, o professor deverá promover uma conversa, em aula aberta, entre todos os alunos da sala de aula.Desta forma, para esse momento de socialização, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro para Discussão dos grupos:
Dando continuidade à aula, o professor deverá apresentar o vídeo “Homossexuais reclamam discriminação em Belém” (Fig. 2) de 2 minutos e 39 segundos, conforme postado abaixo e promover uma discussão sobre este em aula aberta.
Link do Video: http://www.youtube.com/watch?v=A6oO5W4XoAI Acessado em: 02 de Agosto de 2010.
Figura 2 - Imagem do Video "Homossexuais reclamam discriminação em Belém".
Roteiro para Discussão:
Finalizando a aula, com o intuito de discutir a discriminação e a exclusão de pessoas em razão de sua orientação sexual, o professor deverá contar aos alunos, ainda em grupos, a seguinte história:
“Cada grupo está em um barco em alto-mar. O barco bateu em um recife e pode afundar a qualquer momento. Vem um barco salva-vidas que tem capacidade de transportar todas as pessoas, menos uma. Por isso, cada grupo terá que excluir um membro, baseado em critérios decididos e aceitos pelo grupo.” *
Neste momento, o professor deverá orientar os alunos que:
Após isto, o professor deverá mediar uma discussão com todos da sala, sobre a atividade desenvolvida. Para isto, sugerimos o roteiro postado abaixo.
Roteiro para Discussão:
*Disponível em: Manual do Aplicador: Adolescente. Ministério da Saúde. Coordenação de DST e AIDS. Brasília: Ministério da Saúde, 2000 (p. 80). http://www.scribd.com/doc/18055084/dinamicas-para-jovens-Sexualidade
É importante que no final da atividade, o professor relembre que toda pessoa tem direito à vida sem discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. O professor poderá também apresentar a seguinte lista de Leis Estaduais e Municipais (Fig. 3) que penalizam aqueles que discriminam pessoas em virtude de suas orientações sexuais.
Figura 3 – Imagem das Leis Estaduais e Municipais que penalizam pessoas e estabelecimentos que discriminam as pessoas.
Disponível em: http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS45E2F1C2ITEMIDB111C71F473748AA8B37156C3CDFCA1DPTBRIE.htm Acessado em: 05 de Junho de 2010.
1) O professor poderá pedir aos alunos que façam uma pesquisa em matérias de jornais e websites sobre casos de discriminação. É importante que os alunos pesquisem diferentes casos para comparar formas de discriminação.
Ao término da pesquisa, os alunos deverão apresentar à sala as matérias encontradas e deverá ser feita uma discussão sobre os casos e, de acordo com o que foi encontrado, até que ponto chega uma discriminação.
Abaixo sugerimos alguns websites que podem ser utilizados.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u82532.shtml
http://www.sistemaodia.com/noticias/preconceito-afasta-homossexuais-da-escola-12561.html
http://www.meuartigo.brasilescola.com/sociologia/discriminacao.htm (Fig. 8)
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/comportamento/discriminacao_homossexual.shtm
http://www.alem.org.br/modules/news/article.php?storyid=98
Figura 8 – Imagem do Website Brasil Escola “Discriminação”
2) Essa atividade tem como objetivo discutir as discriminações quanto à orientação sexual no contexto dos direitos humanos.
O professor deverá entregar o texto “Direitos em Questão”(Fig. 9) previamente recortado nas linhas pontilhadas, conforme postado abaixo, aos grupos.
Link do texto: http://www.hrea.net/learn/guides/lgbt_pt.html Acessado em: 05 de Junho de 2010.
Figura 9 – Imagem do Texto “Direitos em Questão”.
O professor deverá orientar os grupos para que leiam e montem o texto fragmentado de acordo com a ordem que acreditam ser. Após a montagem do texto e a correção da ordem deste, os alunos deverão ler o texto com o auxílio do professor e discuti-lo, de acordo com as questões do roteiro postado abaixo.
Roteiro para Leitura e Discussão:
Um site interessante que poderá vir a ser utilizado pelo professor como recurso complementar é: http://www.hrea.net/learn/guides/lgbt_pt.html .Trata-se de um guia de estudo sobre orientação sexual e os direitos humanos.
Outro recurso complementar a ser utilizado é o vídeo “Via Legal – Racismo Sala de Aula” de 5 minutos e 12 segundos, que relata um caso de discriminação social e racismo ocorrido em uma escola. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?gl=US&v=wVURK6JzphQ Acessado em: 14 de Junho de 2010.
O professor poderá usar também a reportagem que trata o caso de discriminação aos sargentos homossexuais. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI6649-15228,00.html Acessado em: 14 de Junho de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/10/2010
Cinco estrelasMuito interessante sua metologia, para levar os alunos a compreender sobre a diversidade.