Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Welcome! – como falar em Inglês nas viagens?

 

17/06/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nestas aulas o aluno poderá desenvolver a competência para a produção e interpretação de textos curtos escritos e orais, em Língua Inglesa, relacionados a situações de viagem. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às diferenças regionais e culturais.

Duração das atividades
Aproximadamente 03 (três) horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

Motivação   

Estando os alunos organizados em duplas ou trios no Laboratório de Informática, o professor deverá apresentar os vídeos “A noite em Kao San Road em Bangkok” e “Sushi de manhã no mercado Tsukiji, em Tókio”, postados abaixo, que mostram as experiências de viagens de Álvaro Garnero, exibidas no programa “50 por 1”.  (Fig. 1):   

RECURSO

A noite em Kao San Road em Bangkok

http://www.50por1.com.br/experiencias_det.php?codeps=Mjg= 

Sushi de manhã no mercado Tsukiji, em Tókio

http://www.50por1.com.br/experiencias_det.php?codeps=MTA= 

Figura 1 – Imagem do Vídeo “A noite em Kao San Road em Bangkok”

Acesso em: 15 de junho de 2010.   

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar os vídeos em DVD e apresentá-los aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.   

Após a apresentação dos vídeos, o professor deverá promover uma discussão sobre estes em aula aberta, conforme roteiro abaixo.   

RECURSO

Roteiro de Discussão   

  1. O que os vídeos apresentam? O que têm em comum?
  2. Você gostaria de viajar para algum dos lugares apresentados nos vídeos?
  3. O que você geralmente faz quando viaja?
  4. Você gostaria de realizar alguma experiência das apresentadas nos vídeos? Quais? Por quê?   

Finalizando esta etapa da aula, o professor deverá ouvir as opiniões dos alunos que se sentirem à vontade para se manifestar, estimulando o levantamento de hipóteses acerca do tema viagens.   

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades da Motivação, o professor proporá que os grupos (duplas ou trios) reflitam e conversem (em Inglês ou em Português) sobre o tema viagens, a partir das questões norteadoras propostas no Recurso (Fig. 2), que poderão ser entregues impressas à cada grupo (dupla ou trio) na forma de folha de atividade ou exibidas em transparência para a sala toda:   

RECURSO

Questões para debate sobre o tema viagens   

  1. If you could travel anywhere in the world, where would you go? Why? What would you do there?  - Se você pudesse viajar para qualquer lugar do mundo, para onde você iria? Por quê? O que você faria lá?
  2. Do you like traveling around and staying in different places? Explain your reasons. – Você gosta de viajar e ficar em lugares diferentes? Explique.
  3. Is it important to visit other countries? – É importante visitar outros países?
  4. How important is it to find out about the culture and customs of the country you’re going to? – Até que ponto é importante aprender sobre os costumes e sobre a cultura do país onde você vai?

Questões adaptadas de: http://www.tefl.net/esl-lesson-plans/TP_Tourism-and-Holidays.pdf 

Acesso em: 10 de junho de 2010.

    

Figura 2 – Imagem do Recurso   

Com base nas discussões em grupo, ao final deste momento, os alunos apresentarão oralmente suas visões sobre o tema viagens. Para tanto, o professor, para conduzir os debates em aula aberta, numerará os grupos aleatoriamente e em seguida sorteará (colocando os números em um saquinho) um número para que o grupo correspondente compartilhe com a turma as respostas dadas a uma das perguntas propostas. É importante que o professor medie a discussão em aula aberta, pois a troca de opiniões entre os grupos, de forma a favorecer a ampliação dos conhecimentos sobre o tema, deve ser estimulada.   

