25/08/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Conhecer o nome das cores em espanhol
§ Relacionar, em espanhol, os nomes das cores com os objetos da sala
Cores primárias e secundárias
1º MOMENTO:
Para introduzir o tema da aula, sensibilizando os alunos para o estudo, exiba o vídeo A JUGAR CON LOS COLORES - Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=xHX9LjiDGoA&feature=fvw>, acessado em: 15 de junho de 2010.
Em seguida, problematize-o, fazendo para os alunos, oralmente, questões do tipo:
a) O que vocês acharam do vídeo? Por quê?
b) Do que ele trata?
c) Que cores aparecem nele?
2º MOMENTO:
Proponha um ditado de palavras, utilizando as cores que foram mostradas no vídeo. Se deseja aumentar o nível de dificuldade da atividade, repita cada palavra utilizando as diversas possibilidades de pronúncia do espanhol, para as cores que forem possíveis.
Imagem 1 - Tabela de cores - http://www.inter-color.com.br/imagens/adesivos/tabela%20cores.jpg
Na correção, convide alguns alunos, aqueles que desejarem, para ir ao quadro/a lousa escrever uma das palavras ditadas. Os demais alunos, em suas cadeiras, o ajudarão, se necessário, e conferirão se a resposta do caderno está igual à que foi escrita pelo aluno-escriba.
Outra possibilidade para a correção é pedir que os alunos troquem entre si os cadernos e confiram a resposta uns dos outros, após a escrita no quadro/na lousa.
3º MOMENTO:
Concluída a correção do ditado de palavras, peça que, individualmente, os alunos façam uma lista de cores em ordem alfabética. Podem utilizar o próprio banco de palavras gerado pelo ditado, como também acrescentar as cores que desejarem, utilizando um dicionário ou perguntando-as ao professor.
4º MOMENTO:
Faça o jogo CORES E IMAGENS com os alunos. Mostre imagens de objetos da sala de aula ou mesmo aponte, com o dedo, para os objetos que disponha em sua sala, fazendo as seguintes questões para cada um deles: ¿Qué es esto? ¿De qué color es?
Imagem 2 - Laranjas - http://www.mandalamystica.com.br/images/cores1.jpg
Imagem 3 - Lápis de cor - http://3.bp.blogspot.com/_0v6PNGx8dz4/S_vcKspjWeI/AAAAAAAAAWU/wsWajF_4OWA/s1600/lapis-de-cor.jpg
Imagem 4 - Jogo de xadrez - http://1.bp.blogspot.com/_BG9c_hLXBn8/ShH2xXOYwPI/AAAAAAAAAI0/3DnAjvWBOus/s400/gama_de+cores.gif
O professor fará um bingo de palavras, retomando o vocabulário ensinado durante a aula: cores e objetos da sala de aula/escola. Assim, sorteará um nome escrito em português e os alunos terão que marcar o correspondente em espanhol, caso o tenha na cartela. As cartelas que serão utilizadas no jogo precisam ser confeccionadas com antecedência.
Neste tipo de atividade também podem ser retomadas questões como variação prosódica e vocabular na língua espanhola, tendo como referência a temática da aula.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/06/2013
Cinco estrelasQuee tudo!!! Eu estou fazendo estágio de Lingua Espanhola, e meus aluninhos não sabem quase nada! Achei um show esse vídeo no começo da aula ! Vai chamar a atenção deles! ( Assim espero) Depois que der a aula , posto aqui o resultado!!
22/04/2011
Cinco estrelasshow!