07/07/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Organização política e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
§ Reconhecer a necessidade de regras sociais.
§ Listar os combinados da escola em espanhol.
1º MOMENTO:
Nos primeiros dias de aula é interessante que todo professor construa com os seus alunos um contrato didático, ou seja, definam juntos o que irão aprender e de que forma. Com a intenção de organizar a vida na coletividade e, assim, facilitar o desenvolvimento do trabalho previsto para o ano letivo, nesse contrato também deve estar claro os limites e as possibilidades de participação de cada sujeito - a forma de responsabilização e co-participação no/para o sucesso da proposta pedagógica.
Assim, traga a referida discussão para o grupo-classe, fazendo as seguintes provocações:
a) O que são regras?
b) Por que e para quê elas existem?
c) É importante termos regras na escola/em nossa sala de aula? Por quê?
2º MOMENTO:
Divida a turma em pequenos grupos, com quatro ou cinco alunos cada, para que pensem alguns combinados para o bom andamento das aulas de espanhol ou até mesmo para a boa convivência na escola. Em turmas com pouca vivência na língua, poderão, neste momento, escrever em português e, no 4º momento, ser traduzido para o espanhol, com a ajuda do professor.
IMAGEM EDITADA, A PARTIR DE: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_351/12312435255yCKGG.jpg
3º MOMENTO:
Reunidos em um grande círculo, cada grupo apresentará as suas propostas para os demais. Ao final de cada apresentação poderá ser feita uma discussão, na qual será avaliada a pertinência das propostas, bem como as possíveis alterações/complementos, caso seja necessário.
4º MOMENTO:
Terminado o momento das apresentações, será feita a redação final da lista de combinados do grupo, a qual sintetizará todas as propostas apresentadas em um único documento. O professor escreverá, junto com os alunos, numa folha de cartolina ou papel madeira, as regras em espanhol e, em seguida, os alunos farão a ilustração.
Caso tenha uma quantidade suficiente de alunos, cada um deles ficará responsável pela ilustração de um aspecto. Se não, a ilustração poderá ser coletiva. Concluída a produção, o cartaz deverá ser afixado numa das paredes da sala, para que seja lido e retomado, quando necessário.
Vídeos para a fundamentação teórica do professor:
Numa roda de conversa, professor e alunos discutirão sobre os seguintes pontos:
a) O que gostamos na aula;
b) o que não gostamos;
c) o que sugerimos para os próximos encontros.
O professor anotará as críticas e sugestões em seu caderno, para que as implemente nos próximos planejamentos.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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20/05/2015
Quatro estrelasÓtima proposta! Utilizei em minha aula de inglês e também serviu muito bem.