Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As regras da escola em espanhol

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Organização política e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Reconhecer a necessidade de regras sociais.

§  Listar os combinados da escola em espanhol.

Duração das atividades
2 encontros de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Regras sociais
  • Limites
  • Valores
  • Ética
  • Moral
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Nos primeiros dias de aula é interessante que todo professor construa com os seus alunos um contrato didático, ou seja, definam juntos o que irão aprender e de que forma. Com a intenção de organizar a vida na coletividade e, assim, facilitar o desenvolvimento do trabalho previsto para o ano letivo, nesse contrato também deve estar claro os limites e as possibilidades de participação de cada sujeito - a forma de responsabilização e co-participação no/para o sucesso da proposta pedagógica.

Assim, traga a referida discussão para o grupo-classe, fazendo as seguintes provocações:

a) O que são regras?

b) Por que e para quê elas existem?

c) É importante termos regras na escola/em nossa sala de aula? Por quê?

2º MOMENTO:

Divida a turma em pequenos grupos, com quatro ou cinco alunos cada, para que pensem alguns combinados para o bom andamento das aulas de espanhol ou até mesmo para a boa convivência na escola. Em turmas com pouca vivência na língua, poderão, neste momento, escrever em português e, no 4º momento, ser traduzido para o espanhol, com a ajuda do professor.

IMAGEM EDITADA, A PARTIR DE: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_351/12312435255yCKGG.jpg

3º MOMENTO:

Reunidos em um grande círculo, cada grupo apresentará as suas propostas para os demais. Ao final de cada apresentação poderá ser feita uma discussão, na qual será avaliada a pertinência das propostas, bem como as possíveis alterações/complementos, caso seja necessário.

4º MOMENTO:

Terminado o momento das apresentações, será feita a redação final da lista de combinados do grupo, a qual sintetizará todas as propostas apresentadas em um único documento. O professor escreverá, junto com os alunos, numa folha de cartolina ou papel madeira, as regras em espanhol e, em seguida, os alunos farão a ilustração.

Caso tenha uma quantidade suficiente de alunos, cada um deles ficará responsável pela ilustração de um aspecto. Se não, a ilustração poderá ser coletiva. Concluída a produção, o cartaz deverá ser afixado numa das paredes da sala, para que seja lido e retomado, quando necessário.

Recursos Complementares

Vídeos para a fundamentação teórica do professor:

Avaliação

Numa roda de conversa, professor e alunos discutirão sobre os seguintes pontos:

a) O que gostamos na aula;

b) o que não gostamos;

c) o que sugerimos para os próximos encontros.

O professor anotará as críticas e sugestões em seu caderno, para que as implemente nos próximos planejamentos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fernando Rezel, Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias - CAIC , Pernambuco - disse:
    n.rez@hotmail.com

    20/05/2015

    Quatro estrelas

    Ótima proposta! Utilizei em minha aula de inglês e também serviu muito bem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.