17/06/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Nestas aulas o aluno poderá desenvolver a competência para a produção e interpretação de textos curtos escritos e orais, em Língua Inglesa, relacionados a situações de viagem. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às diferenças regionais e culturais.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
Motivação
Estando os alunos organizados em duplas ou trios no Laboratório de Informática, o professor deverá apresentar os vídeos “A noite em Kao San Road em Bangkok” e “Sushi de manhã no mercado Tsukiji, em Tókio”, postados abaixo, que mostram as experiências de viagens de Álvaro Garnero, exibidas no programa “50 por 1”. (Fig. 1):
RECURSO
A noite em Kao San Road em Bangkok
http://www.50por1.com.br/experiencias_det.php?codeps=Mjg=
Sushi de manhã no mercado Tsukiji, em Tókio
http://www.50por1.com.br/experiencias_det.php?codeps=MTA=
Figura 1 – Imagem do Vídeo “A noite em Kao San Road em Bangkok”
Acesso em: 15 de junho de 2010.
Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar os vídeos em DVD e apresentá-los aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após a apresentação dos vídeos, o professor deverá promover uma discussão sobre estes em aula aberta, conforme roteiro abaixo.
RECURSO
Roteiro de Discussão
Finalizando esta etapa da aula, o professor deverá ouvir as opiniões dos alunos que se sentirem à vontade para se manifestar, estimulando o levantamento de hipóteses acerca do tema viagens.
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades da Motivação, o professor proporá que os grupos (duplas ou trios) reflitam e conversem (em Inglês ou em Português) sobre o tema viagens, a partir das questões norteadoras propostas no Recurso (Fig. 2), que poderão ser entregues impressas à cada grupo (dupla ou trio) na forma de folha de atividade ou exibidas em transparência para a sala toda:
RECURSO
Questões para debate sobre o tema viagens
Questões adaptadas de: http://www.tefl.net/esl-lesson-plans/TP_Tourism-and-Holidays.pdf
Acesso em: 10 de junho de 2010.
Figura 2 – Imagem do Recurso
Com base nas discussões em grupo, ao final deste momento, os alunos apresentarão oralmente suas visões sobre o tema viagens. Para tanto, o professor, para conduzir os debates em aula aberta, numerará os grupos aleatoriamente e em seguida sorteará (colocando os números em um saquinho) um número para que o grupo correspondente compartilhe com a turma as respostas dadas a uma das perguntas propostas. É importante que o professor medie a discussão em aula aberta, pois a troca de opiniões entre os grupos, de forma a favorecer a ampliação dos conhecimentos sobre o tema, deve ser estimulada.
ATIVIDADE 2
Dando prosseguimento, o professor neste momento proporá que os trios realizem a atividade proposta no recurso “Hotel Reservations” (Fig. 3), que corresponde a ouvir as palavras propostas, relacionadas ao tema, consultando o dicionário para encontrar uma definição, se necessário, e escrever (ou encontrar na Internet) uma frase, sob supervisão do professor, que exemplifique o uso de tais palavras em contexto. As palavras propostas são:
Types of Accommodations = tipos de acomodação
bed and breakfast - alojamento
guesthouse – casa (de amigos, parentes, etc.)
hotel - hotel
inn - pousada
resort - resort
youth hostel - albergue da juventude
Amenities – itens/facilidades
cable TV – TV a cabo
check in / check out - check in / check out
connecting room - sala de Internet
continental breakfast – café continental
handicapped facilities – facilidades para portadores de necessidades especiais
hot tub - banheira de água quente
indoor / outdoor heated pool – piscina fechada /externa e aquecida
kitchen / kitchenette - quitinete
microwave - microondas
queen-size bed / king-size bed – cama queen-size /cama king-size
restaurant - restaurante
rollaway bed - cama extra (dobrável)
room rates – taxas do quarto
sitting area – sala de estar (“área comum do hotel”)
Expressions - expressões
book a hotel – fazer uma reserva no hotel
call the front desk – ligar para a recepção
cancel a reservation – cancelar a reserva
make a reservation – fazer uma reserva
order room service – pedir serviço de quarto
RECURSO
Hotel Reservations
http://www.esl-lab.com/vocab/v-hotel.htm
Figura 3 – Imagem do Recurso
Acesso em: 10 de junho de 2010.