ATIVIDADE 2   

Dando prosseguimento, o professor neste momento proporá que os trios realizem a atividade proposta no recurso “Hotel Reservations” (Fig. 3), que corresponde a ouvir as palavras propostas, relacionadas ao tema, consultando o dicionário para encontrar uma definição, se necessário, e escrever (ou encontrar na Internet) uma frase, sob supervisão do professor, que exemplifique o uso de tais palavras em contexto. As palavras propostas são:

Types of Accommodations = tipos de acomodação 

bed and breakfast - alojamento

guesthouse – casa (de amigos, parentes, etc.)

hotel  - hotel

inn  - pousada

resort  - resort

youth hostel  - albergue da juventude

Amenities – itens/facilidades 

cable TV – TV a cabo

check in / check out  - check in / check out

connecting room  - sala de Internet

continental breakfast – café continental

handicapped facilities – facilidades para portadores de necessidades especiais

hot tub  - banheira de água quente

indoor / outdoor heated pool – piscina fechada /externa e aquecida

kitchen / kitchenette  - quitinete

microwave  - microondas

queen-size bed / king-size bed – cama queen-size /cama king-size

restaurant  - restaurante

rollaway bed  - cama extra (dobrável)

room rates – taxas do quarto

sitting area – sala de estar (“área comum do hotel”)

Expressions - expressões 

book a hotel – fazer uma reserva no hotel

call the front desk – ligar para a recepção

cancel a reservation – cancelar a reserva

make a reservation – fazer uma reserva

order room service – pedir serviço de quarto   

RECURSO

Hotel Reservations

http://www.esl-lab.com/vocab/v-hotel.htm 

Figura  3 – Imagem do Recurso

Acesso em: 10 de junho de 2010.   

Sugestão: Ao final desta etapa, os alunos ou grupos (duplas ou trios) que se sentirem à vontade apresentarão as frases que criaram (ou encontraram na Internet) em Inglês e seu correspondente significado, escrevendo-as na lousa e explicando-as. Caso seja necessário a correção das frases, o professor o fará coletivamente, solicitando que os alunos da turma digam-lhe como a frase estaria melhor elaborada, reescrevendo-a adequadamente (e explicando) na lousa.   

Finalizando este momento, os alunos deverão realizar, sob a supervisão do professor, a segunda atividade proposta no Recurso sugerido acima: II. Practice: Now, complete the sentences below with the best answer – prática: agora, complete as frases abaixo com a melhor resposta.

O objetivo da realização de tal atividade é consolidar a aprendizagem, ao fixar o vocabulário estudado, pela leitura de frases, escolhendo as palavras que melhor se adaptam a completar as lacunas, como em, por exemplo:   “1. If you're traveling on a budget and you want to meet other young people like yourself, you ought to consider staying at a _______________. A. youth hostel B. hotel C. resort”   

Neste momento, o professor deverá orientar e supervisionar as duplas, quanto a compreensão adequada das frases e conseqüente uso correto das palavras propostas. Por exemplo, a resposta da alternativa “If you're traveling on a budget and you want to meet other young people like yourself, you ought to consider staying at a _______________.” seria a letra A, youth hostel, considerando-se o significado da mesma: Se você está viajando de forma econômica, e quer encontrar outras pessoas jovens como você, deve considerar ficar em um albergue da juventude.”   

ATIVIDADE 3   

Dando prosseguimento a aula, a partir do vocabulário proposto na atividade anterior, o professor apresentará a seguinte situação:   

“When people travel, they often look for hotel accommodations that provide the amenities they need and want. Accommodations are hotels, youth hostels, inns, and campgrounds, for example. (Quando as pessoas viajam, elas frequentemente procuram por acomodações que ofereçam os itens que necessitam e querem. Acomodações podem ser hotéis, albergues da juventude, pousadas e acampamentos, por exemplo)."   

A partir da situação, o professor questionará os alunos, em aula aberta, sobre os tipos de itens e facilidades que hotéis, pousadas e etc. podem oferecer. Os grupos compartilharão suas idéias escrevendo em uma folha de papel pardo, ou cartolina os tipos de itens e facilidades que hotéis, pousadas e etc., oferecem (em Inglês e em Português) tendo como base os textos e figuras, propostos na Atividade 2.  Também poderão desenhar ou colar figuras nos cartazes.

