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Contextualizar a dança como fenômeno popular e erudito.

 

03/08/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conceituar a palavra “erudita”;

·         Definir dança erudita;

·         Definir danças populares;

·         Definir dança pop;

·         Identificar como as danças estão inseridas em nossa cultura.

Duração das atividades
100 minutos ou duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: texto para orientação do professor 

Link: http://www2.metodista.br/unesco/agora/PMC_Acervo_Entretanto_conhecimento_popular_conhecimento_erudito.pdf 22/05/2010. 

Abrir a aula com uma reflexão: “O que vem a ser erudito”?

Esta aula não tem objetivo de defender uma manifestação de dança e repudiar outra, a idéia é mostrar que todas as manifestações podem e acontecem ao mesmo tempo dentro e uma cultura ou sociedade. O interessante é saber identificá-las.

Ps.: o professor deverá organizar antecipadamente para essa aula CDs de áudio sobre músicas clássicas, eruditas, pop e populares (prioritariamente a música "Escravo de Jô" para a vivência da atividade 4).

Questões para início de conversa:

Iniciar a aula com uma breve reflexão: “O que vem a ser erudito”?

A partir dessa pergunta iniciar um diálogo com a turma, para que todos juntos cheguem a uma definição do que vem a ser erudito. O professor deve perceber a dificuldade dos alunos e se necessário colocar outras questões e não simplesmente dar a resposta. A seguir sugestões de questões para serem feitas aos alunos:

1.    Como saber se algo é erudito ou não? (a idéia e perceber se os alunos compreenderam a definição da palavra para dar andamento à aula).

Nota de ajuda para o professor: algo erudito percorre caminhos em que o trabalho envolve complexidade e a necessidade de um estudo efetivo e detalhado para a sua conclusão. É reconhecer na obra artística valores e dificuldades presentes em seu processo de criação. E perceber também o valor histórico do objeto ou fato estudado.

2.    Existem danças eruditas? Quais? (verificar se os alunos conseguem adotar a definição de erudito e analisar o fenômeno dança em relação a isso)

Assista ao vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=8o3XcHztD10 10/07/2010 

3.    Se existe dança erudita, existe a não erudita? Quais? (mesma relação da questão anterior, mas também identificar ou caracterizar as danças pop e populares).

Definição de danças pop e populares:

O professor deverá seguir o mesmo raciocínio anterior, levantando questões para que os alunos apropriem do conhecimento e construam conceitos sobre dança pop e popular, possibilitando dessa forma a diferenciação ou distinção entre elas.

·         Dança pop: teve sua origem na década de 90 com o movimento dance music. É considerada a dança mais comercial e não tem uma linguagem definida (não tem uma característica no movimentar o corpo que possa distingui-la de outros tipos de dança).  

Assista ao vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=QnroWnC6seQ 30/05/2010. 

.         Dança popular (texto 2 como orientação do professor): fenômeno que acompanha a relação de um povo ou comunidade com suas atividades rotineiras, são passadas de geração a geração.  

Assista ao vídeo 3: http://www.youtube.com/watch?v=_WXsGER132s&feature=related 30/05/2010

Atividade 2:

Trazer para a realidade escolar a prática da dança erudita.

Usar dos conceitos identificados anteriormente para, a partir de agora, direcionar os estudos. Segue abaixo a próxima proposta da aula.

Através de pequenos vídeos ou de fragmentos de filmes identificar a época e sociedade que originou a dança erudita (época essa dos reis e rainhas e suas datas festivas, seus grandes bailes, entre outras coisas).

Assista aos Vídeos e fragmentos de filmes:

1.     http://www.youtube.com/watch?v=UKhsbpDHfSo&feature=related  

2.     http://www.youtube.com/watch?v=jUxBfeIyVv8&feature=related  

3.     http://www.youtube.com/watch?v=4PBI5U0RKGE&feature=related  

4.     http://www.youtube.com/watch?v=OMlk8IhH0J0&feature=related  

5.     http://www.youtube.com/watch?v=4xnrGgVD3d8&feature=related 

Após assistir aos vídeos, sugestões de questões que podem ajudar o professor a iniciar uma conversa objetivando a analise do que foi visto. Possibilitando, dessa forma, materializar os movimentos da dança erudita, desde seu surgimento, para os alunos (essa estratégia metodológica direciona-se a atender realidades de alunos que nunca tiveram contatos com qualquer tipo de dança erudita ou se teve nunca se atentaram para tal fato – a erudição da dança):  

·         Onde se dançava?

·         Para que se dançava?

·         Como dançavam?

·         Como se gesticulavam?

·         Como eram as relações interpessoais?

·         Como se deslocavam pelo espaço?

·         Que tipo de música era?

·         Que tipo de roupa era?

·         Qual a classe social que dançava?

.         Finalizar a análise perguntando: se faz dança erudita hoje? Quais são as linguagens artísticas eruditas hoje? (generalizar e ressaltar artes eruditas que compreendem a musica, pinturas, literaturas, danças, entre outras).

Atividade 3:

Oportunizar que os alunos possam criar tomando para si os conceitos e os exemplos já trabalhados nessa aula sobre dança.

Os alunos deverão escolher uma música, dentre as que o professor oferecer, que possa representar as músicas usadas nos vídeos e filmes, para criar uma estrutura de movimento – com ou sem fala ficando a critério dos alunos – utilizando os movimentos analisados na atividade anterior (como forma de andar, de sentar, de correr, de cair, de saltar, de comer, de conversar, de namorar, de dançar, entre outros movimentos).

Atividade 4:

Usar da música "Escravo de Jô" como estímulo para que os alunos criem movimentos representativos, compondo ou modificando esse jogo ou brincadeira. Segue um vídeo que pode elucidar o professor.

Assista ao vídeo 4: http://www.youtube.com/watch?v=3LN4x1WT0Jc 30/05/2010.

A partir do vídeo, propor aos alunos que criem uma movimentação utilizando a música “escravo de jó” (como foi feito pelos alunos do vídeo) para ser apresentada ou mostrada aos outros colegas de sala.

Atividade 5:

O professor deverá fazer uma rápida pesquisa com os alunos para identificar a música, juntamente com a coreografia, mais popular no momento (é só perguntar aos alunos: qual é a música mais escutada e dançada hoje?). Os alunos deverão remontar e reproduzir a coreografia indicada pela música citada.

Ps.: o professor deve propor que os alunos pesquisem sobre as músicas mais tocadas na aula anterior a essa, como tarefa para casa, antecipando o conteúdo da aula, possibilitando que eles mesmos tragam seus próprios CDs de cantores e bandas favoritas.

Finalizar a atividade com as apresentações das estruturas coreográficas.

Recursos Complementares

Texto complementar:

http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/viewArticle/116/1633    

Sugestões:

Avaliação

Os alunos devem compreender a definição de erudito para identificar fenômenos artísticos e culturais, mais específicos ligados a dança, podendo diferenciá-los e entendê-los, possibilitando também uma visão críticas sobre sua própria realidade cultural.

O entendimento que a construção do movimento na dança erudita requer pesquisa e muito estudo é primordial. Sentar a turma em roda, levantar essa questão, deixando que os alunos falarem naturalmente a fim de perceber se este conceito foi bem absolvido por eles. Se não retomar o conceito.  

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