16/08/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a:
Justificativa: Muitos animais não são bem vistos por grande parte da população, são tidos como perigosos e asquerosos, quando aparecem as pessoas acham que devem ser extintos, sem saberem ao menos que eles são muito importantes para o meio ambiente. Sendo assim, vê-se com esta aula a chance de, ainda na infância, começar a desmistificar essa visão já tão popularizada acerca de certos "bichinhos".
Atividade 1 - Assistindo vídeo sobre morcego.
1º Momento: O professor irá sugerir às crianças que assistam ao seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=X4Jr7otycIA
2º Momento: Depois, lançará alguns questionamentos sobre o que acabaram de assistir:
Observação: As falas das crianças deverão ser registradas numa cartolina em letras de forma maiúsculas e deverá ficar exposta na sala.
Atividade 2 - Pesquisando sobre o tema e visitando o zoológico.
1º Momento: O professor informará às crianças que irão fazer uma visita ao zoológico, onde poderão fazer perguntas a um especialista no assunto, além, é claro, de observarem os morcegos no seu habitat. Porém, antes, precisam aprender mais sobre o assunto e para isso deverão se dividir em grupos a fim de lerem um texto e tentarem elaborar algumas perguntas para serem feitas ao especialista durante a visita. Aqui, fica a sugestão que o professor utilize, caso tenha acesso, o material do site http://www.morcegolivre.vet.br/morcegos1.html uma vez que ele traz informações básicas sobre o objeto de estudo e o mais importante: é uma página que foi pensada justamente para atender o público infantil. Veja algumas destas informações:
http://ozeascuriosidades.files.wordpress.com/2007/09/morcego_insentivoro.gif
2º Momento: Antes da visitação, o/a professor/a deverá reforçar os combinados costumeiros com a turma: sempre ficar perto do grupo, não discutir com os colegas, obedecer as orientações do professor, entre outros. Durante a visitação, logicamente que os alunos visitarão todo ou boa parte do zoológico, porém a maior parte do tempo deverá ser dedicada à visita da "casa dos morcegos", onde se dará a entrevista com o especialista. Durante a entrevista, cabe ao professor conduzi-la, lembrando de assuntos importantes sobre morcegos que os alunos devem abordar em seus questionamentos, como: reprodução, alimentação, importância para a manuntenção do ecossistema, o fato do morcego ser um mamífero, entre outros.
http://leonardowagner.files.wordpress.com/2009/11/morcego1.jpg
Atividade 3 - Lendo os gibis do Homem Morcego.
1º Momento: Uma ótima maneira de desmistificar para as crianças a imagem negativa que muita vezes se tem sobre os morcegos seria fazê-las entrar em contato com os gibis que contam as aventuras de Batman e Rob (esses gibis podem ser facilmente adquiridos em sebos a um preço bastante razoável).
2º Momento: Agora, é a vez de cada criança criar sua própria história em quadrinhos sobre uma aventura de Batman e Rob. Para isso, o professor disponibilizará o material necessário (folha de papel A4, lápis grafites, hidrocor, giz de cera,lápis de cor, entre outros). Primeiramente, o/a professor/a deverá orientá-las para que prestem atenção em alguns aspectos próprios da história em quadrinho:
Imagens das onomatopéias http://thumbs.dreamstime.com/thumb_381/1238445450Rk481A.jpg
Sugestão: Neste site podem ser encontrados modelos de elaboração de histórias em quadrinhos:
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
O professor deverá solicitar que as crianças façam no máximo quatro quadrinhos, contando através do desenho o que aconteceu com os personagens, sempre lembrando que eles deverão desenhar um cenário, os personagens, balões, as onomatopéias caso haja necessidade de utilizarem. Depois, cada criança deverá apresentar sua criação para a turma, o que é uma oportunidade maravilhosa de troca de experiências e conhecimento, sobretudo devido às comparações entre os trabalhos realizados
Atividade 4 - A caixa Misteriosa.
1º Momento: O professor deverá propor um jogo sobre verdades e mentiras, para tanto deverá providenciar uma caixa de sapato de tamanho médio, a tampa deverá ter uma abertura para que as crianças possam colocar a mão para retirar as perguntas. A caixa poderá ser revestida com papel, depois, o professor deverá solicitar que as crianças desenhem vários morcegos, que irão decorar a caixa. Em seguida, colocará dentro da caixa perguntas, tipo: Existe morcego que gosta de sangue? O morcego morde o pescoço das pessoas?; Ele é uma mamífero que voa?; É verdade que o morcego dorme de cabeça para baixo?;Existem morcegos que têm uma envergadura de 2 metros?; Existem morcegos com envergaduras de 5 centímetros?; É verdade que o morcego dorme de dia e acorda de noite? O morcego é um polinizador?; O morcego é um predador de insetos?.
2º Momento: O professor trará a "caixa misteriosa" para a sala e pedirá que cada aluno coloque a mão no buraco da mesma e retire um papelzinho contendo uma pergunta curiosa sobre morcegos e tente respondê-la. Caso o aluno não consiga responder a pergunta retirada, o professor solicitará que outra criança o ajude, se ninguém souber responder, cabe ao professor lembrar da aula passeio, a entrevista com o especialista ou mesmo a pesquisa realizada. O jogo possibilitará que as crianças conheçam algumas curiosidades sobre os morcegos.
Atividade 5: Quem canta seus males espanta!
1º Momento: O professor deverá apresentar para as crianças a música “O sono dos bichos” de Renato Rocha. Depois que as crianças aprenderem a cantar, o professor deverá solicitar que as crianças ilustrem a música, os desenhos serão colados na letra da música de deverá ficar exposta no mural da sala.“O sono dos bichos”
Tem bicho que dorme em pé
Tem bicho que dorme deitado
Tem bicho que dorme até
Dorme até sentado
Cavalo dorme em péLeão dorme deitado
O galo é que é
Dorme empoleirado
Tem bicho que dorme em pé
Tem bicho que dorme deitado
Tem bicho que dorme até
Dorme até sentado
Burro dorme em pé
Lobo dorme deitado
Morcego é que é
Dorme pendurado
Tem bicho que dorme em pé
Tem bicho que dorme deitadoTem bicho que dorme até
Dorme até sentado
Zebra dorme em pé
Onça dorme deitada
A cobra é que é
Dorme toda enrolada
Tem bicho que dorme em pé
Tem bicho que dorme deitado
Homem é que é
Dorme até sentado
Site para pesquisa:
O aluno será avaliado segundo os seguintes aspectos:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/09/2013
Cinco estrelaseu gostei muito da aula pois a s crianças mostraram interesse na aula sobre os morcegos e aprenderam a prersevalos.