Os cartazes produzidos deverão ser exibidos a todos em uma “poster session” (exibição de cartazes) – os pôsteres criados serão colados nas paredes da sala e que todos os alunos tenham oportunidade de circular pelo ambiente, como se estivessem em uma exposição de artes, visualizando, lendo as informações apresentadas e avaliando a criatividade dos autores  (Fig. 4).   

Figura 4 – Exposição de Cartazes

Fonte: http://www.design.cmu.edu/files/2481frybirdrohrbach_450x300aj_1.jpg  

Acesso em: 19 de agosto de 2009.   

ATIVIDADE 4   

Nesta etapa, os alunos, ainda em grupos, deverão planejar uma viagem (ao exterior). Para tanto, deverão escolher uma localidade para onde iriam e encontrar maiores informações sobre tal, em termos de acomodações, facilidades, características e localização. Sugerimos os seguintes sites para pesquisa (Fig. 5):   

RECURSO

Sites Para Pesquisa   

http://www.lonelyplanet.com/destinations (Fig. 5)  

http://www.worldtravelguide.net/

http://www.frommers.com/  

http://www.travelguide.com/ 

Figura 5 – Imagem do Site Lonelyplanet

Acesso em: 10 de junho de 2010.   

A partir das pesquisas, os grupos criarão um pôster virtual interativo escrito, preferencialmente, em Inglês, em que poderão incluir textos, imagens e sons. Tais pôsteres também são chamados de glogs, uma vez que são criados a partir da plataforma Glogster, um site que visa ser uma rede social em que as pessoas compartilhem opiniões e idéias por meio de tais pôsteres interativos (Fig.6). Redes sociais, de modo geral, podem ser entendidas como formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. (Adaptado de: http://dicionario.babylon.com/rede%20social/ Acesso em: 15 de junho de 2010.).   

RECURSO

Glogster

http://www.glogster.com/ 

Figura 6 – Imagem da Plataforma Glogster

Acesso em: 10 de junho de 2010.   

Sugerimos que o professor experimente criar um pôster virtual interativo antes do trabalho em classe com os alunos, acessando o Recurso postado abaixo:   

RECURSO

http://www.glogster.com/edit/glog/?action=glogs_create    

Ressaltamos que para a criação de seu pôster virtual interativo, os alunos deverão registrar-se gratuitamente no ambiente.   

O pôster criado deverá conter as seguintes informações:   

  1. local escolhido - place
  2. acomodações - accomodations
  3. facilidades - amenities
  4. características do local – place characteristics   

Observação: a plataforma Glogster-Edu (Fig. 7), derivada do Glogster é uma ferramenta que possui interface que oferece mecanismos para trabalhos em grupo e uma sala de aula virtual segura, privativa, confiável e monitorada, que comporta até 100 alunos. Caso o professor deseje  formar uma turma de alunos no Glogster-Edu é necessário que, primeiramente, crie sua conta em tal ambiente, clicando no ícone “edubasic – it is free – register now” e fornecendo os dados necessários, como por exemplo nome e data de nascimento.   

Para que os alunos participem da turma do referido professor, este, logado em sua área, deverá acessar “My Dashboard” e em seguida em “Add new students” à direita da tela. O sistema pedirá, então, o número de alunos que se deseja adicionar à turma, gerando as contas, que poderão ser gerenciadas pelos alunos/professor.   

Ressata-se que para a realização de tal atividade não é obrigatório a criação de uma turma, mas como o Glogster objetiva ser uma rede social, em que as pessoas podem ser adicionadas a conta pessoal como amigas, tal procedimento seria interessante por facilitar a mediação da interação on-line entre os alunos da turma.   

