03/07/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Nestas aulas o aluno poderá aprender expressões e vocabulário em Língua Inglesa relacionados ao tema animais.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
MOTIVAÇÃO
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início as discussões sobre o tema destas aulas – animais - o professor exibirá o vídeo “Cachorro mecânico entende mais de 100 palavras em português e alemão”, com a duração de 10:38min (Fig. 1).
RECURSO
Vídeo “Cachorro mecânico entende mais de 100 palavras em português e alemão”
Figura 1 – Imagem do Vídeo "Cachorro mecânico entende mais de 100 palavras em português e alemão". Acesso em: 07 de junho de 2010.
OBSERVAÇÃO: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Logo após a exibição do vídeo, o professor proporá uma discussão em aula aberta sobre o tema “Animais”, com base nas seguintes questões norteadoras:
Para concluir esta etapa, cada aluno escreverá um parágrafo (em Português) sobre o tema, fundamentado na discussão.
Os alunos, que se sentirem à vontade, lerão seus parágrafos em voz alta, para a sala toda.
Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar opiniões dos alunos sobre a temática em questão, possibilita também que a oralidade e a habilidade para expressar idéias na sua forma escrita, uma importante competência para uma interação adequada, tornando o processo comunicativo eficiente, seja trabalhada.
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades da Motivação, o professor, lembrando que o personagem do vídeo tinha como animal de estimação um cachorro, perguntará aos alunos se sabem como se diz cão em inglês (que é “dog”). Na sequência, pedirá para que, em aula aberta, os alunos indiquem outros animais (de estimação que conhecem) colocando seus nomes em Inglês e em Português. Sugerimos os seguintes animais:
Finalizando esta etapa, o professor promoverá a repetição dos nomes dos animais em Inglês, para fixação e desenvolvimento da pronúncia.
ATIVIDADE 2
Nesta etapa, os alunos serão divididos em trios para que pesquisem sobre um dos animais propostos atividade anterior, produzindo um texto curto (de, em média, cinquenta palavras) em Inglês, sobre este (animal escolhido pelo grupo).
Para a criação do texto, sugerimos que os alunos contemplem as seguintes informações:
Como exemplo de texto, temos:
“Cats
Cats are furry animals that usually look after themselves and live for some years. The cat sleeps a lot, almost half the day. And don’t expect much loyalty from a cat. If it finds better food, it moves house.”
(Texto adaptado de: http://www.eslreading.org/comedy/animals/animals/perfectpet.html Acesso em: 14 de junho de 2010).
Para pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig 2):
http://en.wikipedia.org/wiki/Dog
http://en.wikipedia.org/wiki/Bird
http://en.wikipedia.org/wiki/Horse
http://www.horsebrasil.com.br/
http://en.wikipedia.org/wiki/Rabbit
http://en.wikipedia.org/wiki/Cat (Fig. 2)
http://en.wikipedia.org/wiki/Turtle
http://en.wikipedia.org/wiki/Guinea_pig
Figura 2 – Imagem do Site Wikipédia Cat
Acesso em: 07 de junho de 2010.
Sugerimos que nesta etapa os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização. Cada trio ficará responsável por um animal.
RECURSO
BrOffice
Durante o processo, o professor supervisionará e orientará os alunos quanto ao uso adequado das palavras e a organização do texto, bem como ao final procederá a correção de cada um, comentando com o grupo o que deverá ser modificado para o uso adequado da Língua Inglesa.
ATIVIDADE 3
Nesta etapa, o professor proporá que estes sejam gravados na forma de podcast (Figs. 3 e 4) para serem apresentados para a turma.
Observação: Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, pps etc…) pela Internet, através de um Feed RSS (que oferece conteúdo da Internet ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e sobre estes conteúdos), o que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor (ou a autora) de um Podcast é chamado(a) Podcaster. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting Acesso em: 16 de agosto de 2009).
RECURSO
Podcast
http://www.podomatic.com/featured
Figura 3 – Imagem do Recurso
Acesso em: 16 de agosto de 2009.
Caso o professor necessite de instruções sobre como criar um podcast, estas podem ser acessadas através do Portal do Professor, conforme link abaixo.
RECURSO
Tutorial Cadastro no Podomatic - Video Aula
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=88
Figura 4 – Imagem do Recurso
Acesso em: 16 de agosto de 2009.
No momento da criação dos Podcasts, o professor supervisionará os gruposquanto à pronúncia, ritmo e entonação adequada das palavras.
Também será importante auxiliar os alunos quanto à criação de uma conta para publicação, design da publicação e tags (palavras-chave ou termos associado com uma informação). Uma conta de publicação deve ser criada para que seja possível identificar o autor do Podcast.
Caso não seja possível gravar os textos produzidos, sugerimos que os alunos apenas apresentem oralmente os textos em sala de aula, para que a oralidade não deixe de ser trabalhada.
ATIVIDADE 4
Ao final das aulas, todas as gravações (feitas pelos grupos) deverão ser ouvidas por todos da sala. Os alunos, sob orientação e supervisão do professor, comentarão os trabalhos dos demais grupos, analisando fatores envolvidos na oralidade, tais como ritmo, entonação e pronúncia, bem como sobre a adequação do vocabulário utilizado. Para tanto, sugerimos algumas questões norteadoras:
Outrossim, também é importante avaliar a criatividade dos alunos na apresentação dos textos.
ATIVIDADE 5
Finalizando as atividades destas aulas, o professor proporá que os alunos respondam individualmente o teste “Animals Quiz” (Fig. 5), consolidando o vocabulário sobre animais.
Tal quiz corresponde a escolher, entre as diversas alternativas propostas, o nome do animal correspondente a figura da alternativa. Para verificar se a resposta está correta, o aluno deverá clicar em “Check” ao lado da alternativa escolhida.
RECURSO
Animals Quiz
http://www.englishclub.com/esl-quizzes/vocabulary-1-animals.htm
Figura 5 – Imagem do Recurso
Acesso em: 07 de junho de 2010.
A realização do quiz visa à consolidação do vocabulário sobre animais que foi trabalhado durante essas aulas. Portanto, o professor deverá circular pela sala, orientando e supervisionando o trabalho dos alunos neste momento.
O quiz deverá ser corrigido em aula aberta da seguinte forma: o professor dirá as respostas corretas em voz alta, para que os alunos repitam (Ex: o professor dirá “dog” e os alunos repetirão “dog” para a primeira alternativa), visando reforçar a pronúncia da palavra para além de sua forma escrita.
Após este momento, o professor solicitará que os alunos que se sentirem à vontade digam e/ou escrevam na lousa frases (por exemplo, “The dog is big.” usando o vocabulário sobre animais usado durante as aulas, corrigindo possíveis erros (quanto a pronúncia e a escrita de tais palavras), caso necessário.
Dicionário português-inglês
RECURSO
Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo e, principalmente, a compreensão e uso adequados do vocabulário relacionado aos animais para a produção do texto, nas suas formas oral e escrita.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/08/2010
Cinco estrelasEssa aula é muito interessante pois trabalha o tema 'animal" de forma mais atraente,os alunos vão gostar muito de trabalhar dessa forma como a aula esta descrita.Parabéns,professora.