Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OS MORCEGOS

 

16/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a:

  • Conhecer e identificar as características do morcego, alimentação, classe, reprodução;
  • Ler e produzir textos informativos;
  • Expressar suas idéias oralmente;
  • Elaborar questões sobre o assunto;
  • Ter consciência sobre a importância do morcego para o meio ambiente;
  • Os cuidados que devemos ter para a preservação dos morcegos.

Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de morcego;
  • E conceito de meio ambiente.
Estratégias e recursos da aula

Justificativa:  Muitos animais não são bem vistos por grande parte da população, são tidos como perigosos e asquerosos, quando aparecem as pessoas acham que devem ser extintos, sem saberem ao menos que eles são muito importantes para o meio ambiente. Sendo assim, vê-se com esta aula a chance de, ainda na infância, começar a desmistificar essa visão já tão popularizada acerca de certos "bichinhos".

Atividade 1 - Assistindo vídeo sobre morcego.

1º Momento: O professor irá sugerir às crianças que assistam ao seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=X4Jr7otycIA 

2º Momento: Depois, lançará alguns questionamentos sobre o que acabaram de assistir:

  • Que animal aparece no vídeo?
  • Qual a posição em que ele se encontra?
  • Ele voa?
  • Como será  que ele dorme?
  • Quem já viu um morcego de perto?
  • O morcego que você viu parecia com o do video?

Observação: As falas das crianças deverão ser registradas numa cartolina em letras de forma maiúsculas e deverá ficar exposta na sala.

Atividade 2 - Pesquisando sobre o tema e visitando o zoológico.

1º Momento: O professor informará às crianças que irão fazer uma visita ao zoológico, onde poderão fazer perguntas a um especialista no assunto, além, é claro, de observarem os morcegos no seu habitat. Porém, antes, precisam aprender mais sobre o assunto e para isso deverão se dividir em grupos a fim de lerem um texto e tentarem elaborar algumas perguntas para serem feitas ao especialista durante a visita. Aqui, fica a sugestão que o professor utilize, caso tenha acesso, o material do site  http://www.morcegolivre.vet.br/morcegos1.html  uma vez que ele traz informações básicas sobre o objeto de estudo e o mais importante: é uma página que foi pensada justamente para atender o público infantil.   Veja algumas destas informações:

  1. Os morcegos são grandes controladores de insetos. Algumas espécies ingerem 200 ou mais insetos em apenas alguns minutos de vôo.
  2. Os morcegos são responsáveis pela formação de florestas. Ao ingerir um fruto deixa cair as sementes em local distante do original, onde poderá nascer nova árvore. Mais de 500 pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego a cada noite.
  3. Os morcegos ajudam na reprodução de mais de 500 espécies de plantas, visitando as flores como fazem de dia os beija-flores, transportando o pólen de flor em flor.  

http://ozeascuriosidades.files.wordpress.com/2007/09/morcego_insentivoro.gif 

2º Momento: Antes da visitação, o/a professor/a deverá reforçar os combinados costumeiros com a turma: sempre ficar perto do grupo, não discutir com os colegas, obedecer as orientações do professor, entre outros. Durante a visitação, logicamente que os alunos visitarão todo ou boa parte do zoológico, porém a maior parte do tempo deverá ser dedicada à visita da "casa dos morcegos", onde se dará a entrevista com o especialista. Durante a entrevista, cabe ao professor conduzi-la, lembrando de assuntos importantes sobre morcegos que os alunos devem abordar em seus questionamentos, como: reprodução, alimentação, importância para a manuntenção do ecossistema, o fato do morcego ser um mamífero, entre outros.

http://leonardowagner.files.wordpress.com/2009/11/morcego1.jpg 

Atividade 3 - Lendo os gibis do Homem Morcego.

1º Momento: Uma ótima maneira de desmistificar para as crianças a imagem negativa que muita vezes se tem sobre os morcegos seria fazê-las entrar em contato com os gibis que contam as aventuras de Batman e Rob (esses gibis podem ser facilmente adquiridos em sebos a um preço bastante razoável).

  • Quais as características do animal morcego que estão presente no Batman?
  • Qual a história que o gibi conta?
  • Quem são os heróis?
  • E os vilões?
  • Como é a roupa do Batman?
  • Existe algo na roupa dele que lembre um morcego?

2º Momento: Agora, é a vez de cada criança criar sua própria história em quadrinhos sobre uma aventura de Batman e Rob. Para isso, o professor disponibilizará o material necessário (folha de papel A4, lápis grafites, hidrocor, giz de cera,lápis de cor, entre outros). Primeiramente, o/a professor/a deverá orientá-las para que prestem atenção em alguns aspectos próprios da história em quadrinho:

  1. Diagramação da história: é a forma e tamanho dos quadrinhos, lembrando que nem todos precisam te o mesmo tamanho. As histórias vem divididas em quadros.
  2. Balões: Os personagens falam frases curtas, cheias de sinais de pontuação.Os balões fazem parte da ilustração da história, eles contam a história, demonstrando o tipo de sentimento envolvido nas falas dos personagens.
  3. A presença de muitas onomatopéias (a qual reproduz um som de ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas).