RECURSO

Glogster-Edu

http://edu.glogster.com/ 

Figura 7 – Imagem da Plataforma Glogster-Edu

Acesso em: 10 de junho de 2010.   

Durante a criação dos pôsteres o professor circulará pela sala, supervisionando o trabalho dos alunos.   

Observação: Caso não seja possível criar os pôsteres virtuais interativos, sugerimos que os alunos criem apresentações de slides. Para tanto, poderá ser utilizado o software Impress, que pode ser baixado gratuitamente, conforme recurso postado abaixo.   

RECURSO

Impress

http://download.openoffice.org/

ATIVIDADE 5   

Nesta etapa, os pôsteres criados serão salvos e apresentados.   

Ao clicar na opção “Save and Publish, o pôster virtual criado será salvo e logo após, em "Share Glog" uma janela com várias opções de envio direto da montagem para Redes Sociais (como, por exemplo, o Orkut) ou para um e-mail irá aparecer. Também é possível copiar o código-fonte do pôster criado e inseri-lo (embbed) em um blog da turma.   

Considerando tais opções, o professor indicará aos alunos que salvem seus pôsteres da forma que considerar mais adequada. Sugerimos a criação de um blog da turma em que os mesmos sejam inseridos, tendo em vista que, objetivo da criação do blog é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida. A criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. De forma geral, um blog combina texto, imagens e links para outros blogs ou páginas da Internet, bem como para mídias relacionadas a seu tema. A oportunidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante dos blogs. (Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog Acesso em: 27 de julho de 2009.)     

Informações sobre como criar um blog (Fig. 8) podem ser acessadas em:   

RECURSO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198 

Figura 8 – Imagem do Recurso

Acesso em: 11 de maio de 2010.   

Após os pôsteres virtuais criados serem salvos, os grupos os apresentarão oralmente para a turma toda em aula aberta, preferencialmente em Inglês.   

Ao final deste momento, o professor proporá um debate em aula aberta sobre a as informações apresentadas, tendo em vista as seguintes questões propostas na Motivação:   

  1.  Is it important to visit other countries? – É importante visitar outros países?
  2.  How important is it to find out about the culture and customs of the country you’re going to? – Até que ponto é importante aprender sobre os costumes e sobre a cultura do país onde você vai?   

Os alunos, que se sentirem à vontade, expressarão suas opiniões, e o professor incentivará a reflexão, propondo questões ou fazendo intervenções em momento oportuno.   

Desse modo, objetiva-se ampliar a visão de mundo do aluno a respeito do tema viagens para que, a partir da reflexão a respeito das características de outras localidades, diferentes da onde vivem, desenvolvam vocabulário de forma contextualizada e significativa.   

SUGESTÃO   

  1. Em colaboração com o professor de Geografia, aprofundar as pesquisas a respeito das características do local pesquisado, produzindo textos sobre o mesmo.   
  2. O professor poderá sugerir que os alunos assistam mais vídeos propostos no site do programa televisivo “50 por 1” (Fig. 9). É importante que o professor supervisione e oriente os alunos para que assistam o vídeo que desejam ao clicar com o mouse sobre o nome da localidade que desejam conhecer. Concluindo esta etapa, o professor deverá requisitar que os alunos que se sentirem à vontade, comentem em aula aberta, sobre as informações apresentadas no vídeo que assistiram, de forma geral.   

RECURSO

Videos do Programa “50 por 1”

http://www.50por1.com.br/experiencias.php

Figura 9 – Imagem do Site do Programa “50 por 1”

Acesso em: 10 de junho de 2010.     

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO

Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false 

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo e, principalmente, a compreensão e uso adequados do vocabulário relacionado a viagem, na criação das frases e dos textos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Leidi, Escola Técnica de São Bento , Maranhão - disse:
    leidyjane.sousa@hotmail.com

    04/12/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, além de fazer com que todos interagem, aula é dinâmica e gostosa de trabalhar, adorei...certamente irei trabalha-la...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.