28/06/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Nestas aulas o aluno poderá desenvolver a prática da leitura de textos, enfatizando-se a importância do conhecimento de mundo (ideias prévias construídas pelo indivíduo sobre as relações com os outros, sobre o mundo natural e construído pelo homem e sobre como se usam e manipulam os objetos) como facilitador da leitura.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
MOTIVAÇÃO
Estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá exibir a seguinte imagem (Fig. 1), visando estimular os alunos para que, em aula aberta expressem-se sobre o tema “Terremoto no Haiti”, com base nas seguintes questões: “Do que a figura trata? O que você já ouviu falar sobre tal acontecimento?”.
Figura 1 – Cartoon Sobre Terremoto no Haiti
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_DZq9DJ1aTaw/S1GJzH7uZyI/AAAAAAAAAPI/zDIHsOx7vOw/s400/Haiti+earthquake.jpg
Acesso em: 04 de junho de 2010.
Na sequência, o professor aprofundará o debate. Para tanto, sugerimos as seguintes questões norteadoras:
Ao final deste momento, o professor deverá auxiliar os alunos a concluírem que tal figura se refere ao terremoto ocorrido no Haiti em Janeiro de 2010, perguntando, em aula aberta, se assistiram ou leram alguma notícia sobre isto e o que conhecem sobre o país em questão.
ATIVIDADE 1
Nesta etapa, como continuidade às atividades da Motivação, o professor dividirá os alunos em duplas para que pesquisem sobre o tema: “Haiti Earthquake (Terremoto no Haiti)”. Para tanto, sugerimos os seguintes sites:
A pesquisa a ser feita pelas duplas deverá responder às seguintes questões:
Com base em tais questões, os alunos deverão escrever um parágrafo (em Inglês ou em Português), apresentando suas conclusões sobre o tema. O professor deverá passar pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta atividade tenha a duração de 30 minutos e que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO
BrOffice
ATIVIDADE 2
Nesta etapa, os alunos farão o intercâmbio dos textos criados, visando a ampliação do conhecimento sobre o tema em questão (Terremoto no Haiti). Assim, sugerimos que o professor numere as duplas e realize o sorteio de, pelo menos, três delas para que apresentem, em aula aberta, os parágrafos produzidos.
É muito importante que o professor favoreça com que os alunos reflitam sobre as informações obtidas na pesquisa no que diz respeito à: o que sabiam a respeito do Haiti (localização geográfica, clima, economia, etc); modo de vida no Haiti; terremoto acontecido no Haiti em janeiro de 2010 – reações das pessoas.
Sendo assim, durante as apresentações é essencial que o professor questione os alunos a respeito dos tópicos propostos, verificando se o que eles sabiam em relação ao tema alterou-se após tal pesquisa, visando, desta forma, prepará-los para a leitura do texto que se dará na sequência.
ATIVIDADE 3
A partir das apresentações feitas na atividade anterior, o professor sugerirá aos alunos que leiam um texto sobre o tema Terremoto no Haiti. Tal leitura é proposta para que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver a prática da leitura, enfatizando-se a importância do conhecimento de mundo. Tal conhecimento pode ser definido como ideias prévias construídas pelo indivíduo sobre as relações com os outros, sobre o mundo natural e construído pelo homem e sobre como se usam e manipulam os objetos (desenvolvimento do ser humano no mundo) como facilitador da leitura. Portanto, antes da leitura, os alunos divididos em duplas deverão debater se as frases propostas abaixo são verdadeiras ou falsas, levantando suas hipóteses sobre o conteúdo do texto.
RECURSO
Frases para Debate
a. O terremoto que atingiu o Haiti tinha a magnitude de 16 pontos.
b. A maioria dos Haitianos estavam tomando café quando aconteceu o terremoto.
c. O palácio do presidente ficou em ruínas após o terremoto.
d. O governo brasileiro enviou médicos para o Haiti.
e. O artigo indica que o presidente do Haiti crê que 3 milhões de pessoas estejam sofrendo.
f. O embaixador do Haiti nos Estados Unidos tem uma boa idéia das taxas de acidentados.
g. O Presidente Obama falou sobre a natureza cruel do terremoto.
h. O Brasil foi resposável por várias ações solidárias no Haiti.
i. A maioria dos Haitianos é tão pobre que vive com menos de dois dólares por dia.
j. O Haiti foi atingido por 4 diferentes terremotos em 2008.
