Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O texto publicitário e você

 

09/07/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer que as modernas agências de publicidade são indústrias da retórica;
  • observar que o texto publicitário é altamente argumentativo;
  • concluir que há rigoroso trabalho para se alcançar o nome ideal para os produtos e definir as características das embalagens, para alcançar a persuasão;
  • reconhecer argumento de autoridade;
  • criar um produto hipotético qualquer e produzir para esse produto um texto publicitário.   
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Argumentação
  • Modo imperativo
  • Uso da informática
  • Efeitos da retórica  

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da internet;
  • trabalho em grupo;
  • exposição dos trabalhos.    

Para motivação, o professor pedirá, em aula anterior, que os alunos assistam a propagandas veiculadas na televisão, folheiem revistas e jornais à procura de anúncios, tragam recortados para a sala o que for possível e mais interessante para um trabalho em classe.   

Aula 1

Atividade   

Nessa aula, os alunos apresentarão os anúncios que levaram para a sala, contarão sobre as propagandas que assistiram e guardarão o material recortado para ser usado em atividade da aula 3. Na sequência, o professor deverá levar os estudantes à sala de informática para conhecerem diversos textos sobre o que é publicidade, o que o publicitário precisa saber e, ainda, para analisarem algumas peças publicitárias. O professor dirá que, ao final deste estudo, deverão criar uma peça publicitária e que o resultado final do trabalho depende da apreensão das informações contidas em textos disponíveis em sites.

Professor, as leituras dos textos deverão ser feitas com toda a turma e enriquecidas pelas discussões que certamente irão provocar. Para orientá-los na leitura, o professor deverá entregar o roteiro abaixo.   

O professor pedirá que, em grupos, respondam às questões abaixo, em seus cadernos, conforme informações contidas nos textos dos sites abaixo. Todos os grupos deverão acessar os sites para lerem e responderem a todas as questões.

Texto 1

http://www.redigindo.hpg.com.br/red-publicitaria.htm

1- Por que a redação publicitária é diferente das outras redações?

2- Por que as grandes agências de propagandas mantêm um revisor de texto? Só os redatores e os revisores, disponíveis nos computadores, não são suficientes?

3- Que crítica pode-se fazer ao slogan, "CEARENSE DE FIBRA VENCE AQUI MESMO" encontrado no site.

4- O anúncio testemunhal (também conhecido por anúncio de autoridade) alcança mais o público? Justifiquem suas respostas.

5- Em que os anúncios para serem usados nas emissoras de rádio diferem dos usados na televisão? A imagem ajuda ou dificulta o trabalho do publicitário? Ela substitui o texto ou vice-versa?     

Texto 2

http://www.slideshare.net/lucioamaral/aula-4-texto-publicitario-459909 

1- Prof. Lúcio Amaral faz uma apresentação sobre o que o publicitário precisa saber. Anotem o que consideram mais importante.      

Aula 2

Atividade 1 

Continuando a aula anterior, os alunos voltarão ao laboratório de informática. Deverão acessar os sites para continuarem as leituras e responderem às questões:   

Texto 3

http://webinsider.uol.com.br/2003/06/20/algumas-dicas-para-um-bom-texto-publicitario/  

1- Leiam o texto e extraiam as principais dicas oferecidas pelo publicitário Zeca Martins.

2- O que vocês entenderam por target ?

Texto 4     

http://www.youtube.com/watch?v=OyV5QKBotFk&NR=1&feature=fvwp 

1- É possível explorar os cinco sentidos: olfato, paladar, audição, tato, paladar em propagandas?

2- Qual a crítica que a dupla faz a esse vídeo?

3- Vocês classificam o texto de Pedro Bial como um texto publicitário? Qual o tema do vídeo? Por que tem o nome de Filtro Solar?

Texto 5

http://www.youtube.com/watch?v=3oB2rMaY0ho&feature=related    

Assistam ao comercial, que foi considerado o mais caro do mundo, e o critiquem. Para reduzir os custos desta propaganda, proponham o que fazer para barateá-la?

Texto 5   

http://www.youtube.com/watch?v=vvuH9ncr18o&NR=1    

Aula 3

Atividade 1 

Nesta aula, os alunos farão uso das propagandas que recortaram de revistas e jornais. O professor deverá entregar a eles o seguinte roteiro para que as avaliem:

1- O publicitário fez uso de imperativos para convencer o consumidor a adquirir o produto?

2- Explorou algum órgão dos sentidos?

3- Fez uso de imagens ou falas de autoridade?

4- Colocou o nome do produto bem à mostra? Repetiu este nome com o intuito de não ser esquecido?

5- Qual o comercial que vocês classificam como o melhor?

  • O professor deverá possibilitar a apresentação das respostas à turma. Ele poderá sugerir que os alunos apresentem suas respostas como se fossem professores, como se tivessem apresentando um programa de televisão com perguntas e respostas e ou outras formas que preferirem.

Atividade 2

O professor pedirá que os alunos criem um produto novo para ser lançado no mercado e deem a ele um nome e criem uma propaganda para seu lançamento. Para tanto, disponibilizará para a turma cartolinas, papel crepon, papel sulfite, lápis coloridos, canetas hidrocores, cola e etc.

Professor, peça ajuda a outros professores da escola, representantes de todas as áreas do conhecimento, para avaliarem os trabalhos e, ao final, afixe-os em um grande mural da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dar-se-á de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da realização das diferentes atividades propostas.

Importante: As produções dos alunos deverão ser expostas para apreciação também de todos os alunos.   

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.