Imagens dos balões: http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.gimp.com.br/imagens/gimp/forum/baloes.png&imgrefurl=http://www.gimp.com.br/smf/index.php%3Ftopic%3D708.0&usg=__P5BBV082avnvXM2TjM15ory6PZA=&h=587&w=566&sz=19&hl=pt-BR&start=4&itbs=1&tbnid=esr7On114lUf0M:&tbnh=135&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Dbaloes%2Bquadrinhos%26hl%3Dpt-BR%26tbs%3Disch:1   

Imagens das onomatopéias http://thumbs.dreamstime.com/thumb_381/1238445450Rk481A.jpg 

Sugestão: Neste site podem ser encontrados modelos de elaboração de histórias em quadrinhos:

http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html 

O professor deverá solicitar que as crianças façam no máximo quatro quadrinhos, contando através do desenho o que aconteceu com os personagens, sempre lembrando que eles deverão desenhar um cenário, os personagens, balões, as onomatopéias caso haja necessidade de utilizarem. Depois, cada criança deverá apresentar sua criação para a turma, o que é uma oportunidade maravilhosa de troca de experiências e conhecimento, sobretudo devido às comparações entre os trabalhos realizados

Atividade 4 - A caixa Misteriosa.

1º Momento: O professor deverá propor um jogo sobre verdades e mentiras, para tanto deverá providenciar uma caixa de sapato de tamanho médio, a tampa deverá ter uma abertura para que as crianças possam colocar a mão para retirar as perguntas. A caixa poderá ser revestida com papel, depois, o professor deverá solicitar que as crianças desenhem vários morcegos, que irão decorar a caixa. Em seguida, colocará dentro da caixa perguntas, tipo: Existe morcego que gosta de sangue? O morcego morde o pescoço das pessoas?; Ele é uma mamífero que voa?; É verdade que o morcego dorme de cabeça para baixo?;Existem morcegos que têm uma envergadura de 2 metros?; Existem morcegos com envergaduras de 5 centímetros?; É verdade que o morcego dorme de dia e acorda de noite? O morcego é um polinizador?; O morcego é um predador de insetos?. 

2º Momento: O professor trará a "caixa misteriosa" para a sala e pedirá que cada aluno coloque a mão no buraco da mesma e retire um papelzinho contendo uma pergunta curiosa sobre morcegos e tente respondê-la. Caso o aluno não consiga responder a pergunta retirada, o professor solicitará que outra criança o ajude, se ninguém souber responder, cabe ao professor lembrar da aula passeio, a entrevista com o especialista ou mesmo a pesquisa realizada. O jogo possibilitará que as crianças conheçam algumas curiosidades sobre os morcegos.

Atividade 5: Quem canta seus males espanta!

1º Momento: O professor deverá apresentar para as crianças a música “O sono dos bichos” de Renato Rocha. Depois que as crianças aprenderem a cantar, o professor deverá solicitar que as crianças ilustrem a música, os desenhos serão colados na letra da música de deverá ficar exposta no mural da sala.“O sono dos bichos”

Tem bicho que dorme em pé

Tem bicho que dorme deitado

Tem bicho que dorme até

Dorme até sentado

Cavalo dorme em péLeão dorme deitado

O galo é que é

Dorme empoleirado

Tem bicho que dorme em pé

Tem bicho que dorme deitado

Tem bicho que dorme até

Dorme até sentado

Burro dorme em pé

Lobo dorme deitado

Morcego é que é

Dorme pendurado

Tem bicho que dorme em pé

Tem bicho que dorme deitadoTem bicho que dorme até

Dorme até sentado

Zebra dorme em pé

Onça dorme deitada

A cobra é que é

Dorme toda enrolada

Tem bicho que dorme em pé

Tem bicho que dorme deitado

Homem é que é

Dorme até sentado

Recursos Complementares

Site para pesquisa:

Avaliação

O aluno será avaliado segundo os seguintes aspectos:

  •  Conhecera e identificaram as características dos morcegos, como alimentação, classe e reprodução;
  •  Participaram das leituras e produções de textos informativos;
  • Conheceram a importância do morcego para o meio ambiente;
  • Conheceram os cuidados que se deve ter para a preservação dos morcegos.
  • Elaboraram e confeccionaram uma história em quadrinhos, utilizando os balões e onomatopéias.
  • Cantaram a musica o sono dos bichos

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.