(questões adaptadas de: http://www.breakingnewsenglish.com/1001/100114-haiti_earthquake.pdf Acesso em 04 de junho de 2010.)
O intuito de tal etapa é levar os alunos a exercitarem a ativação dos conhecimentos que obtiveram sobre o assunto, e que, durante a leitura, serão diretamente relacionados à construção de significados e interpretação do texto. São as leituras e experiências anteriores, o conhecimento que se tem do assunto tratado, que possibilitam estabelecer conexões e fazer as inferências necessárias para relacionar as partes do texto, estabelecendo um todo coerente e com significado.
Portanto, finalizadas as discussões sobre as sentenças, o professor, em aula aberta, solicitará que os alunos que se sentirem à vontade apresentem seus pontos de vista, instigando-os a reflexão, perguntando, como e o que os levou a chegar a tais conclusões.
ATIVIDADE 4
Como continuidade da etapa anterior, o professor entregará uma folha de atividade (Fig. 2) para cada dupla. Assim, cada uma delas deverá responder a atividade – marcar se as alternativas propostas na atividade anterior (Atividade 3) são verdadeiras ou falsas, agora conforme as informações apresentadas no texto a ser lido.
RECURSO
Atividade de Leitura – Haiti in Ruins After Huge Hearthquake
http://www.slideshare.net/jugense/atividade-de-leitura-haiti-4431464
Figura 2 – Imagem do Recurso
Neste momento o professor deverá incentivar as duplas a associarem as informações que obtiveram sobre o tema, durante a realização das atividades anteriores, com as informações apresentadas no texto em questão, visando com que percebam a importância de tal estratégia de leitura.
Ao final, a atividade deverá ser corrigida em aula aberta. Os alunos, que se sentirem à vontade, dirão suas respostas e a explicarão, com base nas seguintes questões norteadoras, feitas pelo professor:
Durante a correção da atividade, a partir das questões norteadoras, o professor deverá conscientizar os alunos quanto à importância da ativação do conhecimento prévio que se tem sobre o assunto do texto para a leitura. Deverá comentar sobre a importância de estabelecer relações entre o que conhecem sobre o tema do texto e seu conteúdo, para melhor compreendê-lo, até mesmo em termos de vocabulário. O professor também deverá indicar que quando dominamos o assunto do qual o texto (em Inglês) trata, mais facilmente compreendemos as informações que ele nos traz.
SUGESTÃO
1. Após a realização da Atividade 4, e com o intuito de ilustrar e aprofundar as discussões sobre a importância da ativação do conhecimento de mundo como estratégia de leitura, o professor poderá propor o debate do seguinte parágrafo:
“(...) O ser humano não funciona de forma semelhante ao computador, onde as informações podem ser armazenadas de qualquer forma, e ainda assim estão disponíveis em milésimos de segundos quando necessitamos. O ser humano, para reter alguma informação, precisa situá-la dentro de um referencial de conhecimentos. A informação nova precisa se integrar à nossa visão do mundo, à nossa experiência prévia. Apenas desta forma podemos esperar que o conhecimento adquirido seja duradouro. A maioria de nós certamente já vivenciou situações em que dados memorizados desapareceram de nossa memória quando não mais necessários. Ao contrário, tudo que aprendemos ativamente, permanece presente em nossa memória de forma vívida por muitos e muitos anos.”
Extraído e adaptado de: A Reconstrução da Torre de Babel.
Disponível em: http://www.dicas-l.com.br/10anos/10anos_20080402.php Acesso em: 07 de junho de 2010.
Para tanto, sugerimos as seguintes questões norteadoras:
Dicionário português-inglês
RECURSO
Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo e, principalmente, à compreensão e uso adequados da estratégia de leitura que diz respeito a ativação do conhecimento de mundo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/12/2012
Cinco estrelasAdoro aulas temáticas, e, essa sobre o Haiti, é fantástica!!!