Sugestão: Ao final desta etapa, os alunos ou grupos (duplas ou trios) que se sentirem à vontade apresentarão as frases que criaram (ou encontraram na Internet) em Inglês e seu correspondente significado, escrevendo-as na lousa e explicando-as. Caso seja necessário a correção das frases, o professor o fará coletivamente, solicitando que os alunos da turma digam-lhe como a frase estaria melhor elaborada, reescrevendo-a adequadamente (e explicando) na lousa.
Finalizando este momento, os alunos deverão realizar, sob a supervisão do professor, a segunda atividade proposta no Recurso sugerido acima: II. Practice: Now, complete the sentences below with the best answer – prática: agora, complete as frases abaixo com a melhor resposta.
O objetivo da realização de tal atividade é consolidar a aprendizagem, ao fixar o vocabulário estudado, pela leitura de frases, escolhendo as palavras que melhor se adaptam a completar as lacunas, como em, por exemplo: “1. If you're traveling on a budget and you want to meet other young people like yourself, you ought to consider staying at a _______________. A. youth hostel B. hotel C. resort”
Neste momento, o professor deverá orientar e supervisionar as duplas, quanto a compreensão adequada das frases e conseqüente uso correto das palavras propostas. Por exemplo, a resposta da alternativa “If you're traveling on a budget and you want to meet other young people like yourself, you ought to consider staying at a _______________.” seria a letra A, youth hostel, considerando-se o significado da mesma: Se você está viajando de forma econômica, e quer encontrar outras pessoas jovens como você, deve considerar ficar em um albergue da juventude.”
ATIVIDADE 3
Dando prosseguimento a aula, a partir do vocabulário proposto na atividade anterior, o professor apresentará a seguinte situação:
“When people travel, they often look for hotel accommodations that provide the amenities they need and want. Accommodations are hotels, youth hostels, inns, and campgrounds, for example. (Quando as pessoas viajam, elas frequentemente procuram por acomodações que ofereçam os itens que necessitam e querem. Acomodações podem ser hotéis, albergues da juventude, pousadas e acampamentos, por exemplo)."
A partir da situação, o professor questionará os alunos, em aula aberta, sobre os tipos de itens e facilidades que hotéis, pousadas e etc. podem oferecer. Os grupos compartilharão suas idéias escrevendo em uma folha de papel pardo, ou cartolina os tipos de itens e facilidades que hotéis, pousadas e etc., oferecem (em Inglês e em Português) tendo como base os textos e figuras, propostos na Atividade 2. Também poderão desenhar ou colar figuras nos cartazes.
Os cartazes produzidos deverão ser exibidos a todos em uma “poster session” (exibição de cartazes) – os pôsteres criados serão colados nas paredes da sala e que todos os alunos tenham oportunidade de circular pelo ambiente, como se estivessem em uma exposição de artes, visualizando, lendo as informações apresentadas e avaliando a criatividade dos autores (Fig. 4).
Figura 4 – Exposição de Cartazes
Fonte: http://www.design.cmu.edu/files/2481frybirdrohrbach_450x300aj_1.jpg
Acesso em: 19 de agosto de 2009.
ATIVIDADE 4
Nesta etapa, os alunos, ainda em grupos, deverão planejar uma viagem (ao exterior). Para tanto, deverão escolher uma localidade para onde iriam e encontrar maiores informações sobre tal, em termos de acomodações, facilidades, características e localização. Sugerimos os seguintes sites para pesquisa (Fig. 5):
RECURSO
Sites Para Pesquisa
http://www.lonelyplanet.com/destinations (Fig. 5)
http://www.worldtravelguide.net/
Figura 5 – Imagem do Site Lonelyplanet
Acesso em: 10 de junho de 2010.
A partir das pesquisas, os grupos criarão um pôster virtual interativo escrito, preferencialmente, em Inglês, em que poderão incluir textos, imagens e sons. Tais pôsteres também são chamados de glogs, uma vez que são criados a partir da plataforma Glogster, um site que visa ser uma rede social em que as pessoas compartilhem opiniões e idéias por meio de tais pôsteres interativos (Fig.6). Redes sociais, de modo geral, podem ser entendidas como formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. (Adaptado de: http://dicionario.babylon.com/rede%20social/ Acesso em: 15 de junho de 2010.).
RECURSO
Glogster
Figura 6 – Imagem da Plataforma Glogster
Acesso em: 10 de junho de 2010.
Sugerimos que o professor experimente criar um pôster virtual interativo antes do trabalho em classe com os alunos, acessando o Recurso postado abaixo:
RECURSO
http://www.glogster.com/edit/glog/?action=glogs_create
Ressaltamos que para a criação de seu pôster virtual interativo, os alunos deverão registrar-se gratuitamente no ambiente.
O pôster criado deverá conter as seguintes informações:
Observação: a plataforma Glogster-Edu (Fig. 7), derivada do Glogster é uma ferramenta que possui interface que oferece mecanismos para trabalhos em grupo e uma sala de aula virtual segura, privativa, confiável e monitorada, que comporta até 100 alunos. Caso o professor deseje formar uma turma de alunos no Glogster-Edu é necessário que, primeiramente, crie sua conta em tal ambiente, clicando no ícone “edubasic – it is free – register now” e fornecendo os dados necessários, como por exemplo nome e data de nascimento.
Para que os alunos participem da turma do referido professor, este, logado em sua área, deverá acessar “My Dashboard” e em seguida em “Add new students” à direita da tela. O sistema pedirá, então, o número de alunos que se deseja adicionar à turma, gerando as contas, que poderão ser gerenciadas pelos alunos/professor.
Ressata-se que para a realização de tal atividade não é obrigatório a criação de uma turma, mas como o Glogster objetiva ser uma rede social, em que as pessoas podem ser adicionadas a conta pessoal como amigas, tal procedimento seria interessante por facilitar a mediação da interação on-line entre os alunos da turma.
RECURSO
Glogster-Edu
Figura 7 – Imagem da Plataforma Glogster-Edu
Acesso em: 10 de junho de 2010.
Durante a criação dos pôsteres o professor circulará pela sala, supervisionando o trabalho dos alunos.
Observação: Caso não seja possível criar os pôsteres virtuais interativos, sugerimos que os alunos criem apresentações de slides. Para tanto, poderá ser utilizado o software Impress, que pode ser baixado gratuitamente, conforme recurso postado abaixo.
RECURSO
Impress
http://download.openoffice.org/
Nesta etapa, os pôsteres criados serão salvos e apresentados.
Ao clicar na opção “Save and Publish, o pôster virtual criado será salvo e logo após, em "Share Glog" uma janela com várias opções de envio direto da montagem para Redes Sociais (como, por exemplo, o Orkut) ou para um e-mail irá aparecer. Também é possível copiar o código-fonte do pôster criado e inseri-lo (embbed) em um blog da turma.
Considerando tais opções, o professor indicará aos alunos que salvem seus pôsteres da forma que considerar mais adequada. Sugerimos a criação de um blog da turma em que os mesmos sejam inseridos, tendo em vista que, objetivo da criação do blog é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida. A criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. De forma geral, um blog combina texto, imagens e links para outros blogs ou páginas da Internet, bem como para mídias relacionadas a seu tema. A oportunidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante dos blogs. (Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog Acesso em: 27 de julho de 2009.)
Informações sobre como criar um blog (Fig. 8) podem ser acessadas em:
RECURSO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 8 – Imagem do Recurso
Acesso em: 11 de maio de 2010.
Após os pôsteres virtuais criados serem salvos, os grupos os apresentarão oralmente para a turma toda em aula aberta, preferencialmente em Inglês.
Ao final deste momento, o professor proporá um debate em aula aberta sobre a as informações apresentadas, tendo em vista as seguintes questões propostas na Motivação:
Os alunos, que se sentirem à vontade, expressarão suas opiniões, e o professor incentivará a reflexão, propondo questões ou fazendo intervenções em momento oportuno.
Desse modo, objetiva-se ampliar a visão de mundo do aluno a respeito do tema viagens para que, a partir da reflexão a respeito das características de outras localidades, diferentes da onde vivem, desenvolvam vocabulário de forma contextualizada e significativa.
SUGESTÃO
RECURSO
Videos do Programa “50 por 1”
http://www.50por1.com.br/experiencias.php
Figura 9 – Imagem do Site do Programa “50 por 1”
Acesso em: 10 de junho de 2010.
Dicionário português-inglês
RECURSO
Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo e, principalmente, a compreensão e uso adequados do vocabulário relacionado a viagem, na criação das frases e dos textos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/12/2011
Cinco estrelasAdorei a aula, além de fazer com que todos interagem, aula é dinâmica e gostosa de trabalhar, adorei...certamente irei trabalha-la...